Aprenda a preparar o seu negócio para a era mobile

Confira 12 passos essenciais para deixar a sua empresa totalmente otimizada para a era mobile

14/10/2019 às 9:00

Neste artigo, você vai ver uma lista do que deve ser levado em conta no seu negócio para atender às necessidades da era mobile. Você vai conferir também os principais dados e tendências do setor e o que deve fazer para não ficar de fora desse movimento.

É cada vez maior o número de aparelhos celulares no mundo. Só no Brasil, existem 230 milhões de smartphones em uso, de acordo com a 30ª edição da Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

Era mobile: mulher segurando um celular à noite.
Número de usuários de smartphone é cada vez maior: a era mobile já é uma realidade.

Além disso, o acesso democratizado à internet tem aumentado, sobretudo no mobile. E o que isso implica para as empresas? Mais oportunidades de negócios!

Uma coisa é certa: os dispositivos móveis ocupam um lugar consolidado na vida das pessoas. É muito difícil imaginar o mundo que vivemos sem celulares, sobretudo sem esse acesso fácil e rápido a informações. Inclusive, tal realidade pede uma nova maneira de olhar para o mercado e para as relações comerciais.

Para entender esse cenário, é importante conhecer o conceito chamado de mobile only (ou dispositivos móveis apenas, na tradução livre). Isso quer dizer que criar conteúdo, promoções e interações para celulares passou a ser prioridade para empresas de diferentes tamanhos e setores. Ou seja, os smartphones aparecem primeiro na lista de prioridades, à frente de desktops ou outras mídias. 

Era mobile: menina mexendo no celular sentada à mesa, com um copo de café em frente.
A sua empresa precisa chegar aonde o consumidor está.

Funciona como um efeito cascata. Pense bem: onde as pessoas estão? Qual dispositivo acessam mais? Portanto, faz todo o sentido concentrar esforços nesse canal. Certamente há mais oportunidades de negócio. De acordo com um relatório divulgado pela Ebit/Nielsen, mais de 42,8% das vendas em e-commerce foram feitas por celular somente no mês de janeiro de 2019. Isso porque o aparelho garante ao consumidor acesso livre e rápido ao que quiser. Ou seja, pode comprar um produto a qualquer hora e em qualquer lugar.

De acordo com dados do site Search Engine Watch, cerca de 80% das buscas feitas por celulares acabam em compra. Ou seja, criar uma loja virtual é um requisito fundamental para fazer o seu negócio ter mais chances de crescer e vender. No entanto, além de abri-la, é preciso garantir que esteja otimizada para o mobile. E é isso que ensinamos a seguir!

Como deve ser a sua loja virtual na era mobile

Mas como otimizar o seu site para smartphones? O que isso significa na era mobile? Otimizar nada mais é do que oferecer a melhor experiência para o usuário. Para isso, criamos abaixo o “mapa da era mobile”, com dicas essenciais para quem deseja moldar a empresa a esse cenário. Basta seguir os passos e dar boas-vindas aos novos clientes!

Passo a passo

  • 1 – Design: é essencial que o seu site seja pensado para o mobile ou então que seja responsivo (ou seja, funcione em diferentes dispositivos, sem perder qualidade em nenhum deles).
  • 2 – Menu: opte por um menu mais curto, com categorias separadas. Informações em excesso podem atrapalhar a navegação.
  • 3 – Acesso: precisa ser rápido, sobretudo na página principal (o cliente deve conseguir voltar para a homepage de onde estiver. Ou seja, o botão precisa ser visível e acessível).
  • 4 – Busca:  o campo deve ser visível e estar em destaque.
  • 5 – Investir em buscas inteligentes: deve haver funções como completar a frase automaticamente e correção de erros de ortografia (para tornar o processo mais rápido e evitar desistências).
  • 6 – Implementação de filtros: é essencial na busca, principalmente para facilitar a vida do consumidor.
  • 7 – Conteúdo e design: devem estar alinhados com a versão do site para desktop. Assim, tem-se uma identidade visual.
  • 8 – Facilidades: permitir a compra como visitante e oferecer benefícios ao se cadastrar na página.
  • 9 – Cadastro: para tornar a experiência mais simples, ofereça o login social (por meio de plataformas como Facebook e Google).
  • 10 – Clareza: tenha claras as informações de endereço e dados pessoais para que o consumidor não se confunda e preencha dados errados em algum dos campos.
  • 11 – Conteúdo: ofereça um conteúdo que o consumidor tenha acesso fácil às informações sem precisar usar o zoom para ler alguma coisa.
  • 12 – Imagens: ofereça a opção de aumentar as imagens dos produtos que serão visualizados para a compra. Tudo isso melhora o acesso do consumidor e a sua experiência de compra, favorecendo as vendas e o negócio.

Veja por que o mobile é essencial para e-commerces!

Era mobile: grupo sentado no metrô. Todos estão mexendo no celular.
Sites de fácil acesso são imprescindíveis.

Tendência real oficial

Essa mudança, que já está no nosso presente, nos leva cada vez mais rápido para um novo caminho: a transição da era do mobile only. Nesse cenário, os usuários usam apenas os celulares para acessar a internet.

Diante desse contexto atual, que deve movimentar cerca de 103 bilhões em 2020, de acordo com a pesquisa Perfil do Consumidor Online, feita pelo Paypal, ter um conteúdo otimizado para essa plataforma é fundamental. E o resultado disso tudo? Crescimento e sucesso para a sua empresa.

Menina mexendo no celular enquanto o carrega em uma tomada.
Ficar de fora da era mobile é garantia de mau negócio.

E aí, gostou do conteúdo? Então, aproveite para conhecer três ferramentas com as quais você pode testar a versão mobile do seu site.

Além disso, conheça todas as vantagens de garantir uma boa experiência para o usuário que navega pelo smartphone.

Para finalizar, se o seu foco são as vendas, veja qual é a melhor opção: uma loja virtual ou um marketplace.

No mais, fique conosco para ter acesso a outros conteúdos semelhantes! Agradecemos a leitura e até a próxima!

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