Influencer digital: conheça alternativas mais rentáveis para PMEs

Um influencer sai caro. Por isso, mostramos aqui estratégias para garantir que as pessoas falem bem da sua empresa nas redes sem grandes investimentos.

21/12/2018 às 9:00

Certamente você já ouviu falar de algum influencer digital. São pessoas que têm muitos seguidores nas redes sociais e falam sobre assuntos variados, desde dicas de turismo a esquetes de comédia. Esses profissionais têm sido bastante sondados por empresas para postarem conteúdos chamados de publieditoriais. Ou seja, as marcas pagam e essas personalidades da internet falam sobre determinado produto.

Segundo um estudo feito pela plataforma de comunicação SocialChorus, as campanhas com os influencers digitais costumam ter um engajamento 16 vezes maior se comparadas a formatos mais tradicionais de publicidade. Porém, essas ações custam caro. E o valor varia bastante de acordo o influenciado, que leva em conta o número de seguidores como parâmetro na hora de estabelecer seu preço.

De acordo com o estudo The State of Influencer Marketing 2017, o preço é medido por fã. Cada um vale, em média R$ 0,04. Então, basta fazer as contas.

Como usar influencer?

Campanhas feitas com influencers digitais, sobretudo de moda, costumam sair caro para pequenas e médias empresas.

Para pequenas e médias empresas, sai caro contratar um influencer com uma base muito grande de seguidores. Por isso, tem crescido um movimento interessante: contratar pessoas comuns para falar sobre os produtos ou serviços em seus perfis. Nos Estados Unidos, por exemplo, isso acontece com mais frequência. Veja como funciona!

Sai o influencer, entra o usuário comum

De acordo com o site The Atlantic, algumas startups norte-americanas, como Jane Cosmetics e Boogzel Apparel, decidiram contratar adolescentes para divulgar seus produtos. E a estratégia tem dado certo. O investimento é baixo: de 5 a 20 dólares por publicação (o equivalente a R$ 20 e R$ 100, respectivamente). Obviamente o alcance é mais baixo do que a ação feita com influenciadores. Porém, na proporção é uma estratégia que vale a pena.

Como usar influencer?

Empresas começaram a pagar para jovens comuns postarem sobre seus produtos nas redes sociais, sobretudo no Instagram.

Se uma pessoa for impactada e comprar algo com o valor superior ao pago pelo post, a empresa já ganhou o retorno do seu investimento. Geralmente, essas companhias fazem pesquisas pelas redes sociais usando hashtags que têm relação direta com o público que desejam atingir. Assim, conseguem encontrar os perfis mais adequados.

No universo empresarial, essa estratégia tem um nome: marketing de influência. Ou seja, as pessoas são impactadas por alguém que elas conhecem, admiram ou respeitam a opinião. E dá para fazer isso sem envolver custos adicionais. Veja como!

Convença as pessoas a falarem bem da sua empresa

Ter um bom relacionamento com clientes e parceiros é fundamental na estratégia de marketing espontâneo. No caso dos consumidores, faça ações simples e eficazes. Um exemplo: dê um presente no dia do aniversário da pessoa que mais compra no seu site. Certamente, ela ficará lisonjeada com a homenagem e fará um post de agradecimento no Instagram ou no Facebook. Assim, seus seguidores serão impactados.

Como usar influencer?

Crie um bom relacionamento com os seus clientes, com ações especiais e mimos.

Para quem tem cafés ou outros estabelecimentos do gênero dá para oferecer uma sobremesa gratuita no aniversário ou em alguma data especial dos seus clientes, por exemplo. Isso também estimulará a divulgação espontânea.

Além disso, aproveite ocasiões especiais, como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, entre outras datas comemorativas. Pense em mimos para quem é mais fiel. Há grandes chances de agradecerem via internet. E ponto para você, pois mais pessoas conhecerão a sua empresa.

Bom atendimento é essencial

De nada adianta fazer muitas ações especiais se o atendimento deixa a desejar. Por isso, é importante se relacionar bem com os consumidores, ter agilidade para resolver problemas e dar o suporte necessário em todas as etapas da compra. Aliás, fizemos uma matéria especial exatamente sobre isso, com dicas para tornar o atendimento mais eficiente (clique aqui para ler).

Como usar influencer?

Atender bem os clientes é fundamental man estratégia de marketing espontâneo.

Ser rude com o cliente ou então deixá-lo esperando só prejudica a sua estratégia de marketing espontâneo. Ou seja, o contrário pode acontecer: há chances reais de ele publicar posts negativos, que sujam a imagem do seu negócio.

Por isso, redobre a atenção em relação ao serviço prestado, instrua as pessoas responsáveis e meça o grau de satisfação dos seus clientes para ver se você está no caminho certo.

Coloque a criatividade em cena

Ser criativo chama atenção. E faz as pessoas falarem da empresa espontaneamente. Aliás, há muitos casos recentes de companhias que ganharam destaque por ações de marketing inusitadas e inovadoras. Isso não significa que você precisa investir rios de dinheiro com peças publicitárias e anúncios.

Basta avaliar o seu nicho e identificar as oportunidades que possam ser aproveitadas de uma maneira simples, sem muito investimento. Vamos te dar alguns exemplos. O Cemitério Jardim da Ressurreição é uma prova de que é possível, com criatividade, alcançar muita gente gastando nada ou muito pouco nas redes sociais.

Com uma linguagem divertida e pitadas de sacarmo, o cemitério já alcançou a marca de 161 mil seguidores no Facebook e 15,9 mil no Instagram. Aliás, seus posts são comentados e compartilhados com bastante frequência. O mérito está no fato do estabelecimento saber fazer piadas sobre o serviço que oferece. Veja o exemplo de um post:

Outra página que ganhou bastante notoriedade pela criatividade é a Prefeitura de Curitiba, hoje com 910 mil seguidores no Facebook. Aqui, o diferencial das ações sempre foi a linguagem. Os responsáveis pelo marketing falam com o público de um jeito informal, o que aproxima as duas pontas. Além disso, respondem a todos os comentários com GIFs divertidos. Esse tipo de abordagem costuma ter bom impacto no meio digital.

Marque presença nas redes sociais

De nada adianta fazer tudo isso se você não estiver presente nas redes sociais. Afinal, como que as pessoas vão marcar a empresa nos posts e, assim, levar mais seguidores para sua página? Por isso, é importante criar e manter todas as plataformas  alimentadas com frequência.

Como usar influencer?

Crie e alimente seus perfis nas redes sociais.

O Instagram, por exemplo, é bastante recomendado por estar em alta. É uma rede social indicada para produtos e serviços por ser mais visual. Assim, você pode valorizar os itens que oferece e ainda usar as hashtags adequadas para alcançar mais pessoas.

O Facebook, por sua vez, também é importante por ser uma rede consolidada, apesar de não ocupar mais a preferência do público. No entanto, é importante estar ali para estimular que as pessoas te marquem nos posts e ampliem as mensagens desejadas.

E já que  atendimento é tão importante para uma boa estratégia de marketing, veja aqui como usar outra rede social, o WhatsApp, para garantir um bom relacionamento com os clientes. E continue conosco por aqui no Blog Vivo Empresas!

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