Cultura de inovação: saiba como implantar na sua empresa

Inovar é essencial em qualquer ramo. Por isso, descubra aqui como promover a cultura de inovação na sua empresa e como isso pode te ajudar!

15/05/2019 às 9:00

Neste texto sobre cultura de inovação nas empresas, você verá:

– O que é cultura de inovação.

– De quais maneiras é possível implementá-la nas companhias.

– Quais são as vantagens da cultura de inovação.

A cada segundo acontece algo novo no mundo corporativo. Afinal, vivemos na época das transições e da volatilidade das descobertas. Por isso, olhar para o futuro é fundamental para qualquer companhia. É nesse contexto que a importância da cultura de inovação aparece.

Para entender esse conceito, no entanto, é essencial compreender o que é “cultura organizacional”. Trata-se de um guia. Ou seja, direcionamentos de como deve ser o comportamento dos funcionários, quais são seus valores, como é a dinâmica no dia a dia, no que a companhia acredita e qual é a sua linguagem. Enfim, tudo que a define. 

Dessa forma, a cultura de inovação une o conceito de cultura organizacional ao verbo inovar.  Esta palavra, por sua vez, significa tornar novo, renovar ou restaurar. Ou seja, fazer com que ideias se tornem bem-sucedidas, sejam elas completamente inéditas ou apenas releituras com um toque diferenciado.

Mas se engana quem acha que a cultura de inovação está ligada somente a novidades. Pelo contrário, o seu significado é muito mais amplo e capaz de afetar a empresa como um todo.

A cultura de inovação é uma mudança na cultura organizacional das companhias. Sendo assim, está intimamente ligada à modificação de valores, hábitos e ideias de todos os envolvidos em cada parte do processo dentro das empresas.

Aliás, o objetivo é criar uma nova maneira de se trabalhar, de lidar com problemas, de executar processos e de criar produtos e soluções. Ou seja, um espaço sempre aberto ao novo.

Cultura de inovação: saiba como implantar na sua empresa
A cultura de inovação é uma mudança na cultura organizacional das companhias.

Dicas para implantar a cultura de inovação e como ela pode tornar a sua empresa única

Ao ser aplicada, a cultura de inovação vai mudar os resultados da empresa e o caminho que ela percorrerá até lá. Mas como fazer isso no dia a dia? Como conseguir extrair do papel o conceito e aplicá-lo na sua empresa? Te explicamos aqui!

Primeiro é preciso oferecer ao funcionário um espaço com possibilidades de inovar. Sendo assim, é necessário possibilitar total acesso à informação, estimular que ele faça cursos, busque conhecimento, leia e esteja sempre atualizado. Afinal, todas essas descobertas podem ser convertidas em ideias inovadoras para o seu negócio.

É necessário reconhecê-las, pois um funcionário motivado ajuda a motivar os demais. Além disso, também é fundamental garantir uma boa infraestrutura física. Conforto também favorece a criatividade e a produtividade.

Outra questão importante da cultura de inovação: saber lidar com os erros. Ou seja, é muito importante entender e ajudar seus colaboradores a entenderem que falhas acontecem e que elas podem ser excelentes fontes de aprendizado.

Acima de tudo, a intenção da empresa deve ser voltada para a inovação. Inclusive, a companhia deve estar totalmente comprometida com isso. E os melhores caminhos são abrir espaço para diálogos, trocas, ideias e até para a aplicação de novos procedimentos.

Sem dúvida, essa postura será determinante para garantir uma cultura de inovação que efetivamente trará resultados.

Cultura de inovação: saiba como implantar na sua empresa
É preciso oferecer ao funcionário um espaço com possibilidades de inovar.

O que muda na empresa

Quando bem aplicada, a cultura de inovação vai se tornar um grande diferencial, especialmente em um mercado tão competitivo como o de hoje. Inclusive, ela vai ajudar a sua empresa a se destacar das demais e ganhar espaço.

Além disso, é capaz de criar uma equipe mais unida e que trabalha junto para resolver problemas, sejam eles novos ou já velhos conhecidos. Esse time também será capaz de enfrentar qualquer desafio. Tudo isso com mais confiança e liberdade. Afinal, todos têm uma visão mais comprometida.

Vale ressaltar que uma companhia que aplica a cultura de inovação está mais alinhada com as constantes mudanças do mundo. Dessa forma, será capaz de acompanhar tendências e prever modificações. Isso possibilitará mais sucesso para todos: empresa, funcionários e clientes. O tempo é agora: comece a inovar já.

Cultura de inovação: saiba como implantar na sua empresa

A cultura de inovação pode criar uma equipe mais unida e que trabalha junto para resolver problemas.

E aí, o que achou do tema? Já pensou em efetivamente começar a implantar a cultura de inovação na sua empresa? Saiba que há muitos benefícios. Falando nisso, aproveite para ler uma reportagem sobre como o investimento em tecnologia pode contribuir para a redução de custos na sua companhia.

Além disso, saiba tudo sobre empreendedorismo digital. E continue conosco aqui no Blog Vivo Empresas para ter acesso a mais conteúdos como este!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio