Quer ser um empreendedor digital de sucesso? Te mostramos como!

Saiba como ser um empreendedor digital de sucesso e veja a sua empresa crescer na internet.

09/01/2020 às 9:00

Neste artigo sobre empreendedor digital você verá o que é esse tipo de negócio e quais são as vantagens de abri-lo. Além disso, também integram o artigo os seguintes temas:

  • O que fazer para ser um empreendedor digital de sucesso.
  • Como um profissional que atua no meio digital deve agir.
  • Características que não podem faltar em um empreendedor digital.

Empreendedorismo digital consiste em criar um negócio que depende da internet para sobreviver. Pode haver a entrega física de um produto, mas o processo de compra acontece por meio da web.

Nesse sentido, por exemplo, é possível ter um e-commerce, produzir cursos online ou trabalhar com produção de conteúdo para diferentes plataformas. Ou seja, há diversas – e promissoras – possibilidades de atuação.

Empreendedor digital: mulher digitando em um computador, que está sobre uma mesa de madeira
Empreender no meio digital costuma ser bastante promissor.

Uma das grandes vantagens de ser um empreendedor digital é o fato de precisar, geralmente, de uma infraestrutura menor. Pense em uma loja, por exemplo. Montar um espaço físico exige maiores investimentos e mão de obra do que um e-commerce. Isso não quer dizer que você não irá investir, mas o tempo, os gastos e até mesmo o horário de trabalho são outros.

Muitas das atividades, por exemplo, podem acontecer remotamente. Por isso, a economia. Você não precisa gastar com aluguel do espaço, deslocamento de funcionários, entre outros.

Em todos os casos, empreender, não é uma tarefa fácil. Exige tempo, investimento, paciência, conhecimento, estudo e muito jogo de cintura. Reunir todas essas características é essencial para um gestor se destacar e fazer a empresa crescer. Para alcançar esse equilíbrio, é necessário ter muita dedicação.

Qual o segredo do empreendedor digital de sucesso?

Não há uma fórmula mágica. Fases como pesquisa de mercado e elaboração do plano de negócio, por exemplo, são muito importantes. Inclusive, fizemos um artigo detalhando como deve ser esse processo (confira o texto aqui).

Com tudo certo e definido, você precisa mostrar para o público, que na internet tende a ser muito maior, que é um especialista no assunto. É o que chamamos de “autoridade”. No entanto, conquistar esse título é algo que exige empenho.

Mulher com um cavalete apresentando dados para dois homens que estão em frente, sentados em poltronas.
Transforme-se em uma autoridade no assunto.

Vamos citar um exemplo só para você entender do que estamos falando. Uma pessoa quer atualizar o roteador e não sabe como fazer. Então, ela digita no Google “como atualizar um roteador” e, assim, encontra um tutorial. Ela gosta tanto do material que, na próxima vez que for procurar algo, em vez de buscar na internet, vai direto para o seu canal.

Ou seja, ela reconheceu que o serviço que você prestou foi bom. É assim que se forma uma autoridade no assunto. Por isso, entregue conteúdo de qualidade. Portanto, pesquise, faça vídeos com convidados, tente fazer palestras sobre o tema. Você irá se transformar em uma referência, o que é muito benéfico para o seu site.

Estimule-se

Uma característica de um bom gestor é a de conseguir estimular toda a equipe. No entanto, isso não é suficiente para um empreendedor digital. Explicamos o motivo: você também deve ser auto-motivador. Ou seja, dizer para si mesmo seguir em frente, se motivar mesmo quando há obstáculos e buscar novas oportunidades sempre.

Um empreendedor digital deve ser incansável e acreditar no potencial do negócio e de si mesmo. Caso aconteça algum problema no meio do caminho, o que é comum, não desista. Estimule-se, analise como conseguirá resolver, peça opiniões e siga em frente!

Saiba ouvir críticas

É essencial saber ouvir críticas. E transformá-las em algo benéfico para a empresa. Você deve estar totalmente aberto(a) a isso, uma vez que no ambiente digital é algo recorrente.

Homem escrevendo em um caderno, em frente a um computador.
Saber ouvir críticas é essencial para um empreendedor digital.

Nunca jogue uma crítica no lixo. Avalie o que é possível fazer com ela, analise onde você possa ter errado e o que consegue melhorar daqui para frente. Além disso, peça a opinião das pessoas justamente para receber esse tipo de retorno.

Pergunte para os seus colaboradores, familiares, amigos e profissionais que atuam na área. Com certeza será um conteúdo bastante rico.

Reconheça os erros

É importante reconhecer quando alguma atitude ou decisão que você tomou está errada. Não insista nos erros. Muitas vezes, vale muito mais dar dois passos para trás, por exemplo, para depois conseguiu dar muitos deles para frente. A humildade, certamente, é uma grande característica do empreendedor digital.

Saiba avaliar oportunidades

O universo digital é muito rápido. Mudanças, parcerias e novos negócios surgem a cada dia – e você precisa estar ciente de tudo. Uma notícia no jornal, por exemplo, pode dar indicadores das preferências do seu público. E você consegue tomar decisões pautado(a) nesse tipo de conteúdo.

Mulher sentada sofá enquanto digita no computador.
Avalie todas as oportunidades.

Por isso, é importante ter atenção, estar bem informado(a) e buscar conhecimento sempre. Outra boa maneira de ficar de olho nas oportunidades é fazer contatos. Ser bem relacionado é uma das características mais importantes de um bom empreendedor digital.

Identifique onde está o seu público

O meio digital é bem amplo. Por isso, é fundamental você saber identificar onde está o seu público. Afinal, você precisa se comunicar com ele. Verifique, então, se o melhor caminho é ter um canal no YouTube ou manter um blog, por exemplo.

Ser estratégico para saber chegar até os seus clientes em potencial faz de você um empreendedor digital de sucesso.

Batalhe!

Nunca desista! Nem mesmo quando tiver percalços. Saiba reconhecer os erros, mas siga em frente. Mantenha a calma e batalhe, pois o meio digital pode render bons frutos.

E aí, o que achou do texto sobre empreender com sucesso? Aliás, já que estamos falando sobre o tema, aproveite para ler uma reportagem que fizemos sobre como abrir um e-commerce.

Além disso, veja também um complemento sobre empreendedorismo digital e finalize essas leituras com o tipo de conectividade que você precisa ter para começar o seu negócio. Até a próxima!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio