Design de interface é essencial para o sucesso de e-commerce

Seu e-commerce tem mais chances de dar certo com um design de interface bem planejado e desenvolvido. Saiba como conquistar isso!

30/11/2018 às 10:30

Está pensando em abrir um e-commerce? Uma das primeiras coisas que precisa ter em mente é que, para resultados positivos, não basta apenas ter produtos desejados e preços competitivos. Além disso, é preciso pensar no design da interface. Ou seja, desenhar o seu site e e-commerce com foco na experiência do usuário.

Importância de um bom design de interface

De acordo com Fabrício Teixeira, diretor de design da agência R/GA, boa usabilidade é indispensável para um site dar resultado. “Por um motivo óbvio: as pessoas precisam conseguir chegar até o final do fluxo de compra para que a transação seja concluída”, afirma.

“Desse modo, se a interface é difícil de usar, ele provavelmente abandonará a compra na metade”, acrescenta Teixeira.

Design de interface é essencial para o sucesso de e-commerce.

Um bom design de interface proporciona ao usuário uma experiência positiva ao efetuar compras em seu e-commerce.

Pior do que desistir da transação, ele pode migrar para o concorrente. Da mesma forma que as pessoas têm um supermercado preferido, elas também têm sites preferidos para realizar compras online. No entanto, a diferença é que, no e-commerce, o seu concorrente está a apenas um clique de distância.

Segundo Teixeira, um bom design de interface inclui menu de fácil navegação, boa usabilidade e rótulos que comunicam com clareza o que o usuário vai ver quando clicar a seguir. Além disso, deve ter mensagens de sucesso e erro claras à medida em que o usuário avança no fluxo de compra.

Erros comuns de design de interface

O maior erro quando se fala em design da interface de um e-commerce é não se colocar no lugar do usuário. “Muitas vezes, como designers e programadores, esquecemos que existe um humano do outro lado e que ele precisa se sentir confortável naquele espaço” afirma. Ou seja, o usuário precisa sentir confiança na marca e no site, sentir que está fazendo a melhor escolha e que está sendo valorizado.

Saiba como a personalização do e-commerce pode impulsionar resultados

O designer explica que uma simples mensagem de erro genérica e robótica como “erro 501, a transação não pôde ser processada” pode confundir. Designers têm que ficar atentos para garantir que o consumidor continue seguindo no fluxo de compra. Caso contrário, as taxas de abandono do site aumentarão exponencialmente.

Dicas para a hora de lançar um e-commerce

Se a sua empresa não tem orçamento para um design de interface novo para a loja virtual, sem problemas. Existem soluções prontas, que não exigem investimentos altos e podem dar conta das suas necessidades.

Segundo Fabrício Teixeira, o ideal é testar outras lojas online que usem a mesma ferramenta. Experimente fazer uma compra você mesmo. Sentiu dificuldade em algum passo? As mensagens estavam claras? A empresa oferece ferramentas de suporte pós-venda?

No entanto, se você pode desenvolver uma interface do zero, Teixeira afirma que é essencial ter atenção a todos os detalhes e contratar profissionais qualificados. Acima de tudo, procure saber quem é o seu cliente, o que ele procura quando vem até o seu site. Além disso, quais são suas necessidades, anseios, desejos e aflições.

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