Aprenda a fazer o e-mail marketing perfeito com 7 dicas

Confira quais são as boas práticas do e-mail marketing e veja as está seguindo na sua estratégia.

30/11/2018 às 10:35

Quanto mais variadas forem as ferramentas da comunicação da sua empresa, maior impacto elas terão nas vendas. O e-mail marketing, por exemplo, é um método que, apesar de ter ficado um pouco esquecido devido à praticidade das redes sociais, não perdeu o seu valor.

Trata-se de um instrumento de marketing direto no qual é enviado um e-mail para vários destinatários ao mesmo tempo. Contendo uma mensagem, que pode ser sobre promoções, novidades, comunicado de evento ou quaisquer outros avisos. É um método bastante barato e eficiente de comunicação com os clientes e público-alvo.

Os provedores usados em e-mails domésticos não permitem o envio de uma mensagem para um número muito grande de pessoas. Por isso, normalmente é contratado um serviço especial para efetuar os “disparos” de e-mails promocionais.

Boas práticas de e-mail marketing

A Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd) disponibiliza, em seu site, o Código Brasileiro de Autorregulamentação do Marketing Direto. Além disso, um guia de boas maneiras para o envio dos e-mails, visando incentivar uma conduta ética nessa prática.

Isso quer dizer que você não deve desenvolver e enviar as mensagens de qualquer maneira. “Estas orientações se fundamentam no respeito aos destinatários das ações e, também, no uso adequado da internet. O que certamente contribuirá para as empresas alcançarem os resultados desejados e construírem um relacionamento sólido e de confiança mútua com clientes e prospects”, anuncia a Abemd na sua página.

Descubra por que usar e-mail marketing.

Fique atento na maneira que você se expressa através do e-mail. Lembre-se de adotar boas maneiras.

Antes de produzir um e-mail marketing, portanto, leia atentamente as recomendações e certifique-se de que está adotando as boas maneiras.

Melhorando o seu e-mail marketing

Respeitando os requisitos básicos contemplados na relação de boas maneiras. Principalmente, os de opt in, opt out e frequência de envios, siga as dicas abaixo para obter um melhor aproveitamento das mensagens.

Mailing

Trabalhe para construir um mailing qualificado. Há empresas que vendem listas de contatos de acordo com o perfil que você quer. No entanto, essa não é uma boa ideia. Vale mais a pena ter entre o público que receberá os e-mails somente quem se cadastrou para isso. Pois, permite uma comunicação mais direcionada e efetiva.

Texto

Não seja desleixado na hora de produzir o texto. Não adianta o usuário abrir o e-mail e não clicar em nada porque o texto foi mal construído. Gaste o tempo que for necessário para preparar uma redação caprichada, mas seja objetivo – textos longos logo são descartados.

Assine

Se o seu mailing tem, além do endereço, o nome do destinatário, é possível saudá-lo pessoalmente no início do texto do e-mail. Mas além disso, a dica aqui é assinar com o seu nome – da pessoa, não da empresa. Isso vai aumentar a simpatia pela marca.

Título

Concluído o texto, pense muito bem no título que o e-mail terá – ele será decisivo para pessoa abrir ou não a mensagem. Use palavras como novo, perfeito, garantido, sensacional, rápido, melhor, desafio, última chance e outras – mas tome cuidado para não utilizar aquelas que caem no anti-spam.

Seja objetivo, procure usar menos de 50 caracteres no título. Outra dica é usar o espaço para fazer perguntas atrativas, do tipo “Como preparar o e-mail marketing perfeito?”.

Mobile

Pense e teste como o e-mail será aberto em um aplicativo de smartphone – cada vez mais gente está usando o celular para isso. Alguns softwares de envio de e-mail possuem a funcionalidade de adaptar as mensagens de acordo com o receptor.

Monitore

A última dica é aproveitar as ferramentas do software de envio para monitorar os cliques e índices de abertura do e-mail. Assim, você pode ir tentando, de envio em envio, o que funciona bem e o que não funciona.

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