5 motivos para promover a diversidade no trabalho

Veja motivos para promover a diversidade e saiba como isso pode ser um dos fatores responsáveis pelo sucesso nos negócios.

18/10/2019 às 9:00

É possível afirmar que a diversidade nunca foi tão discutida. No ambiente corporativo, a necessidade de atender consumidores cada vez mais atentos é, de uma certa forma, um desafio. O significado puro da palavra nos traz a ideia de pluralidade, multiplicidade. Ou seja, a junção de diferentes aspectos que se diferenciam entre si. Portanto, a diversidade pode ser cultural, biológica, étnica, linguística, religiosa, de gênero e raça.

No mundo dos negócios, adotar políticas inclusivas que priorizam uma equipe diversa é um diferencial. Pesquisas apontam que os resultados são positivos em relação ao aumento da produtividade. E principalmente no que diz respeito a um clima organizacional ainda mais saudável e empático.

Diversidade também pode auxiliar na implementação de cultura de inovação. Que nada mais é do que modificação de valores, hábitos e ideias de todos os envolvidos em cada parte do processo dentro das empresas. Aliás, já falamos sobre o assunto aqui no Blog Vivo Empresas, para saber mais basta clicar aqui

Entenda porque diversidade no trabalho é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Entenda porque diversidade no trabalho é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Por que é importante ter diversidade no trabalho?

O ambiente corporativo percebeu uma mudança a partir da ascensão econômica e social de grupos étnicos minorizados. E para lidar bem com a diversidade nos negócios é preciso, antes de desfrutar de todos os seus benefícios, saber implantá-la de maneira eficiente e adequada.

A diversidade reforça a importância de uma política empresarial que retém e contrata a partir da pluralidade dos colaboradores. Além da diversidade de gênero e raça, para ter um ambiente de trabalho mais diverso, pode-se também pensar na inclusão religiosa, sexual, de pessoas com deficiência e idosos.

Entenda por que a diversidade é importante.
A pluralidade dos colaboradores enriquece uma empresa.

Como ter diversidade na empresa?

A predominância masculina e branca dentro das corporações é histórica. Atualmente, apenas 18% das empresas brasileiras são comandadas por mulheres. E menos de 5% dos cargos executivos são ocupados por pessoas negras. Portanto, está mais do que claro de que grupos politicamente minorizados precisam ocupar seus devidos lugares em diferentes áreas.

Para aprofundar ainda mais esse tema, selecionamos 5 motivos para promover a diversidade no ambiente de trabalho. São eles: 

1 – Ambiente mais inovador;

2 – Credibilidade à imagem do negócio;

3 – Comunicação transparente;

4 – Políticas Sociais inclusivas;

5 – Ambiente organizacional empático.

Entenda por que é importante ter diversidade no trabalho.
Hoje apenas 18% das empresas são comandadas por mulheres.

Motivo 1: Ambiente mais inovador

Quanto maior a diversidade da equipe, mais chances de perspectivas diferentes sobre um mesmo assunto. Aliás, a criatividade é cada vez mais potente quando o grupo é formado por indivíduos que compartilham de experiências distintas.

Portanto, um grupo homogêneo provavelmente apresentaria um mesmo ponto de vista. O que se torna pouco colaborativo e favorável para um ambiente inovador. Esse cenário limitador é tudo o que as empresas não precisam.

A habilidade de ouvir o outro e desfrutar de trocas mais empáticas só é possível quando o ambiente é plural. A interação é surpreendente e o respeito a diversidade é colocado a prova de uma maneira positiva.

Em suma, é com esta troca de experiências que a inovação é desfrutada de forma inclusiva. Além disso, atende ao desejo desse novo consumidor que anseia por representatividade.

A empresa por sua vez, tem como papel importante desenvolver habilidades interpessoais dos seus colaboradores. Leia aqui mais sobre o assunto e descubra como estimular os talentos da sua equipe.

Para ajudar na diversidade, a empresa pode incentivar as habilidades interpessoais.
Para ajudar na diversidade, a empresa pode incentivar as habilidades interpessoais.

Motivo 2: Credibilidade à imagem do negócio

Os valores de uma empresa podem ser grandes aliados, tanto no que diz respeito ao poder de decisão de compra quanto na captação de talentos que se identificam com valores praticados pela organização. Aliás, isso é de um valor social tão significativo, capaz de promover mudanças. E até mesmo ultrapassar conceitos tão enraizados por anos no mundo dos negócios.

Chamar isso de estratégia deixa de ser pejorativo a partir do momento em que boas práticas são inseridas dentro de mercados tão competitivos e nada inclusivos. O público está atento e gosta de saber o que as empresas defendem e qual postura passou a adotar. Ou seja, nada fica sem a supervisão do consumidor que está cada vez mais exigente.

A boa imagem de uma empresa pode durar anos, mas tem condutas que podem colocar em risco a credibilidade alcançada. Por isso, incentivar boas práticas entre a equipe pode ser uma ótima solução para manter a reputação. Quer saber mais sobre o tema? Então, confira a matéria completa sobre boas práticas.

Motivo 3: Comunicação transparente

É preciso ir além do discurso. Nada adianta promover campanhas inclusivas sem o respaldo de quem realmente entende do assunto. O Marketing Social tem sua importância. No entanto, para atender grupos nichados, o papel dentro das empresas precisa ser sentido na prática pelos consumidores.

Além de ser algo imprescindível para que o cliente entenda, políticas de diversidade precisam estar conectadas com a realidade. Ou seja, o foco não pode ser puramente o lucro. Não basta ter a intenção, é preciso estar alinhado de fato ao que está sendo compartilhado com o público.

Até porque sem verdade, a comunicação pode gerar uma crise e ter uma repercussão negativa. Abrir mão dos padrões impostos pela publicidade não é suficiente. Portanto, a transparência precisa estar alinhada e a diversidade não pode ser um comportamento forjado e uma política sem responsabilidade.

A diversidade e pluralidade deve ser uma verdade na empresa e não apenas uma jogada de marketing.
A diversidade e pluralidade deve ser uma verdade na empresa e não apenas uma jogada de marketing.

Motivo 4: Políticas sociais inclusivas

A política social da sua empresa começa na hora da contratação. O recrutamento precisa ser coerente com o perfil que está sendo buscado. Portanto, pensar em inclusão durante a formação de uma equipe é ter a diversidade como aliada.

Portanto, essa transformação organizacional é simbólica e envolve mais mulheres, negros, idosos e pessoas com deficiência em cargos executivos e de liderança. E não apenas isso! Aliás, pode incluir o desenvolvimento de programas culturais, palestras e curso que valorizem a prática da diversidade como um todo.

Pense em diversidade desde o momento da contratação da sua equipe.
Pense em diversidade desde o momento da contratação da sua equipe.

Motivo 5: Ambiente organizacional empático

O comportamento de um colaborador dentro de uma empresa nada mais é que um reflexo do convívio em sociedade. Isso pode ser um ponto positivo ou negativo. Por isso, é importante monitorar para garantir que tais minorias sejam realmente ouvidas.

Desta forma, a diversidade não fica só na teoria e a efetividade dessa estratégia pode ser sentida no dia a dia da organização.

Um ambiente de trabalho com diversidade é uma luta recente, mas comprovadamente só traz vantagens internas e externas para o negócio. Aliás, a igualdade de gênero é um exemplo claro, onde já é perceptível mulheres ocupando cada vez mais cargos de liderança.

No entanto, é preciso entender a necessidade de tais mudanças para desfrutar de todos os benefícios que uma organização que preza pela diversidade pode ter.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio