Equipe: 8 maneiras de estimular o aprendizado no trabalho

Veja maneiras de capacitar a sua equipe sem desembolsar nada para isso. Confira agora para saber as ações mais indicadas e como implantá-las na sua empresa!

01/02/2019 às 9:00

Garantir que a equipe se sinta estimulada para aprender sempre é essencial em qualquer negócio. Afinal, todo tipo de conhecimento é sempre importante para garantir bons resultados, uma vez que o time responsável por tirar os projetos do papel e dar vida a produtos e serviços que foram idealizados inicialmente. Daí a importância de estimular reflexões, apresentar novidades, discutir tendências e, principalmente, tirá-los definitivamente da zona de conforto.

Cabe ao gestor executar esse tipo de tarefa. Por isso, você deve criar palestras, chamar convidados e fazer atividades em equipe sempre que possível. O problema, no entanto, é quando a vontade de fazer esse tipo de ação esbarra em um problema comum, sobretudo no início da jornada empresarial: a falta de verba disponível para tal.

Veja como treinar sua equipe.

Aproximar os colegas de trabalho é uma boa maneira de distribuir conhecimento entre eles.

Porém, mesmo sendo classificada como uma dificuldade, essa questão não pode ser encarada como um impedimento. O motivo? Há métodos alternativos – e bastante eficientes – de estimular a troca de conhecimentos sem desembolsar nada. Quer saber como? Listamos todas as dicas a seguir.

1-) Dança das cadeiras

Uma boa forma de estimular o aprendizado entre os membros da equipe e, sobretudo, mostrar aos colaboradores a importância de todas as áreas da companhia é convidá-los a viver a rotina de outras áreas. Para isso, crie um rodízio de profissionais e de setores. Uma vez por mês, cada um irá trabalhar um dia inteiro em uma equipe diferente.

Veja como treinar sua equipe.

Promova rodízios entre todos os setores para que as áreas se conheçam e possam trocar informações.

Esse tipo de ação é uma maneira totalmente gratuita de oferecer uma visão mais ampla do negócio e ainda reforçar a importância de se trabalhar em equipe. Além disso, também garante uma integração maior entre as áreas. Assim, todos se conhecem melhor e, dessa forma, podem trocar mais na rotina.

2-) Palestras dos profissionais da equipe

Crie um evento mensal no qual um colaborador da equipe deve escolher um tema que goste para falar sobre ele para os outros colaboradores da empresa. O funcionário, então, deverá preparar uma apresentação e terá um tempo específico para mostrar seus conhecimentos sobre o assunto.

Veja como treinar sua equipe.

Estabeleça periodicidade para os membros da equipe fazerem palestras sobre assuntos que gostam.

Além de levar informações importantes para toda a equipe, a atividade ainda ajuda a desenvolver as habilidades de comunicação, que são tão importantes no universo empresarial. Proponha um rodízio de profissionais e temas. Outra dica: também estabeleça uma periodicidade para garantir que todos participem.

3-) Chame convidados próximos

Você certamente tem um amigo na sua área que sabe falar bem e tem muitos conhecimentos para passar. Então, mande uma mensagem agora mesmo para ele convidando a fazer uma palestra na sua empresa. O contato próximo garante uma economia importante: depois você paga um jantar para ele e fica tudo certo!

Veja como treinar sua equipe.

Acione a sua rede de contatos para convidar palestrantes.

Com isso, seus colaboradores irão aprender mais sobre as áreas escolhidas e ainda terão a visão de alguém de fora, o que é bastante importante para o crescimento profissional e pessoal. Estabeleça também uma periodicidade para esses encontros. Busque todos na sua rede de contatos – pode ter certeza que haverá muitos profissionais com uma bagagem que possam contribuir com a sua equipe.

4-) Fique de olho nas videoaulas disponíveis

Na internet há muitas escolas e plataforma que oferecem cursos totalmente gratuitos. Por isso, é importante ficar de olho nesses canais para detectar se irá aparece algum tema relevante para a sua equipe. Quando isso acontecer, não guarde isso para você. Faça um informativo e divulgue para toda a empresa.

Além disso, para estimular que todos façam e tenham boas notas no curso, proponha recompensas aos melhores colocados. Um dia de folga, por exemplo, pode ser um fator estimulante.

A Udemy, por exemplo, é uma plataforma que reúne aulas de diferentes assuntos. Para encontrar as gratuitas, vá em “Filtro” e selecione essa opção. Há cursos bem completos e interessantes.

Veja como treinar sua equipe.

Interface da Udemy, que disponibiliza diversos cursos gratuitos.

5-) Novatos supervisionados

Quando algum funcionário chegar, selecione alguém da sua equipe para ser o “supervisor” desse novo colaborador durante um período pré-estabelecido (pode ser uma semana, por exemplo). Então, esse profissional será o responsável por passar todo o conhecimento obtido durante o tempo de trabalho e treinar o novo integrante da equipe.

Além de ser uma boa ideia para quem está chegando, uma vez que terá alguém totalmente dedicado a ensinar o trabalho, também irá contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes no veterano, como gestão, comunicação e integração.

Veja como treinar sua equipe.

O programa de “supervisionar novatos” pode ser uma boa maneira de desenvolver habilidades na equipe.

Faça um rodízio para garantir que todos os membros da equipe sejam “supervisores” pelo menos uma vez. Essa participação de todos é essencial para garantir um bom treinamento.

6-) Visitas a empresas parceiras

Faça uma lista das empresas parceiras. Em seguida, identifique quais delas podem oferecer conhecimentos relevantes para os seus colaboradores. Depois de analisar, entre em contato com o parceiro responsável e verifique se existe a possibilidade de fazer uma visita guiada do seu time.

Veja como treinar sua equipe.

Promova visitas a empresas parceiras e garanta conhecimento à sua equipe.

Assim, todos poderão conhecer o funcionamento de outra companhia, trocar informações com membros das equipes e, dessa forma, somar conhecimentos. Tais encontros podem ser trimestrais. Para não deslocar o time inteiro de uma vez, crie grupos e proponha um rodízio entre eles.

7-) Promova ações internas

Reúna a equipe e proponha um tema específico. Então, sugira que todos os integrantes falem o que sabem sobre determinado assunto. Assim, promove-se uma troca rica de informações e todo mundo fica atualizado. Essa é uma das possibilidades de ações internas que podem ser realizadas sem nenhum custo.

Outra possibilidade: promova um dia de feedbacks. Peça para todos os colaboradores escreverem em um papel o que acham dos seus colegas. Com os resultados em mãos, os profissionais conseguem identificar o que têm feito de positivo e em quais pontos conseguem melhorar. Além disso, é uma forma simples de integrar toda a equipe.

😎 Crie uma newsletter com as principais novidades do setor

Você gosta de se informar? Então, passe esse hábito para todos os integrantes da sua empresa. E é simples fazer isso. Selecione os links de notícias que você costuma ler todos os dias. Em seguida, acione a equipe de arte para criar uma identidade para a newsletter. Pode ser algo editável, que te permita incluir novas reportagens a cada semana.

Assim, você mesmo pode fazer o trabalho e disparar internamente. Dessa maneira, a sua equipe ficará sempre bem informada e antenada. Simples assim!

Veja como treinar sua equipe.

Mande uma newsletter para seus colaboradores, com dicas de cursos, novidades e tendências do setor.

E aí, o que você achou das dicas? São atividades simples que podem ser colocadas em prática agora mesmo no dia a dia da sua companhia. Basta ter criatividade, uma boa rede de contatos e disposição para fazer cada integrante da sua equipe crescer sempre, mesmo não disponibilizando uma verba específica para isso.

Aliás, como falamos, tudo isso depende de você, gestor. Inclusive, fizemos uma matéria que vai te ajudar nessa empreitada: falamos sobre boas práticas para a gestão de equipes.

Outra boa leitura: saiba como identificar bons profissionais para trabalhar no seu time de marketing digital. E, como sempre, continue conosco por aqui no Blog Vivo Empresas para mais conteúdos como esses! Até a próxima leitura!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio