10 dicas para desenvolver as habilidades interpessoais da equipe

Saiba como deve ser a postura de um bom gestor para desenvolver as habilidades interpessoais do time de colaboradores!

18/01/2019 às 9:00

Você já ouviu falar em soft skills? São as habilidades interpessoais de um profissional. Ou seja, a maneira como ele se relaciona com as pessoas e com todo o universo ao redor. Essas características, que se aprimoram com a maturidade, são hoje muito valorizadas no ambiente corporativo, muitas vezes mais do que certificados e diplomas presentes no currículo. Isso porque elas são capazes de influenciar diretamente na produtividade.

Veja como estimular as habilidades interpessoais da equipe.

É papel do gestor estimular o desenvolvimento das habilidades interpessoais da equipe.

Pense bem: um colaborador que sabe se relacionar, respeita as opiniões e dá boas ideias pode contribuir bastante para a evolução de um projeto, por exemplo. Daí a importância de formar um time com essas características e estimular o desenvolvimento delas no dia a dia. E é papel do gestor incentivar que isso aconteça. Como? Te damos 10 dicas para seguir.

Como estimular habilidades interpessoais?

10 – Identifique a habilidade de cada um

Um bom gestor deve identificar o que cada profissional tem de melhor e ressaltar isso. Faça isso observando como cada um se comporta no dia a dia e quais são as habilidades que cada um já tem e estão bem desenvolvidas e as que ainda precisam ser aprimoradas. Isso é essencial para potencializar as habilidades de cada um.

Veja como estimular as habilidades interpessoais da equipe.

Veja o que cada um faz de melhor e deixe isso bem claro.

9 – Seja aberto

Uma das principais habilidades interpessoais é a comunicação. Por isso, um bom gestor deve deixar um canal aberto para que a sua equipe se sinta à vontade para falar o que pensa. É daí que vêm as boas ideias, a capacidade de resolução de problemas e o senso de coletividade. Todas essas características são essenciais para o bom andamento dos projetos.

Uma boa dica para estimular as habilidades comunicacionais é promover pequenas palestras ministradas por pessoas do próprio time. Exemplo: escolha um membro da sua equipe para falar sobre um assunto que ele domina. Pode ser uma conversa rápida, de cerca de 40 minutos.

Veja como estimular as habilidades interpessoais da equipe.

Converse com a sua equipe sempre para estimular a habilidade comunicacional.

O livre acesso ao gestor estimula que as pessoas falem. E falar implica em desenvolver a habilidade de se comunicar, fundamental no ambiente corporativo. Ou seja, você tem um papel decisivo nesse processo.

8- Estimule a cooperação dentro da equipe

Outra habilidade interpessoal muito importante é a generosidade dentro da equipe. É preciso dividir conhecimento e também energia profissional com todos os membros do time. Isso faz com que o trabalho flua melhor. Essa postura inicial, como sempre, deve partir do gestor. Então, mostre como é importante que todos trabalhem integrados. Mas, como fazer isso?

Veja como estimular as habilidades interpessoais da equipe.

A habilidade de cooperação é essencial dentro de uma time.

Ofereça ajuda para quem está com dificuldades de finalizar uma tarefa, por exemplo. Se coloque à disposição para ensinar algo ou então contribuir em alguma etapa. O “fazer junto” é essencial dentro de um time.

7 – Seja proativo

A generosidade mencionada acima implica em outra habilidade interpessoal: a proatividade. Um bom profissional deve estar sempre apto a colaborar com a equipe, com um projeto e com a empresa em geral. Se você, gestor, tiver esse perfil, é certo que todos os outros membros do time sejam estimulados a fazer o mesmo.

6 – Integre as áreas

Ninguém faz nada sozinho. Por isso, é imprescindível que as áreas trabalhem integradas. E o mais importante dessa história: desenvolver no time duas habilidades essenciais: respeito ao trabalho do próximo e aptidões para atuar em equipe.

Se o seu time for do marketing, por exemplo, é essencial que todos conheçam e se relacionem bem com outras áreas, como vendas. Uma boa saída para garantir isso é apostar em um escritório integrado, sem muitas barreiras físicas. Assim, todos podem se ver e se relacionar de um jeito natural.

Promova também almoços de confraternização e, sempre que puder, adote a estratégia dos workshops entre as equipes. Por exemplo: convide os responsáveis pela TI para falar sobre a importância do trabalho deles dentro da companhia. É uma boa maneira de ver como os times funcionam e o peso deles dentro do ambiente de trabalho.

Veja como estimular as habilidades interpessoais da equipe.

Promova atividades para integrar as áreas.

5 – Dê sempre retorno

O famoso feedback é essencial para o desenvolvimento das habilidades interpessoais. Um bom gestor deve falar o que os seus funcionários estão fazendo de certo e errado. Afinal, é importante corrigir os erros no meio do caminho e também enaltecer o que está sendo feito corretamente.

Faça conversas, mostre que você está de olho e que quer o melhor de cada um da equipe. Isso é fundamental para te aproximar do time e, pode ter certeza, esse tipo de retorno irá contribuir muito para o desenvolvimento profissional de cada um. Aliás, essa habilidade interpessoal tem o nome de empatia.

4 – Incentive o autoconhecimento

Além de estimular que os colaboradores olhem para o todo, o gestor deve ressaltar a importância do autoconhecimento. Afinal, os colaboradores devem ser incentivados a fazer uma avaliação interna constantemente. Assim, conseguirão corrigir possíveis erros, evoluir e buscar soluções. Eles se sentirão constantemente desafiados, o que é essencial para o crescimento profissional.

Veja como estimular as habilidades interpessoais da equipe.

O autoconhecimento é uma das habilidades interpessoais mais importantes.

3 – Tenha uma visão geral da equipe

É o que se chama de visão sistêmica. Olhar a equipe e o andamento dos projetos de um jeito macro é essencial para identificar se o trabalho está no melhor caminho. Assim, você estará apto a tomar as melhores decisões e ainda estimula o time a fazer mesmo.

Isso se chama consciência coletiva, uma das habilidades interpessoais mais requisitadas atualmente no universo profissional. No entanto, tudo deve começar com você.

2 – Ética acima de tudo

Seja ético nas suas decisões e no andamento dos projetos. Um gestor com esse perfil estimula que toda a equipe faça o mesmo. É importante mostrar que você tem senso de justiça e que está ali para auxiliar sempre que for preciso. Assim, o time fica mais unido e deposita uma confiança maior no líder.

Veja como estimular as habilidades interpessoais da equipe.

Seja ético e transparente ao mesmo tempo.

E lembre-se: se você for uma boa inspiração para os colaboradores, certamente todos irão desenvolver essa habilidade interpessoal no dia a dia de trabalho.

1 –  Controle das emoções

Lidar com pessoas não é fácil, pois cada um tem um perfil diferente. Por isso, é essencial lidar bem com as emoções no dia a dia para evitar que as habilidades mencionadas sejam prejudicadas.

Seja firme, nunca impositivo. Comemore resultados sempre que necessário. Mostre para a equipe que você se preocupa e respeita cada um. O resultado? Time unido, habilidades interpessoais cada vez mais desenvolvidas e produtividade lá no alto.

Veja como estimular as habilidades interpessoais da equipe.

Comemore sempre os resultados e estimule o controle emocional.

E aí, o que a achou das dicas? Com certeza o gestor tem um papel decisivo no crescimento de cada profissional. Aliás, sabia que a tecnologia pode ajudar bastante nesse processo? Conheça aqui algumas das principais ferramentas de colaboração disponíveis no mercado e como elas podem contribuir para a produtividade da equipe. E, antes de ir, dê uma passeada pelo Blog Vivo Empresas para ter acesso a mais conteúdos como este!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio