Gestão: é hora de profissionalizar seu negócio

Nunca se é pequeno demais para profissionalizar a gestão. Afinal, apostar no improviso só traz maus resultados. É hora de investir e melhorar a sua empresa!

08/03/2019 às 10:00

Fazer a gestão de uma empresa, independente do seu tamanho ou setor de atuação, é algo que pode incomodar o sono de qualquer empreendedor. Isso porque são diversas áreas para administrar e garantir que o melhor trabalho esteja sendo realizado em todas elas.

Assim, com a concorrência cada vez mais acirrada, é essencial investir em novos modelos de gestão. Para, desta forma, ser mais eficiente, se destacar e buscar resultados melhores. Esses novos modelos podem ser alcançados por meio da tecnologia. Nesse caso, ela pode e deve ser sua aliada para tornar a gestão do negócio muito mais profissional e eficiente.

gestão: melhore a sua.

Profissionalizar a gestão é importante para qualquer empresa.

O que é profissionalizar a gestão de um negócio?

Quando falamos em profissionalizar, estamos nos referindo a tornar os processos mais simples e eficientes. Utilizando os recursos que a tecnologia coloca ao nosso alcance de maneira inteligente, é possível otimizar rotinas e descomplicar.

Há quem pense que trocar os documentos manuscritos, anotações e dados espalhados pelo uso de uma série de planilhas no computador é “digitalizar o negócio”. Esse pode até ser um bom primeiro passo, é mas é apenas isso.

10 Tendências de Negócio para 2019

Para realmente profissionalizar a gestão da sua empresa, o uso de sistemas e ferramentas colaborativas é a melhor alternativa. Os chamados software de gestão estão disponíveis justamente para ajudar a organizar e simplificar o trabalho em todas as áreas da empresa.  

gestão: melhore a sua.

Ninguém consegue gerir um negócio sozinho, por menor que seja.

Com os processos otimizados, equipes mais informadas, a gestão torna-se mais eficiente. E com isso, as rotinas descomplicadas  e mais bem executadas oferecem resultados melhores. A empresa pode vender mais, ser mais produtiva, reduzir seus custos. E, além disso, consegue oferecer uma experiência muito melhor para o cliente.

Gestão mais profissional para pequenas e médias empresas

Nas pequenas e médias empresas, é comum encontrar lideranças que apostam na centralização e não investem em automação. Mas para ter mais eficiência, elas precisam evitar os erros mais comuns de administração e buscar uma gestão mais enxuta e eficaz. Na verdade, tornar os processos mais simples sem perder na qualidade da orientação é um grande desafio para esses empreendimentos, que em geral têm recursos (financeiros e humanos) mais limitados.

gestão: melhore a sua.

Automatizar rotinas, sistemas e processos libera tempo para as pessoas pensarem mais no estratégico.

Agora, pense em utilizar sistemas que automatizam algumas rotinas e processos operacionais, liberando as pessoas para ações mais estratégicas. Esses mesmos sistemas proporcionam aos gestores a visibilidade de todos os números do negócio, contemplam listas de fornecedores, orçamentos, etc.

Portanto, contando com um bom sistema de gestão, podem-se manter ordenados e disponíveis todos os dados importantes sobre todos os parceiros da empresa. E assim, aperfeiçoar a atuação no mercado, a comunicação com o público, entre outros.

Como escolher a melhor ferramenta de gestão

Há diversas ferramentas e sistemas destinados a modernizar a gestão empresarial. Como software ERP (do inglês Enterprise Resource Planning, ou plano de recursos da empresa), plataformas que integram, em um único sistema, todos os processos, dados e rotinas. Assim, o ERP otimiza o tempo e ajuda a reduzir gastos, propiciando a gestão de todas as variáveis em um mesmo lugar. O mercado oferece várias opções de sistemas ERP, de diferentes fornecedores e desenvolvedores.

gestão: melhore a sua.

Existem vários software para ajudar na gestão do seu negócio!

A ferramenta escolhida será, obviamente, aquela que melhor atender as necessidades do seu negócio. Há soluções modulares, nas quais a empresa vai investindo no software na medida do que precisa. Por exemplo, instalando primeiro o módulo financeiro, depois passando para a etapa de gerência de pessoal com o módulo ligado aos recursos humanos. O que importa é a integração das áreas e recursos do negócio, de modo a simplificar sua gestão para torná-la mais prática e eficiente.

Cabe destacar que é preciso conhecer o estágio de maturidade do seu negócio antes de escolher a solução mais adequada. Ou seja, é necessário entender quais são as demandas, em que áreas há mais urgência, o que precisa ser melhorado, eliminado ou expandido.

Assim, conhecendo as necessidades reais do empreendimento, você conseguirá buscar e utilizar as soluções de gestão empresarial mais pertinentes. O resultado será uma empresa melhor conduzida, com processos mais bem azeitados e funcionando integradamente. Eficiência e, logo, bons retornos.

Agora que você sabe mais sobre a importância de profissionalizar a gestão da sua empresa, continue conosco. E entenda por que pequenos negócios precisam investir em tecnologia da informação. Aproveite também para conhecer as principais ferramentas para atendimento. E siga acompanhando o Blog Vivo Empresas, para ter sempre informações importantes para melhorar a rentabilidade da sua empresa.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio