gTLD: saiba o que é e entenda qual é a diferença entre os domínios .com e .org

Para começar um negócio online ou expandir sua operação para o mundo virtual, precisa definir o sufixo “.com, .net, .org”. Conheça todos os domínios gTLD.

30/11/2018 às 10:35

“.com, .net, .org”. Se você está começando um negócio online ou está expandindo a sua operação para o mundo virtual, definir qual será o sufixo pode ser vital para a sua página. Para isso, é importante conhecer o que são os domínios gTLD.

O que são domínios gTLD

As extensões .com, .net, .org e outros sufixos para páginas de internet pertencem aos chamados domínios de alto nível (top level domains ou TLDs, em inglês). Dentre as múltiplas possibilidades, os mais conhecidos e utilizádos são os gTLDs, domínios genéricos de alto nível gerenciados pela autoridade mundial da Internet (IANA/ICANN).

Conheça todos os domínios gTLD.

Escolha do sufixo do domínio é parte importante do planejamento de um negócio online.

Originalmente, os múltiplos domínios gTLDs foram criados para serem utilizados com propósitos diferentes. O domínio .com, por exemplo, tinha o objetivo de ser utilizado para websites comerciais. O domínio .net para páginas relacionadas a provedores de internet e .org por organizações não-governamentais sem fins lucrativos.

Saiba como fazer o registro de domínio na internet

No entanto, qualquer um pode registrar esses domínios gTLDs, precisando pagar apenas uma taxa anual. Com isso, a distinção praticamente perdeu o sentido, uma vez que qualquer negócio pode abrir um domínio .com, .net ou .org. No entanto, algumas organizações não governamentais ainda preferem utilizar o .org para serem identificadas mais facilmente.

Há ainda uma variedade de domínios de gTLD que foram adicionados posteriormente e ainda estão disponíveis para qualquer tipo de finalidade, como .biz e .info.

TLDs fechados

Em contraste com os domínios acima, que são disponíveis para qualquer pessoa ou empresa, existem outros complementos que são estão disponíveis para registros apenas quando o proprietário preenche certas qualificações, são os chamados TLDs fechados.

Originalmente, os perfis fechados eram .gov, destinado para entidades governamentais, .edu, para instituições de ensino, e .mil, para atividades militares. Posteriormente, foram criados vários complementos voltados para atividades comerciais específicas. Por exemplo, apenas companhias aéreas podem utilizar o sufixo .aero.

TLDs específicos por país

Outro tipo de domínio são os ccTLDs (Country Code Top Level Domains), complementos de alto nível relacionados a países específicos. Por exemplo, o final .uk refere-se ao Reino Unido, o complemento .fr à França, etc.

Grande parte dos ccTLDs são restritos apenas a moradores e negócios locais e podem até exigir uma prova de residência no país. Outros, no entanto, não possuem restrições e podem ser adquiridos por habitantes de qualquer localidade. Por exemplo, o popular complemento .ly, utilizado pelo encurtador de URL bit.ly, é um ccTLD da Líbia, mas pode ser registrado por qualquer pessoa.

Qual domínio escolher

Se você está abrindo um negócio, o ideal é que você escolha um domínio gTLD, uma vez que estes são os complementos mais populares e reconhecíveis, e não trarão nenhum prejuízo em termos de credibilidade para a sua página.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
e-commerceInternet
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio