Descubra a importância da gestão de TI para uma pequena empresa

Se engana quem pensa que gestão de TI é apenas para grandes empresas. Ela é fundamental para qualquer negócio. Saiba mais!

30/11/2018 às 10:35

Tecnologia é fundamental para a otimização de processos em qualquer empresa. A implantação de soluções modernas da Tecnologia da Informação (TI) nos negócios pode ajudar você a melhorar resultados de vendas. Além do gerenciamento de estoque e produzir relatórios mais precisos, por exemplo. Por isso, a gestão de TI deve ser conduzida com atenção e responsabilidade para que, além de economizar tempo e recursos, você não tenha problemas.

Em artigo publicado no ZD.Net, o editor do portal, Charles McLellan, explica que, atualmente, as pequenas empresas formam a base do setor privado. No entanto, de acordo com ele, a gestão de TI nessas empresas têm um caráter um tanto conservador. Portanto, com foco na gestão de infraestrutura existente ao invés de soluções inovadoras e de ponta.

3 dicas de gestão de TI para sua empresa

Diante disso, a gestão de TI nem sempre é algo fácil de ser conduzido. Você pode, se assim preferir e tiver verba para investir, contratar uma equipe para gerenciar esses processos. Caso queira ser o responsável pelas decisões referentes ao setor na empresa, alguns passos e dicas podem ajudar. Veja abaixo três deles e saiba como colocar em prática uma gestão de TI eficiente no seu negócio.

Integre processos

Use o máximo de softwares de gestão que você puder. Se você tiver um e-commerce, opte por plataformas que facilitem o acesso dos compradores, com tecnologia responsiva. Ferramentas de vendas geram relatórios e ajudam na conversão de leads, assim como métodos de controle de estoque otimizam o gerenciamento e evitam prejuízos logísticos.

Por que fazer gestão de TI?

Pequenas empresas também devem investir em gestão de TI para otimizar resultados.

Acompanhe as mídias sociais

As mídias sociais convertem-se em aliados importantes quando o assunto é gestão de TI. Isso porque, através delas, você pode acompanhar o feedback dos clientes, o que ajuda a ter noção das métricas e dos resultados das estratégias adotadas.

Utilize conexões velozes de internet

Pode parecer uma dica muito básica, mas possuir conexões velozes de internet facilita o controle e a gestão de TI do seu negócio. Quanto mais rápida for sua conexão, maiores são as chances de obter os resultados esperados em menos tempo. Garanta também que seus servidores não fiquem ultrapassados em relação à velocidade obtida pelo seu negócio.

O que levar em conta ao terceirizar a TI

Se você desejar contratar uma equipe responsável para realizar a gestão de TI da sua empresa, estabeleça alguns critérios para garantir a segurança e credibilidade dos serviços prestados.

Garanta que a empresa contratada possua o know-how necessário para atuar na área. Certifique-se, também, de que a capacidade operacional corresponde às suas necessidades. Normalmente, empresas maiores possuem tudo que é necessário para atuar com pequenas empresas, mas é preciso ter certeza. Então, pesquise as referências do possível fornecedor.

Por fim, parcerias com prestadores usados pela empresa, seja de softwares como Windows, Linux, ou mesmo ferramentas de gestão e CRM, podem garantir uma resolução mais rápida de um eventual problema.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
InternetTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio