Gestão de equipe: boas práticas para aumentar a produtividade

É essencial saber gerir as pessoas que trabalham na sua empresa! Saiba quais são as melhores práticas para conseguir excelentes resultados.

14/12/2018 às 9:00

Trabalhar em grupo é uma tarefa desafiadora, sobretudo se você está à frente de uma equipe. O papel de um líder é estimular todos os profissionais e saber usar as ferramentas certas para garantir uma boa produtividade. Mas, como fazer uma boa gestão de equipe?

Boas práticas para gestão de equipe.

Uma boa gestão depende de muitos fatores, desde habilidades pessoais ao bom uso de ferramentas tecnológicas.

Ou seja, o gestor deve ter competências pessoais voltadas a recursos humanos, como capacidade de ouvir os colaboradores e incentivá-los. Além disso, é essencial saber fazer escolhas assertivas e bom uso das plataformas tecnológicas que serão usadas como base para o trabalho. Mas como unir essas duas duas habilidades no dia a dia? Te mostramos cinco dicas valiosas a seguir!

5 – Tenha equilíbrio

As pessoas são diferentes, têm vidas e problemas distintos. Por isso, não reagem e pensam de maneira uniforme. Um bom gestor deve saber identificar e respeitar pontos fortes e fracos de cada membro de uma equipe. E mais: saber usá-los a favor da empresa. Por isso, é necessário ter equilíbrio e sensibilidade.

Boas práticas da gestão de equipe.

Conversar com os colaboradores é essencial. Mantenha esse canal aberto.

Deixe sempre o “microfone” aberto para a sua equipe. É importante que todos os integrantes se sintam à vontade para dar opiniões e contribuições sempre que considerarem necessário. Muitas vezes, é daí que saem as boas ideias.

Reprimir um colaborador pode gerar justamente o efeito contrário e acabar prejudicando as tarefas. Aliás, mostre que você é aberto tanto para ouvir novas sugestões quanto para compreender possíveis problemas e dificuldades que possam acontecer no meio do caminho.

4 – Compartilhe conhecimento

Divida com a equipe sempre que souber de alguma ferramenta nova, um curso legal ou então de um documentário que tenha a ver com o universo da empresa. Conhecimento nunca é demais. Além disso, tomando essa frente, você estimula que os outros colaboradores façam o mesmo.

Boas práticas de gestão de equipe.

Troque conhecimento e estimule esse tipo de comportamento entre os colaboradores.

Assim, é possível formar uma grande rede para a troca de conhecimento e aprendizado. Além disso, procure fazer parcerias com escolas que oferecem aulas online ou presenciais. Quem sabe você não consegue um desconto para a sua equipe? Pode ser um jeito eficaz de estimular uma atualização constante.

3 – Escolha as ferramentas adequadas

A tecnologia é sempre bem-vinda quando o assunto é gerir um time. Há diferentes softwares que garantem um acompanhamento mais detalhado de todas as tarefas. A Vivo, por exemplo, oferece uma ferramenta especial de Gestão de Equipe. Trata-se de um portal web, com versão para mobile (aplicativo), que te permite ter uma visão geral de todas as áreas. E mais: a interface é amigável. Ou seja, é muito fácil navegar!

O site ou o app mostram a localização de todos os membros da equipe a partir de um mapa. É uma ótima opção para quem trabalha com o time em campo, como áreas de vendas, por exemplo. Assim, dá para ver se todas as áreas de atuação estão sendo cobertas. A plataforma ainda oferece o histórico de rotas e permite que toda a comunicação seja feita dentro dela, com envio de mensagens em tempo real.

Boas práticas de gestão de equipe.

A ferramenta é fácil de mexer e ainda oferece todos os indicadores necessários para a avaliação de resultados e proposição de melhorias.

No final do mês ou então de uma tarefa, o gestor tem acesso a relatórios de produtividade, tempo gasto com cada atividade e outros indicadores. Na versão completa do produto, ainda é possível organizar formulários personalizados para os colaboradores preencherem, roteirizar todas as tarefas e verificar a área de atuação por completo.

Assim, fica muito mais fácil se comunicar com todos os colaboradores e ainda acompanhar a rotina de trabalho deles (tanto pelo desktop quanto pelo celular). Os dois, no entanto, precisam instalar um aplicativo para garantir maior eficiência operacional e aumento da produtividade no dia a dia. Acesse o site Vivo Empresas para saber mais sobre a solução!

2 – Endomarketing, sim!

Assim como é importante mostrar para o público externo quem é a empresa, fazer isso com os colaboradores também é essencial no dia a dia. Este processo se chama endomarketing. Por isso, é fundamental pensar em ações periódicas que apresentem a filosofia, o portfólio de produtos e também os objetivos da companhia. Além de comunicar assuntos importantes para os funcionários, como informações sobre pagamentos e férias

Ao fortalecer o relacionamento com o público interno, a companhia forma uma rede de pessoas que poderão defendê-la e mostrar as suas qualidades em diferentes situações. Para isso, os funcionários devem saber exatamente onde e para quem trabalham.

Boas práticas de gestão de equipes.

Faça ações criativas para mostrar quem é a empresa e estimular a participação dos colaboradores.

Faça rodas de conversa, convide profissionais para fazer palestras em áreas que não são as suas, promova eventos de confraternização e divulgue sempre os avanços da empresa. Assim, o canal fica ainda mais aberto para a participação por meio de comentários e sugestões.

1 – Defina objetivos, metas e seja transparente

Um colaborador deve saber qual é o seu papel dentro da empresa. Por isso, é importante fazer um mapa das áreas e mostrar quais são os elementos-chave dentro delas. Construa um documento com a filosofia da companhia e inclua esse organograma. Use uma linguagem que esteja de acordo com o tom de voz adotado até então. Ou seja, se a empresa for mais informal, siga por esse caminho também.

Disponibilize esse material em um local que todos têm acesso. Uma boa plataforma é o serviço de Cloud, da Vivo. Veja aqui como funciona! Você inclui os arquivos que precisa sem se preocupar com a segurança dos mesmos. Afinal, ser transparente com a sua equipe é essencial!

Conclusão sobre gestão de equipe

Saber gerir é uma combinação de fatores. Além das habilidades relacionadas à postura do gestor, é fundamental saber escolher e usar as ferramentas adequadas para aumentar a produtividade da equipe. Por isso, é algo que requer equilíbrio, estudo, dedicação e uma boa dose de tecnologia para unir todos os ingredientes dessa receita de sucesso.

E você, como tem contribuído para o aumento da produtividade dos seus colaboradores? Aliás, se você se interessou pelo tema, veja aqui como a tecnologia pode contribuir para a produtividade da sua equipe! E continue conosco no Blog Vivo Empresas para buscar e dividir conhecimento!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio