Faça você mesmo: como planejar ações de marketing online

Para divulgar uma empresa, seus produtos, e assim aumentar as vendas, investir em marketing digital é cada vez mais fundamental. Aprenda e faça você mesmo.

30/11/2018 às 10:35

Para quem tem o objetivo de divulgar uma empresa e seus produtos. E consequentemente, aumentar as vendas, investir em marketing digital é cada vez mais fundamental. A área envolve ações e recursos da internet, aliados na hora de gerar mercado. Motivos não faltam para aplicar esse método, então, faça você mesmo e confira dicas para criar oportunidades online.

De acordo com o Guia de Marketing Online para Pequenos Negócios do Google (The Small Business Online Marketing Guide), a parte mais difícil do processo pode ser dar início ao projeto. Portanto, para tornar essa fase mais fácil, crie um plano prevendo o retorno do marketing online.

Alguns tópicos são importantes nessa hora: definir o objetivo e estratégia, identificar o público-alvo, ter os concorrentes em vista, conhecer os consumidores atuais e analisar os resultados. “O marketing online pode fazer muitas coisas para o seu negócio. Escolha um ou dois objetivos para dar início”, recomenda o guia.

Quer aumentar as vendas? Invista em marketing digital e faça você mesmo.

Investir em marketing digital é fundamental para aumentar as vendas.

Muitas opções para o empreendedor

Desenvolvimento de sites e sua otimização para buscadores, campanhas no Google e nas redes sociais, e-mail marketing, comércio eletrônico e patrocínios em blogs e mídias são alguns recursos disponíveis para alavancar o negócio.

Se a empresa tiver condições financeiras, o recomendado é contratar uma agência especializada de qualidade para conduzir essas ações. Mas, se isso não for possível, faça você mesmo.

Confira 5 dicas e faça você mesmo

Crie um blog ou site e produza conteúdo

Uma coisa é certa: empresas que mantêm blogs e sites ativos geram mais contatos de negócios. Recursos de marketing online levam o consumidor ao site da marca. Portanto, faça você mesmo conteúdo de qualidade, que auxilie os clientes a solucionarem problemas e dê dicas para a tomada de decisões.

Crie informação relevante para o consumidor, compartilhando sua experiência e conhecimento prévios, seja por meio de palestras online, artigos ou textos cheios de recomendações, por exemplo.

Otimize o site a partir do SEO

As técnicas de otimização de sites (SEO) deixam a sua empresa bem posicionada nos recursos de pesquisa de buscadores como o Google. Assim, é mais provável que o consumidor conheça o seu negócio.

Com estratégias como a utilização de tags, palavras-chave nos textos e descrição de páginas, o site adquire melhores posições no Google.

Gerencie redes sociais

Pelo fato de as pessoas estarem constantemente nas redes sociais, divulgar a empresa e o produto nesses ambientes é fundamental. Mídias como Facebook, Twitter e Google+ podem causar engajamento com o consumidor. Faça você mesmo: tenha uma página para a sua marca e nunca deixe de postar conteúdo sobre o seu negócio.

Atente para as tendências de mercado

Leve em consideração o fato de que velhas estratégias de vendas podem não ser tão eficazes hoje em dia. Desenvolva técnicas para os meios digitais tendo em mente o funcionamento das novas tecnologias disponíveis atualmente.

Uma maneira de refletir sobre os seus métodos de marketing é estar atento ao que as grandes marcas do seu segmento fazem na internet. Analise quais métodos você poderia aplicar na sua empresa, de acordo com o orçamento disponível.

Fique por dentro das publicações

É importante saber o que rola na internet e estar atento aos concorrentes. Com o Google Alerts, cadastre palavras-chave para receber alertas quando temas relacionados ao seu negócio forem publicados online. Esse recurso também possibilita que você saiba o que está sendo publicado sobre a sua área de atuação por concorrentes ou consumidores.

 

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
e-commercevendas
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio