Google Shopping Actions: saiba como ampliar as vendas

A plataforma chega em breve ao mercado brasileiro e promete representar mais uma opção sólida para a venda de produtos e serviços. Entenda como funciona!

19/04/2019 às 9:00

Quem nunca fez uma compra pela internet? Com apenas um clique, é possível ter acesso a uma infinidade de produtos e serviços (basta usar o computador, o smartphone ou o tablet). E muito em breve, além das já conhecidas opções disponíveis no mercado, como a Amazon e o Mercado Livre, teremos mais uma: o Google Shopping. Trata-se de uma nova plataforma que promete ser mais um canal relevante para o universo empresarial.

Se você já procurou um produto no Google, deve ter reparado que na parte superior da tela aparecem resultados relacionados à busca e ao preço, em diferentes lojas online. O Google Shopping Actions vem justamente para facilitar ainda mais essa busca.

Inclusive, a plataforma terá o papel de se aliar a uma experiência de compra orgânica e simples. Ou seja, em vez de ser direcionado para outros sites, o consumidor consegue fazer a compra diretamente pelo Google. Basta selecionar a opção Google Express e realizar o checkout ali mesmo. Simples e rápido, não? Assim, todos os trâmites referentes ao pagamento são resolvidos pelo Google – a empresa fica responsável apenas pela logística.

Google Shopping Actions vem como uma opção para movimentar as vendas online.
Google Shopping Actions vem como uma opção para movimentar as vendas online.

A plataforma da gigante da tecnologia deve ser lançada oficialmente no mercado francês ainda em 2019, onde já está em fase de testes. Considerado o sexto maior mercado do mundo, trata-se então de uma porta de entrada bastante importante para a expansão. Aliás, o objetivo é alcançar mercados maiores, até atingir os Estados Unidos. Inclusive, essa nova versão de e-commerce já está em fase de testes em território francês. Mas o que ela promete?

O Google Shopping deverá ser mais uma opção para os varejistas que já atuam em outras plataformas via marketplace.Uma das suas principais vantagens, inclusive, é a segurança. Todas as ações feitas na plataforma são criptografadas e os pagamentos acontecem via Google Pay, método de pagamento do Google.

Além disso, o que promete atrair muitos empresários é o lucro. Isso porque, de acordo com a empresa, a comissão deve ser menor do que a de seu principal concorrente, a Amazon.

Google Shopping, uma plataforma de compras, é o mais novo serviço empresarial do segmento.
O Google Shopping chega em breve ao Brasil.

Diferenciais do Google Shopping

O empresário tem um papel bastante importante no sentido de assegurar sucesso nas vendas por meio da plataforma. Dessa forma, é importante fazer boas fotos (que valorizem o produto) e caprichar nas descrições.

Isso é muito importante para atender à expectativa do cliente. Inclusive, enquanto o Google Shopping Actions não é lançado oficialmente, você já pode ir desenvolvendo esse planejamento. Pense em quais produtos deseja anunciar e faça uma produção bem estruturada, tanto de fotos quanto de conteúdo.

Em relação aos setores, o Google não fará restrições. Provavelmente companhias de todas as áreas poderão usar a plataforma, desde artigos de higiene até brinquedos. Assim, você consegue expandir o alcance e a conversão de vendas.

Aliás, o consumidor também ganha. Isso porque ele tem a facilidade de combinar produtos de diferentes vendedores em uma só compra e pagar tudo de uma só vez. E com o selo “Google” de segurança. Tal característica também é positiva para a empresa, que passa a oferecer uma opção de compra mais simplificada.

Google Shopping permitirá produtos das mais diversas categorias.
O Google não deve fazer restrições aos tipos de produtos comercializados.

Como participar do Google Shopping?

A novidade ainda não tem data prevista para chegar ao Brasil, mas já promete aumentar a concorrência no cenário nacional. Além disso, também irá gerar mais uma opção de negócios para as empresas. Portanto, é muito importante estar preparado para a novidade. Uma boa dica é começar a apostar nas opções que já estão disponíveis por aqui.

Para dar início às vendas no Google Shopping (na versão atual), o comerciante deverá estar inscrito no Google Merchant Center. É um serviço pago, porém bastante simples de utilizar. Dessa forma, o vendedor poderá colocar os produtos que estão disponíveis no seu inventário. A partir daí, os itens começam a aparecer para milhares de compradores nas buscas do Google. E em toda internet!

Assim, você começa a atingir um público bastante específico. Ou seja, seu produto será exibido para quem já tem algum tipo de interesse por ele. Dessa forma, as chances de vender aumentam. E o melhor: com um custo de conversão mais baixo.

Mas atenção: esse tipo de inserção é bem diferente do Google Adwords, outra modalidade de anúncio oferecida pela multinacional. Inclusive, clique aqui para entender as diferenças.

Plataformas de venda do Google são uma ótima opção para converter vendas.
Para utilizar a ferramenta é preciso se inscrever no Google Merchant Center.

Novidades em breve

Assim que a novidade sair do território francês e ganhar o mundo, será possível ver como funcionará a questão dos pagamentos. E de quais maneiras o Google Shopping pretende competir com a Amazon, que é a líder atualmente. Aliás, a expectativa é alta justamente pelo fato de o Google já ter diversas ferramentas que facilitam as vendas, como buscas por voz e segurança garantida.

Vale ficar de olho para não perder nenhuma notícia dessa nova ferramenta que promete movimentar o mercado. Sendo assim, o Google começa 2019 de olho em um novo nicho: o das vendas online. Agora só falta esta novidade desembarcar por aqui! Te avisaremos quando isso acontecer.

E aí, o que achou da boa nova? Enquanto ela ainda não está disponível por aqui, aprenda como fazer anúncios no Google Adwords e as outras opções de publicidade da Google.

Veja também como garantir que a sua empresa tenha uma presença sólida na internet. E continue conosco no Blog Vivo Empresas para ter acesso a mais conteúdos como este!

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