Aprenda a criar um site para a sua empresa em 4 etapas

Ter um site é fundamental. Então, saiba como tirar esse projeto do papel de um jeito descomplicado, sem gastos excessivos para o seu negócio!

13/09/2018 às 8:30

Ter um site é essencial, não importa o tipo de negócio. Atualmente, diversos estabelecimentos mantêm perfis no Facebook ou no Instagram, mas muitas vezes é insuficiente por não ser algo tão personalizado. Por outro lado, na página própria, ficarão concentradas todas as informações sobre a empresa de acordo com a identidade dela.

Aliás, toda vez que um usuário busca pelo nome da companhia, conseguirá localizar os serviços e os produtos disponíveis. Assim, a chance de conseguir mais clientes aumenta. Além disso, é um importante canal para a converter leads (consumidores em potencial) em clientes.

Aprenda a criar um site para a sua empresa.

Criar um site é algo descomplicado. Quatro passos são essenciais para a construção da página.

Para ter uma página, no entanto, não é preciso investir rios de dinheiro ou dedicar meses de trabalho. É algo simples, sobretudo se todos os passos essenciais forem cumpridos adequadamente.

Aliás, o Vivo Construtor de Sites é uma solução que garante o desenvolvimento da sua página de um jeito acessível e descomplicado. A plataforma online resolve todas as etapas para a criação do site, desde a escolha do domínio até a publicação do layout final. São mais de 50 templates disponíveis para personalização e até 10 e-mails (com o tonal de 20GB), tudo incluso nos pacotes contratados. Te ensinamos aqui como fazer!

Comece registrando o domínio

O nome é muito importante para qualquer negócio – e isso também se reflete no site. Então, o primeiro passo é você verificar se o endereço online (com o nome da sua empresa) está disponível. Nunca utilize as versões gratuitas das plataformas, pois isso pode afetar a credibilidade (exemplo: www.vivo.wordpress.com).

Dessa forma, as duas terminações mais recomendadas são o “.com.br” e o “.com”. Para testar a primeira, entre no site da Vivo, na área de domínios. Digite o endereço no campo abaixo e faça o teste.

Aprenda a criar um site para a sua empresa.

Insira o endereço desejado no campo indicado pela seta para saber se o domínio está disponível.

Aliás, com o Construtor de Sites você faz todas as etapas em uma única plataforma. Como dissemos, há, inclusive, mais de 50 modelos prontos e customizáveis, integração com redes sociais, adaptação responsiva e até 20GB para distribuir em 10 endereços de e-mails (na proporção que desejar).

Caso o domínio desejado não esteja disponível, tente pensar em variações. Mas nada muito complicado, pois as pessoas precisam entender logo de cara. Inclusive, nunca coloque um nome muito grande. Pois isso também pode prejudicar a compreensão.

E como fazer a hospedagem?

Para funcionar, um site precisa ficar hospedado em um servidor. E há diversas empresas que prestam esse tipo de serviço, inclusive com planos diferentes.  Um dos mais comuns é a hospedagem compartilhada. Com ele, a sua página fica hospedada em um servidor junto com outras semelhantes (e você contrata uma determinada quantidade de GB para isso).

Aprenda a criar um site para a sua empresa.

Contratar um serviço de hospedagem é essencial, o segundo passo para o desenvolvimento de um site.

Já a hospedagem dedicada é o contrário. O servidor estará disponível inteiramente para o seu site. Mas você também pagará mais por isso. Em contrapartida, a segurança será maior e diminuem os riscos de instabilidade na página. Por fim, você pode contratar um VPS, que em português significa Servidor Virtual Privado. Ou seja, o servidor abriga diferentes páginas, porém de um modo isolado.

No caso do serviço Vivo Construtor de Sites, a hospedagem vem inclusa no pacote (os planos custam a partir de R$ 22,90).

Vamos construir?

A próxima etapa é a construção em si do site. Antes, era muito mais difícil fazer esse processo sem muitos conhecimentos em HTML. Mas agora há plataformas que te ajudam – e muito – a chegar a um bom resultado! Elas têm um nome: Content Management System (CMS). Como seu nome já diz, esse sistema gerencia todo o conteúdo da página de um jeito simples.

Aprenda a criar um site para a sua empresa.

Contratar um bom construtor de sites é essencial, pois se trata da estrutura da página.

O sistema é capaz de personalizar itens do site, como a ordem dos tópicos de um menu, alterar textos e imagens, colocar em prática diferentes técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e ainda garante a publicação de novos itens ou posts, em caso de blogs. Ou seja, é o esqueleto do site.

No Vivo Construtor de Sites, o CMS já vem integrado, o que facilita todo o processo. A estrutura, então,  pode ser escolhida e personalizada de um jeito simples. Inclusive, o usuário tem acesso a banco de imagens para usar à vontade.

Design do site

Aprenda a criar um site para a sua empresa.

Escolha o layout do seu site!

O último passo é a escolha do layout. Há uma série de modelos prontos que permitem personalizações, de acordo com a identidade visual da empresa. Aliás, a escolha dependerá da plataforma contratada, pois cada uma possui opções criadas por designers diferentes.

No Vivo Construtor de Sites, há mais de 50 templates disponíveis. Em todos os casos, é fundamental que a opção escolhida seja responsiva. Ou seja, que se adapta a todos os dispositivos (computadores, tablets e celulares).

Recapitulando

Você viu: criar um site não é um mistério. Aliás, é algo bem simples atualmente por conta das tecnologias disponíveis. São quatro passos básicos: contratar um construtor de sites > contratar um plano de hospedagem > definir o layout > registrar um domínio.

Tudo isso deve ser feito de acordo com o valor que você tem disponível para investir. Então, antes de pesquisar e contratar, faça as contas do investimento necessário – e o que você tem em caixa para destinar a esse projeto. Depois, analise as melhores opções e o tempo necessário para a conclusão do site.

Uma coisa é essencial: por ser simples de fazer, muitas vezes é comum o empresário querer abraçar tudo e não dar conta de todas as atividades. Por isso, planeje o seu dia a dia e distribua todas as tarefas.

Aprenda a criar um site para a sua empresa.

Planeje tanto o seu tempo quanto o investimento disponível para o site.

Se o seu negócio é um e-commerce, aproveite para saber o que deve ser levado em conta na hora de escolher a plataforma mais adequada. E, sim, fique conosco para saber mais sobre esse e outros temas!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
TecnologiaWebsites
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio