Empresa 4.0: o que é e como se preparar

Empresa 4.0: entenda o conceito, conheça as vantagens e saiba como preparar o seu negócio para ter sucesso nessa nova era industrial. Confira!

13/05/2019 às 9:00

Empresa 4.0 é uma expressão que tem se difundido nos últimos anos. Mas você sabe do que se trata? Então, aproveite este texto para entender melhor essa realidade e conhecer as vantagens de ser uma empresa 4.0. A ideia é conversar sobre o status desse modelo e como você pode se preparar para a nova era dos negócios. Vamos lá!

Começamos relembrando as três primeiras fases da Revolução Industrial e seus marcos. A primeira ocorreu no século 18, quando as energias a vapor e hidráulica e também a mecanização despontaram. No século 19, a segunda fase se deu a partir do surgimento da eletricidade, da linha de montagem e da produção em massa.

Empresa 4.0: Diagrama contendo ilustrações e datas referentes às fases da Revolução Industrial.
As quatro fases da Revolução Industrial em ilustração da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Já os computadores e a automação marcaram a indústria 3.0. E agora, estamos adentrando a quarta fase. Isto é, a indústria 4.0, que enfatiza a tecnologia, mas com avanços que vão além da automação. É a hora do uso intensivo de dados, das relações em rede, dos sistemas ciberfísicos.

Hoje, a tecnologia digital abarca praticamente todos os aspectos da nossa vida. Portanto, a indústria 4.0 preconiza um novo modelo de negócios. Nele, a produção se torna cada vez menos distante do consumidor final. E isso significa que caminhamos para o pleno desenvolvimento da Inteligência Artificial, da Internet das Coisas (IoT) e mais.

Mudar processos, estratégias e rotinas

Em todo o mundo, a emergência da indústria 4.0 vem alterando profundamente processos, estratégias e rotinas. A manufatura passa a ser automatizada, o cliente final se aproxima e sensores ajudam a rastrear tudo.

No Brasil, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) informou, em 2018, que menos de 2% das organizações estão envolvidas com esse conceito.

Entretanto, em seu site, a instituição estima que a redução de custos industriais no país, com a migração para o conceito 4.0, será de no mínimo R$ 73 bilhões ao ano. Assim, a indústria nacional tende a evoluir nessa direção.

Empresa 4.0: Mão humana e mão robô tocando uma bolha repleta de dados computacionais.
Ser uma empresa 4.0 é essencial para quem deseja se destacar no mercado.

Estamos falando da indústria, mas o conceito de empresa 4.0 tem total compatibilidade com essas mesmas características. Agora, a cadeia do negócio deve ser vista como um todo, integrando tudo de ponta a ponta. E com o uso massivo de dados, a inovação passa a ser buscada em todas as áreas, não apenas pela TI ou pelo setor de pesquisas e desenvolvimento.

Então, como preparar o seu negócio para esse momento 4.0? Se você pensou em transformação digital, está na direção correta. Inclusive, fizemos uma matéria recentemente sobre o tema (clique aqui para ler).

Empresa 4.0 e o futuro dos negócios

No mundo altamente conectado em que vivemos, a comunicação entre as pessoas e as empresas torna-se mais fácil. Existem diversas ferramentas de colaboração que ajudam a otimizar os fluxos de trabalho (veja aqui quais são as principais).

Além disso, a disponibilidade de informações é maior do que nunca. Fazer mais gastando menos, criar produtos e serviços customizáveis, manter e aprofundar relacionamentos com clientes e fornecedores via mídias sociais são algumas das características de uma empresa 4.0.

Aliás, para aproveitar tudo isso, uma empresa deve desenvolver competências digitais. Elas fazem a diferença para quem quer tomar parte no futuro dos negócios, certo? Isso significa ter capacidade para capturar informações internas e externas com agilidade e analisá-las com inteligência. Assim, captam-se insights importantes que geram novas ideias para resolver os problemas e melhorar o que se oferece. Afinal, o objetivo é entregar sempre mais valor para o cliente.

Ilustrações com elementos da indústria 4.0 e empresa 4.0
Apostar na transformação digital é o caminho para se tornar uma empresa 4.0.

Transformação digital e empresa 4.0

Assim, para trilhar o caminho rumo à empresa 4.0, desde já é preciso que seu negócio invista nesse processo de transformação digital — se é que ainda não começou. E isso deve ser feito de maneira eficiente, com qualidade e constante aperfeiçoamento. Para tanto, uma das primeiras ações é avaliar o grau de maturidade digital da sua empresa.

Deve-se também mapear os fluxos de trabalho, avaliar a automação de determinadas rotinas, estudar grupos de software que possam ajudar a melhorar a comunicação com todos os agentes de interesse. Ou seja, um ambiente colaborativo, com equipes integradas e que conheçam as rotinas, processos e objetivos da empresa, é fundamental para agilizar as atividades e o atendimento aos clientes internos e externos.

Empresa 4.0: Equipe de um escritório olhando para o computador de uma das integrantes.
Um ambiente colaborativo e com uma equipe que trabalha integrada é essencial.

Assim, seu negócio abraça o conceito de empresa 4.0 e ganha velocidade e eficiência. E o melhor: um lugar nas preferências do cliente. Afinal, o consumidor 4.0 tem o poder de decidir suas compras literalmente em suas mãos — ou telas. E para atender e agradar a esse cliente conectado, a empresa também deve ser integrada e conectada.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. E se chegou até aqui, é porque realmente tem interesse em colocar sua empresa nos trilhos para o futuro, certo? Você já conhece as vantagens de contratar cloud? Então confira no texto agora mesmo. Aproveite para saber também como implementar o conceito M2M— sim, estamos falando em automação, eficiência e economia na sua empresa.

Aliás, por falar em redução de custos, saiba também como um servidor em nuvem ajuda a economizar. Então, continue acompanhando nosso blog para ter sempre informação relevante sobre tecnologia, negócios e como sua empresa pode ser mais eficiente e rentável.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio