Veja como é possível engajar clientes com conteúdo de qualidade

Para aumentar a visibilidade das marcas, vale testar várias estratégias. Mas todas devem engajar e tornar a marca relevante.

21/06/2019 às 9:00

Neste artigo sobre como engajar pessoas por meio de conteúdo disponível na internet você verá:

  • Quais são as principais tendências do setor.
  • O que deve ser levado em conta na fase de planejamento dos conteúdos.
  • Quais quesitos devem ser avaliados antes, durante e depois das campanhas divulgadas.
  • A importância de um bom conteúdo para a estratégia da sua empresa.

A internet é uma realidade muito presente na vida dos brasileiros. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de domicílios com acesso à web cresceu 75% de 2016 para 2017.

Nesse sentido, o celular continua sendo o principal dispositivo para conexão, responsável por 98% dos acessos. Engajar esse público cada vez mais conectado e dividido entre tanta informação é o desafio de hoje, conforme a fundadora e CCO do YouPix, Bia Granja, durante palestra na Campus Party 2019.N

Engajar com conteúdo: fundo com uma cor sólida e desenhos à sua frente.
Ser autêntico e respeitar o público em primeiro lugar são essenciais para uma criação legítima de conteúdo.

Engajar nas redes sociais

A pesquisa do IBGE mostra ainda que o principal uso da internet no Brasil é para enviar mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos. Entre eles estão as redes sociais como Whatsapp, Facebook e Instagram.

Quem pensa em criar conteúdo comercial para essas redes, precisa articular muito bem o planejamento e a estratégia. Além disso, é preciso se atentar majoritariamente para o público.

Ao longo do tempo, a internet deixou de estar ligada aos jovens para atingir todas as faixas etárias. O número de idosos conectados, por exemplo, cresceu bastante e, com isso, a produção de conteúdo sofreu influência.

Veja como é possível engajar clientes com conteúdo de qualidade.
Aumento do número de smartphone mudou a forma de se fazer conteúdo.

Ainda na visão de Bia, com o boom de celulares em rede a partir de 2013 e a diminuição dos valores dos planos de dados, muito mais gente ficou ávida por consumir conteúdo online.

A internet se tornou muito poderosa ao longo do tempo à medida em que deixou de ser um privilégio de poucos. Sem dúvida, estamos conectados o tempo todo. Não apenas no trabalho, mas também nas redes sociais – tudo na palma da mão.

Informação e visibilidade inédita para todos

Nesse sentido, a informação se tornou horizontal. Aliás, ela deixou de fazer parte de uma hierarquia. Por consequência, grandes grupos criadores de conteúdo perderam espaço. Ou seja, até hoje tentam se reerguer e conquistar a atenção do público.

Nessa fileira entram os canais de televisão, estações de rádio, jornais e revistas. Estes últimos, aliás, foram os que mais sentiram o baque da transformação digital. Fato é, que com esse acesso à internet liberado, não precisamos esperar mais pelo lançamento de um clipe na TV, ou ver as fotos de um desfile na revista. Está tudo exposto imediatamente, em tempo real.

Veja como é possível engajar clientes com conteúdo de qualidade.
61% dos millenials afirmam que podem influenciar a cultura popular por meio do que mostram em suas redes sociais.

Seja como for, hierarquia tem hoje muito mais a ver com visibilidade do que poder. Todos podem ter seu espaço de fala, e se direcionar para aqueles que são do mesmo nicho.

De acordo com Bia, tudo é bem diferente de antigamente, quando existia um comportamento de massa e os gostos eram mais ou menos parecidos. As pessoas eram obrigadas a consumir as mesmas coisas, porque o conteúdo era muito restrito. Por mais que houvesse esforços, existia pouca variação de produção de narrativas e se consumia o que estava disponível.

Todo mundo produz conteúdo

Deixamos de ser mera audiência e passamos a ser protagonistas. Todo mundo é uma espécie de mídia em si. Dessa forma, as redes sociais propiciaram que todos pudessem ser produtores de conteúdo. O que postamos lá se transforma em fatos midiáticos e todos podem se tornar influencers em seus segmentos.

Sendo assim, a imprensa controla cada vez menos a informação. Todos são criadores de conteúdo. Certamente existem muitas pessoas produzindo materiais, e com isso, alguns se assemelham. Como resultado, a concorrência fica acirrada. Para se destacar é preciso um diferencial. Algo que transforme sua mensagem em algo único, que se destaca na multidão.

Use o marketing de conteúdo para impulsionar os seus negócios

Conheça sua persona e todo o universo dela

Além disso, é essencial conhecer a persona da marca. Ou seja, para quem deseja vender ou alcançar. Trata-se de um perfil fictício, com a descrição de idade, hábitos, formação e local de residência, entre outras características. Quando a marca conhece bem com quem está falando e aborda assuntos relevantes  as chances de ter retorno com o conteúdo é muito maior.

Jogo de dardos. Veja como é possível engajar clientes com conteúdo de qualidade.
É possível estudar bastante o cliente para garantir um conteúdos de qualidade.

Os melhores textos são aqueles que citam exemplos práticos e fazem o público se conectar com a realidade da marca e a sua própria realidade. E a técnica chamada de SEO (Search Engine Optimization) pode ajudar muito na busca desse público. Veja como nesta matéria.

Além disso, a fundadora do YouPix aconselha a deixar o conteúdo leve e em um fluxo natural e fácil de ser entendido. Assim, é importante destacar termos importantes, dividir todo o texto em intertítulos, evitar longos parágrafos e deixar tudo muito visual.

A inserção de imagens e a construção de um design apurado e com a cara da marca valoriza todo o conteúdo. Da mesma forma, formatos diferenciados também enriquecem o conteúdo. Vale testar vídeo, infográfico, quiz e outros.

O verdadeiro poder está em engajar. Deixou de ser da imprensa e passou a ser de cada pessoa. Ou em uma comunidade de pessoas engajadas em torno de um assunto.

Os algoritmos são informados sobre todos os assuntos e conversas que temos nas redes sociais. Aliás, quanto mais as pessoas são engajadas em um determinado assunto, mais o algoritmo aparece. Isso tudo define um “creator“, um criador de conteúdo digital.

Veja como é possível engajar clientes com conteúdo de qualidade.
O YouTube é apenas uma das redes possíveis de produção de conteúdo. É preciso explorar muito mais. E ser nativo.

Autenticidade para criar um conteúdo único

Assim, cada vez mais, a forma tradicional de fazer publicidade perdeu espaço. As marcas buscam respaldo na criação de conteúdo. Agências de publicidade, produtoras de audiovisual e outros meios tradicionais de comunicação estão precisando se readequar para chegar a essas novas linguagens. Porém, já que esses meios perderam espaço e hoje todo mundo faz conteúdo, como se destacar nesse meio e engajar?

Segundo Bia, ser autêntico é o primeiro passo. Mas esse é um atributo percebido pelas pessoas, e não construído. Ser real e significativo transformam o conteúdo e se torna visível. Para tudo precisa de um ângulo diferente, um contexto novo e original em essência.

Veja como é possível engajar clientes com conteúdo de qualidade.
Sempre pense nos seguidores/clientes antigos. Não foque apenas em conseguir novos.

Um grande erro dos criadores de conteúdo é se esforçarem muito para conquistar novos fãs e se esquecerem dos antigos. As palavras-chave se tornaram imprescindíveis e você precisa conhecer melhor. Mostramos aqui.

Fazer conteúdo digital é uma maratona e pode ser bem cansativo. Até porque cada rede social deve ter uma abordagem diferente. Facebook é uma rede de conversa. Twitter é um ótimo lugar para iniciar novos movimentos. Instagram é a rede mais fácil de ser usada e convidativa. Lá estão acontecendo os melhores exemplos. Por fim, é preciso criar uma linguagem própria conforme os formatos disponíveis.

E aí, o que achou das dicas passadas pela Bia Granja? Pronto para engajar seus clientes com conteúdo de qualidade? Então, saiba como encontrar e usar as palavras-chave no conteúdo da sua empresa. Até a próxima!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio

Para aumentar a visibilidade das marcas, vale testar várias estratégias. Mas todas devem engajar e tornar a marca relevante. Este post vai mostrar como.