E-book é arma do marketing digital para atrair clientes

Você já pensou em usar e-book para atrair clientes? Pois a ferramenta é a nova arma do marketing digital. Saiba mais a seguir.

30/11/2018 às 10:30

Qual empresa não pensa em fisgar novos clientes no ambiente digital? Negócios presentes na internet têm esse objetivo como prioridade. Desse modo, investem cada vez mais em diferentes formas de marketing. Uma das ferramentas que ganhou popularidade foi o e-book. Através dele é oferecido conteúdo estratégico como isca para atrair consumidores.

Além de ser uma ferramenta de marketing eficaz, investir em um livro digital não sai tão caro para as marcas, já que a plataforma utilizada para isso é a internet. Dessa forma, apostar na estratégia é uma boa opção principalmente para pequenas empresas.

Entenda a seguir por que a estratégia é eficaz na hora de divulgar uma empresa. Além disso, confira algumas dicas para não errar ao investir nessa ferramenta para fazer marketing digital.

E-book é aliado de empresas.

E-book é aliado de empresas que buscam por novas formas de marketing digital.

E-book como ferramenta de marketing digital

Ao pensar em lançar mão dessa ferramenta, é preciso compreender que oferecer um material de qualidade é um requisito para atrair clientes.

Presidente e CEO da KeySplash Creative, Susan Gunelius afirma que o e-book gratuito é uma ótima forma de marketing de conteúdo, se for relevante ao público-alvo. Ou seja, os consumidores estão dispostos a fornecer informações pela promessa de um material útil. A troca é entendida como boa o suficiente se o e-book for usável ou significativo para eles.

Uma vez que alguém concede um endereço de e-mail para ganhar um livro digital grátis, entra para o banco de dados da marca. Desse modo, a empresa pode fazer marketing de uma forma mais efetiva, mandando mais ofertas relevantes no futuro.

Ou seja, ao invés de jogar dardos em um alvo gigante, ele fica muito menor. Desse modo, se pode mandar para as pessoas apenas ofertas altamente focadas. Falando apenas com pessoas cujos interesses com os quais elas já se identificaram ao fazer download do e-book.

Para Susan, além de a ferramenta ser um jeito de obter perspectivas para dentro do funil de marketing, é algo que as pessoas compartilham. “É um marketing de boca a boca, que coloca a sua marca em frente a um público mais amplo”, avalia.

A executiva ainda salienta que os livros digitais são ótimas ferramentas de geração de leads. Além disso, são também uma forma econômica para convertê-los em clientes.

Como planejar conteúdo estratégico para um e-book

Susan entende que a chave do sucesso é escrever um livro relevante para o público-alvo. Além disso, e explica que o material gratuito não precisa ser longo. Ou seja, de 10 a 20 páginas com informações úteis é um padrão que pode ser usado ao desenvolver o conteúdo.

No entanto, de acordo com ela, não existem regras. É preciso apenas que a empresa tenha certeza de que está oferecendo valor suficiente em troca de um e-mail.

Primeiro, considere o público com o qual está tentando se conectar e, depois, identifique o problema que ele tem e que você pode resolver. Escreva um livro sobre esse problema. Não escreva sobre o seu negócio e como você pode solucionar a questão. Ninguém quer ler uma propaganda em forma de e-book.

Em relação ao conteúdo, Susan também avalia que não é aconselhável conceder todas as informações no material gratuito. “Seu objetivo deveria ser oferecer informação útil. No entanto, não dê tanta ao ponto de os leitores não terem razão para ir até você para mis”, argumenta.

Colocando estratégia em prática

Para colocar a estratégia de marketing em prática, inicialmente, a dica é que a empresa promova o livro digital no site. Além disso, é importante incluir contato e um link para uma página especial. Onde haja uma explicação de como o negócio pode resolver o problema.

Agora que você tem essas dicas em mente, já pode pensar em investir nessa estratégia para sua empresa. Lembre-se: é preciso oferecer conteúdo útil para o público-alvo, instigando a curiosidade dos leitores em seu negócio.

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