Descubra os 5 segredos de ouro para engajar seu cliente!

Quer saber como deixar o cliente ainda mais envolvido com a sua marca? Confira essas dicas para aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais!

04/09/2018 às 8:10

O consumidor hoje é digital. E o grande desafio das empresas é garantir o engajamento com esse consumidor, de maneira cativante, genuína e continua.

Afinal, apenas impactar a clientela já não basta mais. Com presença constante nas redes, alcançar o consumidor já não é mais suficiente. É necessário ir além, tornar esse cliente um defensor da marca, para que ele possa levá-la para outras pessoas. No entanto, como fazer isso de maneira efetiva?

 

Engajamento: os 5 segredos para envolver seu cliente.

Qual a chave do sucesso para o engajamento nas redes sociais?

É fato que o modo como as empresas se comunicam com seus consumidores mudou. Se antes funcionava como uma via de mão única, onde a loja anunciava e o cliente comprava, hoje o cenário é outro. É primordial estabelecer uma conversa, criando uma relação com a clientela. E aí se garante o engajamento.

Um dos grandes erros das estratégias de engajamento é partir para abordagem agressiva. Quando se navega pelas redes sociais os anúncios que pipocam por lá costumam ser massivos. Esses anúncios não cativam o consumidor, pelo contrário, podem até irritar e incomodar.

Por isso, para iniciar uma conversa que seja relevante e leve ao engajamento, é preciso ir por outro caminho. A seguir, confira 5 segredos de ouro para engajar seu cliente.

5. Se inspire nos cases de sucesso

Cases de sucesso são ótimos, pois nos mostram exemplos de estratégias que deram certo e podem servir de inspiração.

No meio digital, é preciso entender o momento certo de iniciar uma conversa e saber levá-la dentro do contexto do momento. Ou seja, é necessária uma estratégia de engajamento que dê espaço para a improvisação e a tomada de decisão imediata.

Desse modo, quando pensamos em ações que deram certo e se tornaram cases de sucesso, é preciso vê-las sob esse viés. Quer alguns exemplos?

Para a divulgação de um festival de música que aconteceu recentemente, Bradesco, Doritos e Chevrolet Onix iniciaram uma conversa nas redes sociais. O diálogo entre as marcas foi levado de maneira natural, o que chamou a atenção dos consumidores. E fez eles entrarem na conversa.

A Netflix é um ótimo exemplo de marca que sabe estimular o engajamento.

A Netflix é um ótimo exemplo de marca que sabe estimular o engajamento.

Outro exemplo pontual é a comunicação da Netflix nas mídias sociais. A empresa já é famosa por seu tom próximo e irreverente, e sempre consegue engajar seus consumidores por meio de publicações divertidas. Assim, mais do que clientes, as pessoas viram fãs da marca!

Um exemplo prático dessa estratégia foi a divulgação da série “Super Drags” através de um vídeo nas redes sociais da empresa. Ao adotar a linguagem do público e trazer para a página os rumores sobre o seriado de uma maneira divertida, a Netflix conseguiu gerar uma conversa.

E esses fãs fizeram sua parte, ao divulgar o programa através de compartilhamentos e comentários. Isso é engajamento!

Saiba como atender seus clientes no período de férias

4. Deixe seu conteúdo mais visual

Publicações que apelam para o visual, como GIFs, imagens e vídeos, tem um apelo muito maior para o consumidor. Por isso, embora seja mais simples apenas compartilhar textos e links, é importante saber que um conteúdo mais visual é mais impactante.

Ou seja, o ideal é que você tenha em seu cronograma de publicações um espaço reservado para o conteúdo visual. Isso pode vir na forma de fotos, GIFs e vídeos.

Conteúdos como esse engajam mais, além de serem uma boa forma de diversificar os formatos utilizados nas suas páginas.

3. Use formatos que chamam a atenção

Aliás, falando em formatos, você sabe quais são os formatos que causam maior engajamento nas redes sociais?

Atualmente, o vídeo é formato mais eficiente em engajar o público nas mídias digitais. No Twitter, é o conteúdo mais compartilhado, inclusive. Seguido das fotos e dos vídeos.

Ou seja, o conteúdo visual é indicado se você quer chamar a atenção da sua clientela.

Engajamento: os 5 segredos para envolver seu cliente.

Use imagens que chamem a atenção do seu público!

Dentro desse contexto, é preciso entender algumas regrinhas para que o seu vídeo seja um sucesso. Procure publicá-lo como conteúdo nativo (sem usar link de redirecionamento). Assim, o cliente pode dar play e assistir imediatamente, sem sair da página.

Além disso, é importante fazer com que sua duração não seja longa demais. Portanto, dois minutos é mais do que suficiente. Além disso, o vídeo precisa ter legendas. Como ver vídeo sem som no celular é uma prática muito comum, assim é possível assistir e compreender o conteúdo mesmo sem som.

2. Aposte em textos que cativam e emocionam

Conteúdo visual é importante, porém não se sustenta sozinho. Para que suas publicações sejam relevantes, você precisa garantir que o texto que as acompanha seja cativante. Desse modo, é essencial que você use as legendas dos seus posts para aumentar o engajamento nas redes sociais.

Seus textos precisam mostrar com clareza os benefícios do seu produto e serviço, além de provocar a curiosidade do cliente. Tudo isso em um tom simpático e amigável, claro.

Engajamento: os 5 segredos para envolver seu cliente.

Seu conteúdo deve cativar o público!

Além disso, ajuda a aumentar o impacto se você usar algum CTA (call to action, algo como “chamar para a ação” em português). Os CTA induzem seu cliente a agir, seja interagindo, seja comprando seu produto.

Por exemplo, para gerar engajamento, o seu CTA pode ser pedir para que seus fãs curtam, compartilhem ou comentem a publicação da sua página.

Por fim, é interessante também incluir hashtags em suas legendas. Elas são ótimas ferramentas para ajudar seu conteúdo a ser encontrado. No entanto, tenha apenas cuidado para não usar hashs demais ou fora de contexto.

1. Comece você a conversa com o seu cliente

Todas essas regras não adiantam se, no entanto, você não chamar o seu cliente para a conversa.

É preciso que a marca tome a iniciativa para estabelecer o diálogo com seus clientes. Nas redes sociais, isso pode ser feito através de joguinhos, pesquisas e questionários. Tudo, é claro, de maneira divertida e leve, que convide o consumidor a participar.

Engajamento: os 5 segredos para envolver seu cliente.

Converse com seu público como se estivesse em uma conversa com um amigo.

Estimule a conversa, responda e interaja. Essa é uma maneira excelente de saber o que seu cliente pensa, como ele age e o que ele espera da marca. Assim, você garante mais insumos para poder fazer um conteúdo cada vez mais alinhado com a identidade do seu consumidor.

Além disso, sorteios e competições também são uteis para gerar engajamento e trazer mais pessoas para a sua página. É preciso, porém, ter cuidado novamente para não fazer nenhuma promoção muito invasiva, o que pode acabar afastando o público.

Conclusão para ter engajamento

Hoje o consumidor é bombardeado diariamente por um grande montante de informações, o que faz com que seja mais difícil impactá-lo. Assim, um dos maiores desafios para as marcas é não só se mostrar presente, mas estabelecer uma conversa com o público e gerar engajamento.

Engajamento: os 5 segredos para envolver seu cliente.

O engajamento pode fazer muito pela sua marca. Que tal começar agora?

O engajamento é fundamental para o branding de uma empresa, sendo uma das prioridades na estratégia de redes sociais de uma marca. Conquistá-lo não é fácil e nem acontece da noite para o dia. No entanto, com as dicas apresentadas aqui, você pode começar a planejar seu conteúdo de modo a fazer dele a maior ferramenta para cativar seu público.

Assim, você garante o engajamento dos clientes com a sua marca e torna a presença da sua marca ainda mais forte nas redes. Continue com a gente para mais artigos como esse!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
mídias sociaisTendências
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio