Saiba como ganhar dinheiro com o Facebook

Não é de hoje que as mídias sociais são usadas nos negócios. Mas será que você está usando certo? Confira!

30/11/2018 às 10:30

Você sabia que pode usar o Facebook para ganhar dinheiro? A rede social mais popular do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos, não remunera diretamente o produtor de conteúdo. No entanto, pode servir de plataforma para alavancar vendas e impulsionar negócios.

Para isso, você precisa conhecer as características e funcionalidades da rede. Estas duas dicas abaixo vão ajudá-lo nessa empreitada:

Dicas para usar o Facebook para negócios

1. Crie uma fanpage

Ter uma página para a sua empresa ou negócio significa um canal direto de comunicação com os consumidores. Ela serve para mensagens, fotos, links externos, divulgações de produtos e qualquer mensagem que você considere relevante para o seu público.

Para obter os melhores resultados, você precisa de planejamento. É fundamental definir objetivos de conteúdo, atualizar sua página regularmente, analisar a concorrência, ter um projeto gráfico e personalizá-la ao máximo.

Veja como usar o Facebook na sua empresa.

Rede social mais popular atualmente, o Facebook oferece diferentes ferramentas para quem deseja ganhar dinheiro.

O objetivo desses passos é aumentar o número de likes (curtidas) e engajamento dos usuários. O número de likes define quantos são os fãs da página e serve para segmentar o seu público. Quando você publica uma mensagem, todo usuário que curte a sua página é um alvo potencial desse conteúdo.

Isso não quer dizer, porém, que todos os fãs da página recebam todas as suas atualizações. Cada vez mais, o Facebook restringe o alcance orgânico (que não é pago) das publicações de páginas. Essa medida é anunciada pelo Facebook como uma forma de tornar mais relevante todo o conteúdo recebido por seus usuários.

Para contornar esse obstáculo, o empreendedor precisa produzir conteúdo relevante, que tenha um bom engajamento dos usuários (likes, comentários, compartilhamentos). Portanto, um bom engajamento significa, para o algoritmo da rede social, que a publicação merece a atenção de mais usuários.

Mesmo assim, as empresas não devem pensar que poderão usar o Facebook sem anúncios. Para obter os melhores resultados, você precisa pagar. Então, vamos para a dica número dois.

2. Anuncie

Uma das ferramentas disponíveis é o Facebook Ads, eficiente na hora de divulgar produtos e serviços. Cada vez mais usada em ações de marketing digital, ela é responsável pelos anúncios na rede – que ficam na lateral direita da página e ao longo do news feed, os compartilhamentos selecionados pelo algoritmo do site para o usuário.

Com essa ferramenta de links patrocinados, é possível promover páginas, postagens e URLs externas à rede. Ela não é apenas importante para quem quer vender mais – ela é essencial. Isso porque o Facebook restringe cada vez mais a distribuição orgânica dos compartilhamentos das páginas. Ou seja, se você não anunciar, não vai atingir um público tão grande quanto gostaria.

Uma vantagem dos anúncios no Facebook é a alta segmentação do público-alvo. Você pode definir diversos fatores para encontrar o seu consumidor: gênero, idade, cidade, estado, país, idioma, interesses, dispositivo utilizado, entre muitos outros.

Facebook ainda é a melhor rede para empresas?

O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Esse número é muito expressivo: significa que uma em cada sete pessoas no mundo utiliza regularmente essa rede social.

Essa estatística é importante para determinar, sem dúvida, que o Facebook é relevante para qualquer empresa. Mesmo assim, empreendedores não devem esquecer das outras mídias sociais.

Não dá para atuar em todas as redes sociais existentes. Mas, é necessário estar presente em todas as plataformas que forem relevantes para os seus clientes. Assim, dependendo do caso, você pode decidir que o Instagram e LinkedIn, que também contam com uma parcela grande dos usuários de mídia social, devem fazer parte de sua presença online.

Outro critério importante para decidir em qual rede social investir é descobrir se existem ferramentas específicas para o seu tipo de negócio. O Pinterest, por exemplo, oferece funcionalidades importantes para a indústria criativa e se torna um aliado importante de empresas ligadas à moda.

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