Formas de contato com o cliente: 5 motivos para sua empresa melhorar

Está na hora de aprimorar as formas de contato com o cliente. Quer saber como? Leia este artigo e confira as dicas!

31/01/2020 às 9:00

Já pensou em como são as suas formas de contato com o cliente? Esses canais de atendimento e de conversação são muito importantes para todo negócio. Por isso, eles nunca devem ser estáticos. Ou seja, você sempre deve pensar em maneiras de aprimorá-los. Este artigo contém cinco dicas valiosas para empresas de todos os portes investirem em um atendimento mais personalizado e completo. Confira a seguir.

Não basta uma empresa oferecer um produto ou serviço de qualidade para se destacar no mercado e conseguir novos clientes. Tais objetivos dependem – e muito – de um outro fator importante: o atendimento. É preciso estar disponível, ter uma linguagem que aproxima as pessoas e ser ágil na resolução de problemas.

Formas de contato com o cliente: mulher sentada em frente a um computador, com um telefone ao lado.
Formas de contato com o cliente: é essencial pensar em maneiras de aprimorar. Foto: Divulgação.

Por isso, é importante avaliar constantemente o trabalho que a sua empresa vem desenvolvendo atualmente para identificar possíveis pontos de melhoria.

Veja como aprimorar as formas de contato com o cliente

Passo 1: saiba ouvir

O mercado está mais exigente – e os consumidores também. Sendo assim, eles não ficam satisfeitos com um atendimento superficial. A era é a da experiência. Ou seja, atender vai além de um contato superficial e passageiro. É um suporte que deve ser oferecido ao consumidor desde os primeiros contatos até o pós-venda.

Esse relacionamento deve funcionar de acordo com os valores da empresa. É importante também que as equipes responsáveis deem protagonismo ao consumidor. Ou seja, que saibam ouvir, respeitar opiniões e que se preocupem em mandar pesquisas de satisfação para que possam aprimorar o trabalho constantemente.

Passo 2: tenha uma equipe só para isso

Não coloque o atendimento em segundo plano. Essa atividade deve ser prioridade absoluta. Por isso, crie uma equipe específica para este fim. Ao contratar os profissionais, veja se todos já tiveram experiências positivas e se têm a habilidade necessária.

Mulher com um fone de atendimento.
Tenha uma equipe dedicada apenas para trabalhar com as mais variadas formas de contato com o cliente. Foto: Divulgação.

Não esqueça também de oferecer treinamentos constantes. Workshops, palestras, cursos e a participação em eventos ajudam a renovar os ares, o que é fundamental para a equipe.

Passo 3: cumpra os requisitos necessários

Tenha em mente que um bom atendimento depende de diferentes fatores. O primeiro é a empatia. Coloque-se no lugar do seu cliente. Isso vai te ajudar a resolver os problemas com mais agilidade e eficiência. Em segundo lugar, tenha uma visão macro do seu negócio. É uma excelente forma de antecipar os problemas. Ou seja, evitar que algo impacte a experiência do cliente.

Além disso, peça feedback sempre que puder. Esse tipo de retorno é muito importante para aprimorar os resultados. Por fim, seja ágil na resolução de problemas e surpreenda os seus clientes com promoções, descontos exclusivos e muito mais. Quem não gosta de ser surpreendido, não é mesmo?

Passo 4: aposte em novos canais de comunicação

Esteja presente nas mais diversas plataformas para atender o seu cliente. Prepare-se para responder dúvidas em sites e ambientes utilizados pelo público, como as avaliações do Google e também o Reclame Aqui, por exemplo.

É importante olhar para todos esses canais, pois deixar o consumidor sem respostas pode ter um impacto negativo. Considere também apostar em um chatbot para agilizar os atendimentos mais simples. No entanto, saiba dosar o trabalho mecânico e o humano, uma vez que o fato de ter apenas robôs à frente do relacionamento ao público também não é visto com bons olhos.

Celular sobre um caderno, com um computador ao lado. Tudo em cima de uma mesa de madeira.
Invista nas mais diferentes formas de contato. Foto: Divulgação.

Em todo esse processo, é importante ter em mente que uma internet ágil e disponível é essencial. Contratar planos desenhados exclusivamente para ambientes corporativos é, sem dúvida, o melhor caminho a ser seguido. A Vivo Empresastem diversas opções para empresas de todos os portes e áreas de atuação. No Vivo Total, por exemplo, há combos com internet e voz. Acesse o site para conferir o Vivo Total.

Caso a sua empresa tenha um porte maior e dependa de conexão 24 horas por dia, a internet dedicada é uma boa alternativa. Isso porque por se tratar de um link exclusivo, as chances de interrupções no sinal são mínimas.

A Vivo Empresas tem o serviço de Internet Dedicada, que disponibiliza a mesma velocidade para download e upload. Acesse o site para conferir as opções e escolher a Internet Dedicada que é melhor a sua realidade atual.

Passo 5: atendimento em voz também é muito importante

O atendimento por telefone também é essencial. E uma das melhores opções de tecnologia nesse sentido é o PABX em nuvem. O serviço de telefonia não precisa de um servidor físico instalado. Trata-se de uma evolução do modelo tradicional.

O sistema ainda tem recursos que podem facilitar a rotina da sua empresa, como gravador de chamadas, monitoramentos de ramais em tempo real, atendimento digital e até mesmo relatórios das ligações efetuadas. Além disso, é possível integrar o serviço ao CRM (Customer relationship management), o que contribui para a efetividade do atendimento.

mulher com um celular, como se estivesse falando ao telefone
Atendimento em voz também é fundamental. Foto: Divulgação.

E aí, pronto(a) para colocar tudo isso em prática? Com certeza é uma forma de aprimorar o relacionamento com o seu cliente, o que irá contribuir para a imagem da sua empresa como um todo.

Aliás, já que estamos falando sobre atendimento, veja como personalizar o serviço. Saiba também como se relacionar com o consumidor multicanal.
Por fim, finalize com um artigo que contêm mais informações sobre as formas de aprimorar o relacionamento com o seu cliente!

Agradecemos a leitura e te esperamos aqui, com mais conteúdo sobre formas de contato com o cliente. Até as próximas!

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