E2E: como aplicar a segurança de ponta a ponta na sua empresa

Saiba o que é E2E voltado à segurança da sua empresa e garanta uma boa reputação por oferecer um ambiente totalmente confiável!

16/08/2019 às 9:00

Neste artigo sobre E2E (end-to-end) voltado à segurança, você vai entender:

  • O que é o conceito.
  • Como implementá-lo.
  • As vantagens de ser uma empresa que se preocupa com a segurança de ponta a ponta.
  • Quais são os produtos disponíveis no mercado.

Segurança é um assunto muito importante para qualquer empresa. Resguardar seus dados e dos seus clientes, além de garantir que o seu sistema funcione de uma maneira confiável, é fundamental para se obter sucesso e ter uma boa reputação no mercado.

Você já ouviu falar de end-to-end (ou E2E)? Trata-se de um conceito de acompanhamento e controle de toda a cadeia produtiva. E por que falamos disso aqui? Ele pode ser ramificado e aplicado justamente nesse quesito: a segurança. Mas como?

Na verdade, o E2E voltado à segurança significa aplicar ferramentas que garantem um ambiente seguro em todas as etapas da sua cadeia. Por exemplo: desde a compra de matéria-prima ao feedback dos clientes. Tudo deve estar dentro de um ambiente confiável, o que vale para todos os tipos de negócios, sejam físicos ou virtuais. Isso porque a empresa está conectada a uma rede, que sem as medidas de segurança necessárias pode deixar os dados vulneráveis e expostos.

Palavra "Security" e cursor em forma de mão em uma tela de computador.
E2E voltado à segurança significa aplicar ferramentas que criam um ambiente seguro em todas as etapas da sua cadeia.

IoT e segurança E2E

Estamos imersos no que se chama IoT (sigla para Internet of Things, em inglês, ou Internet das Coisas, em português) e vivemos em um mundo com muitos dispositivos conectados à internet que podem interagir com as pessoas e com o ambiente.

A expectativa é que essas inovações melhorem os processos, reduzam custos e tragam infinitas possibilidades. No entanto, elas também levantam uma nova preocupação com a segurança, já que qualquer dispositivo conectado à internet representa um risco.

Para se ter uma ideia, ele pode ser uma porta para entrada de cibercriminosos. Ou seja, é fundamental se preocupar com a segurança em um mundo completamente conectado e interligado.

Já imaginou se os dados da sua empresa pudessem ser roubados a partir de uma cafeteira inteligente? Assim, a necessidade de cuidar da segurança de uma ponta a outra da cadeia se faz cada vez mais essencial.

Portanto, para acompanhar as mudanças do cenário atual, o mercado disponibiliza soluções capazes de evitar esse tipo de situação. Todas podem – e devem – ser utilizadas para garantir a segurança E2E. Descubra quais são as ferramentas que vão ajudar a garantir a sua tranquilidade e criar um escudo contra possíveis ataques. Curioso? Então, siga a leitura. Te contamos a seguir.

Raios de luzes azuis criam estruturas tridimensionais representando informações interligadas.
Vivemos em um mundo cada vez mais interligado. Assim como os smartphones e computadores, objetos inteligentes também precisam de proteção.

Varredura no sistema de TI

A ideia é unir estruturas digitais e pessoas para fazer uma varredura em buscas de brechas que podem afetar a segurança E2E da sua empresa. A Vivo Empresas, por exemplo, disponibiliza um portfólio completo de soluções de segurança.

Os produtos contam com soluções que são capazes de fazer uma busca a possíveis falhas no sistema, controlar o acesso de colaboradores, filtrar o tráfego que circula entre a empresa e a internet, entre várias outras medidas que vão manter a sua empresa mais protegida a ataques de criminosos.

Portanto, é possível contar com soluções que fazem a proteção dos dados da sua empresa de ponta a ponta, criando conexões seguras com terceiros e garantindo que todas as áreas estão protegidas. Além disso, ainda garantem acesso, em tempo real, ao monitoramento das redes, detectando ameaças rapidamente.

Sabia que a Vivo pode ajudar nessa tarefa? Clique aqui e conheça todos os benefícios do Vivo Vamps

Duas mulheres analisam dados na tela de um laptop.
A Vivo Empresas oferece serviços que disponibiliza equipe física para executar testes in loco.

Cuidado extra

No entanto, é necessário destacar que nenhum serviço de segurança cibernética é capaz de manter a sua empresa 100% protegida de ataques cibernéticos. Portanto, é importante que a empresa possua diversas iniciativas de conscientização dos colaboradores, garantindo que eles tenham uma conduta segura na rede e entendam a importância de adotar algumas medidas de segurança que não podem ser controladas por produtos. Como por exemplo, a importância da adoção de senhas fortes e os perigos de trafegar em sites suspeitos.

E aí, conseguiu visualizar como é importante garantir a segurança em todas as etapas do seu negócio? Portanto, como dissemos anteriormente, ter um ambiente confiável é essencial para a reputação da empresa. Então, visite o site da Vivo para conhecer todas as soluções oferecidas e contratar!

Aliás, aproveite para se informar também sobre a lei de proteção de dados, que influencia diretamente o seu negócio. Até a próxima leitura!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
SegurançaTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio