Veja como criar uma estratégia de e-mail marketing efetiva

Aprenda a criar o melhor tipo de conteúdo, direcionar melhor a sua mensagem e fazer com que o público-alvo leia - e goste - das suas campanhas de e-mail marketing.

07/06/2019 às 9:00

Neste artigo você verá as dicas mais importantes para garantir uma estratégia eficaz para seu e-mail marketing. De modo que a sua mensagem seja adequada e chame a atenção do seu público-alvo. Além disso, mostramos a importância de avaliar as métricas, quais são as formas de envio disponíveis atualmente e como trabalhar o conteúdo (com integração com as redes sociais).

No acirrado mundo dos negócios, ganhar visibilidade é essencial. E isso ultrapassa qualquer fronteira entre offline e online. Uma das ferramentas mais procuradas para fisgar a atenção do público cada vez mais conectado é o e-mail marketing.

Mesmo com a profusão de novas formas de comunicação e todas elas abrangendo a função de troca de mensagens, o e-mail sem mantém muito ativo. Só para exemplificar, de acordo com o relatório Email Statistics Report até o final de 2020, o número de usuários de e-mail em todo o mundo irá ultrapassar 3 bilhões. Ótima razão para prestar atenção nisso.

Duas pessoas olhando para o computador e apontando para a tela, que contém a ilustração de um e-mail marketing. Qual melhor estratégia?
Mesmo com a popularidade extrema das redes sociais, os e-mails promocionais seguem como uma excelente estratégia.

Aqui vamos apresentar uma lista com os principais. Veja o que não pode faltar, como atingir esses objetivos e o caminho das pedras para garantir excelentes resultados usando o e-mail marketing. Por fim, saiba como disparar essas mensagens. Tudo a seguir.

Conheça bem seu público

Antes de mais nada, planeje muito bem quais objetivos pretende atingir, entenda quem é o seu público-alvo e como ele se comporta em diferentes situações. Seu comportamento na internet é crucial para alcançar bons resultados.

Então, pesquise quais redes sociais seus clientes usam, quais perfis e páginas curtem e seguem, que tipo de linguagem adotam, estratégias da concorrência e tudo mais que se relacione a esse universo online de quem você está querendo se aproximar.

A esse ponto você já deve ter uma lista de contatos, que aqui chamamos de mailing. Esses nomes valiosos contam a história da relação com sua empresa, e podem ser captados de diversas formas. Em suma, sejam elas, ações promocionais, cadastros de compra, relacionamento online e mais. O importante é captar quem se relaciona com seu produto ou serviço e registrar por meio de seu endereço de e-mail.

Computador sobre a mesa com ilustrações simbolizando e-mails saindo pela tela. Qual a melhor estratégia de e-mail marketing?
Um e-mail marketing eficaz pode render bons leads e fechar vários negócios.

Atente para o perfil do seu negócio e quais são seus objetivos ao se comunicar com seus clientes. Seus e-mails precisam refletir o espírito da empresa como um todo. Além disso, devem inspirar, gerar desejo e ter uma certa unidade e continuidade. Parece difícil, mas se toda a empresa estiver focada nos mesmos objetivos, flui mais fácil. Nesse sentido, os ambientes físico e virtual precisam estar alinhados para que o público entenda com quem está falando.

Estratégia: planeje e estruture seu e-mail marketing

Além de conhecer o público, você e sua empresa também precisam estar familiarizados com o ambiente online. Saiba quais são as opções de criação e mídias disponíveis, as formas de medição e controle, e o custo de cada uma.

Quanto mais bem pensada a criação e adequada ao público, mais sucesso terá. Mesmo que seja apenas texto, ele precisa ser objetivo e vendedor.

Tablet com uma ilustração sobre ele dizendo: e-mail marketing. Veja as principais estratégias.
Conheça bem o seu cliente antes de preparar uma estratégia de e-mail marketing.

Outro fator importante é a  verba de investimento, que faz toda a diferença para os resultados que se quer alcançar. Existem opções de envio gratuitas por tempo determinado, ou pagas, em planos customizáveis para o seu negócio. Tudo depende da sua necessidade. Se tiver um e-commerce, por exemplo, precisará gerenciar e-mails transacionais com agilidade. Por outro lado, se for só um blog, não é necessário. Preveja se pretende gerar leads ou se o seu produto ou serviço serão protagonistas de toda a história.

Várias empresas oferecem serviços online conforme a intenção do cliente. Algumas têm templates prontos de base para os e-mails, outras se integram a plataformas diferentes, oferecem relatórios, uma biblioteca de imagens e espaço de armazenamento, entre outros serviços.

Seja como for, cada empresa tem suas particularidades de serviço e pode funcionar muito bem para um aspecto específico que seu negócio precisa em uma campanha de e-mail.

Preocupe-se também com a repercussão

Use dados e relatórios com o intuito de medir o alcance da sua mensagem e ampliar a inteligência do negócio. Sem dúvida, ferramentas específicas e profissionais qualificados valem o investimento. Hoje, os dados dos clientes são os bens mais valiosos de qualquer empresa.

Sendo assim, analise o alcance das mensagens, o grau de engajamento dos clientes e verifique o termômetro de sua reputação online. Com os dados ao seu lado, suas campanhas ficam muito mais eficientes.

Porém, não basta apenas se esforçar para mostrar o seu melhor no início e depois relaxar. Esses esforços são constantes e dependem muito do feedback do seu público. Por isso, responda a todas as mensagens recebidas (e o mais rapidamente possível).

Com a internet aprendemos que tudo é instantâneo, e o sucesso ou fracasso podem acontecer literalmente de um minuto para o outro. Por fim, tratar bem o cliente e monitorar suas reações e mensagens é essencial.

Estratégia de e-mail marketing: computador visto de cima, com uma mão masculina sobre o teclado.
A preocupação com o e-mail marketing começa com o entendimento do público e acaba com a medição e controle dos resultados.

Inbound marketing e social media

A metodologia do Inbound Marketing é um novo meio de comunicação que se relaciona com o público por meio de um conteúdo relevante. Ele se baseia em um relacionamento de aproximação do cliente em virtude da confiança. E isso pode acontecer por e-mail, usado em larga escala para a interação com a audiência.

Você pode estar se perguntando porque usar e-mail marketing em vez das consagradas redes sociais, certo? E a gente responde que uma ferramenta não exclui a outra. No caso do e-mail, ele faz muito sucesso por ser totalmente customizável. É possível deixar o conteúdo totalmente com a cara do seu negócio e ali estabelecer uma conversa mais próxima e leal.

Portanto, com um alto alcance, criação flexível e ROI alto (do inglês Return on Investment ou Retorno do Investimento, em português), ele tem tudo para seguir firme e forte.

E aí, o universo do e-mail marketing ficou mais claro para você? Aliás, nós já falamos sobre o tema por aqui. Nesta matéria, ensinamos 5 truques para aumentar a taxa de abertura do e-mail marketing da sua empresa.

Além disso, aproveite para ver como o assunto do e-mail é determinante para o sucesso do e-mail marketing. Então, fique de olho em nosso conteúdo para deixar sua empresa cada vez mais atualizada!

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