[Case] Veja como a Gestão de Redes ajudou a Piracanjuba

Saiba de quais maneiras a gestão de redes contribuiu para garantir uma comunicação mais segura e otimizada entre as filiais da Piracanjuba!

17/07/2019 às 9:00

Neste artigo, você verá de quais maneiras o serviço de Gestão de Redes otimizou os processos dentro de uma das empresas mais importantes do país. Aliás, saiba também todos os benefícios desse tipo de inteligência e como implementá-la agora mesmo.

Otimizar o uso das redes, sobretudo em uma empresa com diversas filiais, não é uma tarefa simples. Daí a importância de ter a tecnologia a favor dos processos. A Piracanjuba, que figura entre as principais empresas alimentícias do Brasil, tinha um desafio bem delimitado. Seus objetivos eram garantir segurança total das transações e enviar informações para as suas filiais sem nenhum tipo de risco.

Tais atividades só seriam possíveis com a otimização da gestão das redes da empresa. Por isso, os responsáveis pelo setor de inteligência da companhia procuraram a Vivo Empresas e contrataram a solução Vivo Segurança Gerenciada (também conhecida como Managed Security Service). A tecnologia garante proteção a ataques virtuais e invasões de redes corporativas.

quadro negro com uma lâmpada sobre ele
Inteligência da Vivo estuda, monitora e propõe soluções constantemente.

A partir daí, todo o ambiente da Piracanjuba passou a ser gerenciado e monitorado pelo SOC (Centro de Operações de Segurança) da Vivo. O time responsável, então, começou a atuar para garantir a manutenção do hardware, configurar políticas e regras e ainda prestar suporte técnico de qualidade à companhia.

Cenário

Criada em 1955, a Piracanjuba cresceu ao longo dos anos e hoje conta com cinco unidades fabris. Presente na lista das cinco maiores indústrias de laticínios do Brasil, a meta da companhia é expandir ainda mais. Daí a importância de otimizar a gestão das redes para garantir total segurança e ainda possibilitar uma boa comunicação entre as filiais.

Gestão de redes: print da tela do site da Piracanjuba
Site da Piracanjuba. Empresa mira expansão e, para isso, precisou otimizar as suas redes.

“Queríamos interligar matriz, unidades fabris, pontos de resfriamento e o escritório central em Goiânia em uma rede com gestão que contasse com alta performance, redundância, gestão e, principalmente, segurança”, explica Leonardo Barbosa, coordenador de Infraestrutura de TI da Piracanjuba.

Os especialistas da Vivo Empresas desenvolveram, então, um plano especial (e exclusivo) para atender às necessidades da Piracanjuba.

Mas e como funciona o projeto de Gestão de Redes?

A Piracanjuba tem ao todo 19 plantas. Ou seja, diferentes locais de trabalho. A Vivo, então, olhou para cada um deles individualmente para detectar possíveis problemas. E mais: o trabalho ainda incluía apontar melhorias e sugerir como otimizar melhor todo o sistema. O resultado foi a criação de links dedicados de altíssima velocidade. Sendo assim, a comunicação ficou muito mais ágil e segura.

Além disso, diferentes soluções de gestão unificada de ameaças também contribuíram para o melhor funcionamento da rede como um todo. Assim, as 19 unidades passaram a ser constantemente observadas e analisadas por quem entende do assunto.

E o melhor: sem a necessidade de investimento em infraestrutura, licenças para o uso de software, contratação adicional de profissionais, time de manutenção, administração ou gestão de equipes, por exemplo. Ou seja, foi necessário pagar um valor fixo por mês para contratar esse e outros serviços de uma só vez.

Resultados obtidos

Atualmente, todo o ambiente da Piracanjuba é monitorado constantemente pelo SOC da Vivo. Qualquer tipo de invasão ou movimento suspeito é detectado na hora. E a Vivo sugere as medidas que devem ser tomadas. Inclusive, tal rapidez é essencial para evitar problemas maiores.

Além disso, um suporte técnico de qualidade é prestado constantemente à empresa, o que garante economia e praticidade ao dia a dia. “Contamos com recursos avançados, como detecção de intrusão, inspeção de tráfego, filtro de conteúdo e controle de usuário, visibilidade sobre tráfego, redes wireless e recursos de failover com conexão de dados 3G e 4G”, detalha Leonardo.

Gestão de redes: print da tela da Vivo
Solução garante um monitoramento constante.

Ou seja, a empresa ficou muito mais produtiva como um todo e os dados estão protegidos. Tudo sem um investimento que poderia afetar a saúde financeira da companhia. Quer outras informações sobre a contratação? Acesse o site agora mesmo.

E aí, o que você achou desse estudo de caso? Com certeza, é importante conhecer como funciona um produto ou solução antes de contratar, sobretudo quando se trata de gestão de redes. E a melhor forma de obter boas observações é verificar como o sistema funciona na prática. Por isso, trouxemos a experiência que tivemos na Piracanjuba!

Aliás, nesta matéria detalhamos como funciona o Vivo Segurança Gerenciada e neste artigo contamos o que é e como funciona o SOC. Aproveite para ler sobre esses dois serviços que garantem segurança à sua empresa!

E continue navegando pelo blog para ter acesso a esses e outros conteúdos que relacionam o universo corporativo à tecnologia!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio