Descubra quais ferramentas usar para armazenar dados dos fornecedores

Softwares de gestão de fornecedores te ajudam a localizar informações importantes e a agilizar os processos dentro da empresa. Veja como funcionam!

10/12/2018 às 14:00

O segredo do sucesso de uma empresa é, sem dúvida, a organização. Ter as informações sempre à mão garantem rapidez nas ações e assertividade para a tomada de decisões. Pense nos seus fornecedores, por exemplo. Imagine se fosse necessário abrir um arquivo diferente sempre que quisesse pegar algum dado sobre eles. Muito trabalho, não?

Veja como gerir os dados dos seus fornecedores.

Os softwares dão mais tranquilidade para que as empresas possam gerir seus fornecedores em uma só plataforma.

Por isso, as ferramentas de gestão fazem toda a diferença. Com elas, você pode concentrar tudo o que deseja e ainda compartilhar com a equipe, o que garante agilidade ao dia a dia. Ou seja, as informações ficam sempre ao alcance de um clique!

Além disso, essas plataformas ajudam a garantir um bom relacionamento com os fornecedores, o que também é essencial para o crescimento do negócio. Afinal, estabelecer laços de confiança com os parceiros faz a diferença.

Para facilitar a sua rotina, separamos aqui cinco ferramentas que irão ajudar na gestão dos seus fornecedores. Vamos conhecê-las?

VHSYS

Com o software VHSYS é possível acabar com a antiga planilha de Excel em segundos. Você consegue importar todas as informações sobre os seus fornecedores para a plataforma, sem perder nada. Para isso, é necessário exportar a planilha, organizar os dados da maneira desejada e fazer o upload para o sistema.

A partir disso, fica muito mais fácil localizar as empresas desejadas. Um sistema de buscas avançadas te permite encontrar o fornecedor por meio de filtros, como categoria e tipos de cadastro. Veja como funciona:

A ferramenta não é gratuita. Inclusive há diferentes tipos de planos disponíveis no site. Porém, é possível fazer uma avaliação gratuita de sete dias para verificar se as funcionalidades disponíveis resolvem o que você deseja.

Programa Nex

O Programa Nex é uma plataforma gratuita que permite cadastrar os fornecedores da sua empresa. É necessário inserir informações, como nome, telefone, e-mail, endereço, inscrição estadual e CNPJ, entre outros dados fundamentais. Depois de inserir tudo na ferramenta, é possível usar o sistema de busca que funciona a partir de filtros.

Veja como gerir os dados dos seus fornecedores.

O Programa Nex tem poucas funcionalidades, mas funciona bem como um banco de dados dos fornecedores.

Por exemplo: se estiver procurando fornecedores de Fortaleza, basta colocar o nome da cidade no campo indicado e encontrar apenas empresas com sede na cidade. Trata-se de uma plataforma simples e com poucos recursos. No entanto, como base de dados, cumpre bem o seu papel. Acesse o site para começar a usar.

Skywork

A plataforma de gestão armazena todos os dados em sistema de nuvem. Para começar a usar, é necessário inserir as informações dos fornecedores na área indicada. Todo o acesso é feito online, sem a necessidade de instalar programas no computador ou no celular.

Para facilitar a rotina é possível cadastrar os dados referentes às pessoas de contato em cada empresa. O software também armazena todo o histórico de relacionamento com o fornecedor. Assim, diferentes equipes podem saber se a experiência foi positiva ou não.

Veja como gerir os dados dos seus fornecedores.

A plataforma do Skywork é intuitivo, simples de mexer.

Outro diferencial é o fato de poder incluir documentos anexos. É possível, por exemplo, salvá-los em pastas e selecionar a quem você dará acesso. Além disso, toda a lista de registros pode ser exportada a qualquer momento, em Excel ou PDF.

Há planos que atendem diferentes necessidades das empresas. Dá para fazer um teste gratuito em todos durante 15 dias. Acesse o site para ver como funciona.

GestãoClick

Para usar o sistema de controle do GestãoClick, basta cadastrar os fornecedores inserindo contatos, endereços, e-mails, CNPJ e o tipo de produto comercializado. Assim, você usa os filtros de busca quando desejar encontrar algum contato específico. Também é possível aproveitar a plataforma para facilitar a emissão de notas fiscais. Isso porque a ferramenta transfere os dados automaticamente para o sistema utilizado. Assim, não é preciso digitar um a um.

Veja como gerir os dados dos seus fornecedores.

O cadastro é simples e a busca pode ser feita com filtros.

O software tem ainda um sistema que faz cotação de preços, o que facilita e garante economia na hora da compra. Depois de efetivar o processo, a ferramenta envia relatórios com todos os dados das transações realizadas. Inclusive, você consegue ver quais foram os gastos feitos com cada fornecedor.

Assim, é possível ter um panorama geral dos investimentos. O GestãoClick também é pago, porém é possível usar a versão de testes por dez dias. Basta acessar o site para conhecer a proposta da empresa.

Efcaz

Além de cadastrar os seus contatos, a plataforma da Eficaz permite que fornecedores interessados em negociar com você demonstrem essa vontade. Isso mesmo: eles podem se inscrever no site e enviar toda a documentação necessária para a análise do seu departamento de suprimentos, por exemplo.

O histórico completo fica armazenado na plataforma. Assim, você não esquece de nada e ainda pode usar como referência para futuras negociações. Quando quiser consultar dados específicos dos fornecedores, basta fazer uma consulta rápida. Filtros garantem que você encontre a informação desejada em questão de segundos. Todos ficam homologados por ramo de atividade e, automaticamente, é possível visualizar se todas as certidões estão atualizadas.

Veja como gerir os dados dos seus fornecedores.

Todas as informações ficam armazenadas no painel de controle do software.

Assim como outras plataformas, o Eficaz é pago, porém é possível solicitar uma demonstração gratuita. Basta acessar o site para conhecer as opções disponíveis, sobretudo para pequenas e média empresas.

Mas e o Excel? Não serve para os fornecedores?

O Excel é muito importante para diversas atividades de uma empresa. Porém, quando o assunto é a gestão dos fornecedores, há atualmente plataformas bem mais completas para a otimização do trabalho. Muitas vezes, basta importar esses arquivos para os softwares escolhidos e começar a usar as funcionalidades. A partir disso, a busca e o controle das informações fica automatizado e, consequentemente, mais simples.

Veja como gerir os dados dos seus fornecedores.

Os softwares de gestão se fornecedores podem substituir as planilhas de Excel para facilitar a busca de dados.

Portanto, as ferramentas apresentadas acima podem ser ótimas aliadas para o dia a dia da sua empresa. Aliás, a tecnologia está sempre sendo usada a favor de rotinas mais ágeis e eficazes. E nós fizemos uma reportagem exatamente sobre isso (leia aqui). E continue conosco no Blog Vivo Empresas para ter acesso a outros conteúdo que vão contribuir para a evolução do seu negócio!

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