5 motivos para sua empresa investir em filtro web

Saiba o que é filtro web e quais são os principais benefícios da solução para o dia a dia da sua empresa!

31/07/2019 às 9:00

Neste artigo sobre filtro web você aprenderá o que é a solução, em quais situações recomenda-se usá-la, de quais maneiras é possível implementá-la na sua empresa e quais são os benefícios da tecnologia para o seu negócio. Ou seja, um guia completo sobre o tema!

Administrar uma empresa é estar em estado constante de preocupação. E, por vezes, perder a noção do que deve ser abdicado e daquilo que precisa ser controlado.

A segurança na internet, por exemplo, bem como a produtividade da sua equipe, são preocupações recorrentes. E é por isso que vale a pena contratar um serviço de filtro web.

Ilustração que mostra um globo ao lado de um cadeado. O globo representa o acesso à internet, enquanto o cadeado simboliza o filtro web, serviço abordado no texto.
Filtro web pode ser fundamental para a a segurança online da sua empresa.

Portanto, com o auxílio desse serviço, você conseguirá eliminar pelo menos cinco preocupações para focar no que realmente importa: o crescimento saudável da sua empresa. Mas antes de seguir com o texto, é importante esclarecer o que é filtro web. Então, vamos lá?

O que é filtro web?

Filtro web (do inglês Web Filtering) é uma solução digital que você, como administrador de uma empresa, contrata para restringir a navegação dos usuários no local de trabalho. Seja para prevenir possíveis malwares que chegam por meio da navegação imprudente, seja na tentativa de aumentar a produtividade dos colaboradores através do bloqueio de sites que não se encaixam na rotina do colaborador.

Saiba como um malware pode afetar sua empresa

Aliás, existem vários tipos de filtragem. No entanto, a prática mais comum é a filtragem de URL. Essa técnica refere-se à criação de uma lista com endereços web que representam algum risco para, por exemplo, o seu negócio.

Portanto, essa restrição pode ser aplicada de diversas formas. Isto é, por meio de uma extensão de navegador, com um programa autônomo ou pelo Provedor de Serviço Internet (em inglês Internet Service Provider, ISP).

Ilustração que mostra o funcionamento do filtro web. Isto é, entre a internet e o acesso das pessoas a ela, existe um filtro com parâmetros estabelecidos pela empresa, que barra ou lidera os acessos a determinados sites.
Os parâmetros para a restrição são escritos de acordo com a política da empresa.

Independentemente do modo como é feita a instalação, os parâmetros para a restrição são escritos de acordo com a política da empresa e/ou com o objetivo da instalação do filtro.

Inclusive, o ideal é que esses parâmetros sejam criados em conjunto. Ou seja, que haja a participação de líderes da empresa, para que todos estejam a par da importância da implantação.  E para que possam reorganizar suas rotinas de trabalho a partir das novas normas, já que uma vez instalado, o filtro cria uma barreira entre os computadores da empresa e a internet.

Motivos para investir em filtro web:

5. Aumento da produtividade

De acordo com Travis Bradberry, autor do livro “Inteligência Emocional 2.0”, uma pessoa precisa de 15 minutos de foco contínuo. Depois disso, ela atinge o estado de fluxo, um estado onde as pessoas “são cinco vezes mais produtivas do que seriam de qualquer outra forma”, afirmou ao UOL Economia.

Isso significa que se o usuário fica se distraindo várias vezes em rede sociais, por exemplo, a produtividade tende a cair. Afinal, essa pessoa nunca alcança esses 15 minutos de foco ininterruptos e posterior estado de fluxo.

Mulher negra sentada a mesa, lendo no iPad. À sua esquerda, uma xícara de café. À sua direita, um notebook e um fone de ouvido laranja. A mulher veste uma jaqueta jeans e uma saia laranja.  O que é filtro web?
O filtro web pode servir de auxílio no aumento da produtividade.

Nesse cenário, o filtro web pode servir como auxílio no alcance desses “15 minutos consecutivos de foco antes de poder exercer plenamente uma tarefa”. Afinal, ela terá um número reduzido de formas para se dispersar.

4. Monitoramento

Contudo, não é possível prever, na criação dos parâmetros para a restrição, todos os sites que apresentam algum tipo de perigo para a empresa. Por esse motivo, uma das funcionalidades do filtro web é o monitoramento da navegação dos usuários.

Dessa forma, é possível que a equipe técnica encontre outros endereços que apresentam perigo à segurança, produtividade ou conexão da empresa, e que não foram contemplados previamente.

3. Controle no consumo da internet

Filtro web também é sinônimo de preservação do bom desempenho da internet. Isso porque é possível banir o acesso a sites que consomem muita banda. Serviços streaming e players de vídeos são bons exemplos. Inclusive, essa mesma lógica vale para sites que disponibilizam download por torrent.

Fotografia tirada em frente ao computador. No primeiro plano, aparece um caracol e um cabo ethernet. No segundo plano aparece o teclado e um pedaço da tela. O cabo ethernet é cinza. Filtro web.
É possível banir o acesso a sites que consomem muita banda.

2. Garantia de uma navegação lícita

Além do controle de consumo da internet, o filtro web serve para manter os colaboradores em uma navegação lícita. Em outras palavras, longe de materiais protegidos por direitos autorais, pornográficos ou que incitam violência física.

1. Distância de conteúdos maliciosos

Por fim, chegamos ao principal benefício do filtro web: a proteção contra malwares. Inclusive, é por isso que esse serviço também é conhecido como filtro de segurança para a internet.

Afinal, os filtros da web bloqueiam sites que costumam hospedar malware. E, com isso, ajudam a empresa a ficar protegida de ataques que podem resultar em danos graves.

Em outras palavras, evitam a obtenção de vírus como Cavalo de Troia. Portanto, tal problema corrompe arquivos da empresa, e/ou spyware, que espalham informações sigilosas.

Entenda o que é e para que serve  o filtro web.
Distância de conteúdos maliciosos.

Bom senso na aplicação do filtro web

É importante frisar que a decisão de bloquear ou liberar determinados endereços é delicada. Por esse motivo, antes de tomar qualquer decisão, é importante observar o contexto da sua empresa. Bem como o comportamento dos colaboradores.

Além disso, conforme mencionamos acima, na hora de criar os parâmetros para restrição, sente com líderes ou membro de equipes para discutir quais endereços devem ou não ser bloqueados. Dessa forma, a iniciativa não correrá o risco de ser vista como restrição de liberdade sem motivos aparentes.

Vivo Filtro Web

A Vivo Empresas possui o serviço Vivo Filtro Web que possibilita o bloqueio e análise do tráfego que não cumpre com a política de segurança da organização, por meio das seguintes funcionalidades:

  • Infraestrutura de qualidade: infraestrutura de alta disponibilidade e constantemente atualizada.
  • Aplicação de políticas: por perfil de acesso, horário e localidade.
  • Proteção contra malwares: por meio de dois motores de detecção.
  • Inspeção de tráfego: com criptografia SSL (HTTPS).
  • Fácil implementação: rápido e sem instalação de equipamentos.
  • Controle anular de aplicações online: incluindo redes sociais e serviços de streaming.

A propósito, por se tratar de um serviço na nuvem, o filtro da Vivo não requer nenhum hardware ou software adicional na sua rede. Ou ainda nas estações de trabalho do usuário final.

Como é feita a filtragem de conteúdo da web?

No caso da Vivo, os usuários conectam-se ao serviço usando os seus dispositivos padrão. Portanto, feito isso, o tráfego que sai dos dispositivos é canalizado para os “nós” da Vivo, baseados em computação em nuvem, que aplicam as políticas configuradas de forma centralizada para esse tráfego.

Arquitetura do Serviço Vivo Filtro Web.
Arquitetura do Serviço Vivo Filtro Web.

Esses “nós” usam as suas conexões de internet da camada superior para obter as informações de interesse. Portanto, feito isso, essas informações são filtradas. Aliás, o que garante que todo o tráfego recebido pelo usuário final cumpre com os requisitos da empresa.

Modalidade autogestão do Vivo Filtro Web

Aliás, o serviço está disponível na modalidade autogestão. Isso significa que você será responsável pela gestão e configuração de suas regras de acesso e integração. Isso por meio do Portal de Administração do serviço.

Também é característica dessa modalidade que a equipe técnica da sua empresa seja responsável pelo dia a dia e tratamento de incidentes, mas com total apoio da Vivo para sanar dúvidas.

homem branco, de óculos, digitando no computador. À esquerda dele, um notebook. À direita, um tablete. O homem veste uma camisa jeans e usa um relógio no pulso esquerdo. O filtro web garante mais produtividade para a sua empresa.
O filtro web garante mais produtividade para a sua empresa.

Ficou interessado(a), mas precisa de mais informações para tomar uma decisão? Então, vá até a página Vivo Empresas e solicite um contato.

Portanto, depois de entrar no site, clique no botão “Solicite um contato”, localizado no rodapé do site, e preencha o formulário. Após o envio, um dos consultores Vivo Empresas entrará em contato com você.

E já que estamos falando em soluções digitais criadas pela Vivo Empresas para proteger a sua empresa, conheça os serviços do Vivo Segurança Gerenciada. Aliás, continue conosco por aqui para ter acesso a mais conteúdos como esses!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
InternetSegurança
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio