Como crescer no YouTube sem investir em anúncios?

Saiba aqui como ganhar destaque no YouTube fazendo as escolhas certas e apostando em conteúdo de qualidade!

20/05/2019 às 9:00

Parte da resposta para a pergunta que justifica a existência deste texto está na qualidade do conteúdo produzido. Ou seja, quanto mais proveitoso o vídeo for para quem o assiste, maiores são as chances de você crescer no YouTube. No entanto, existe uma outra parte da resposta: a que leva em consideração questões mais técnicas, como o funcionamento do algoritmo do YouTube. E é justamente para suprir essa necessidade que reunimos as dicas abaixo.

Afinal, publicidade é uma possibilidade, mas não a única. De forma orgânica (sem investimentos), você também consegue aumentar a visibilidade dos seus vídeos e, consequentemente, do seu canal.

Como crescer no YouTube sem investir em anúncios?
Imagem: sellfy

Como crescer no YouTube

Crie vídeos longos

Você provavelmente já ouviu que vídeo bom é vídeo curto, afinal “ninguém tem tempo para ficar assistindo a vídeo longo”. A verdade é que o algoritmo do YouTube deseja manter as pessoas dentro da plataforma pelo máximo de tempo possível. Por isso, ao subir um vídeo curto (com dois ou três minutos), você não está necessariamente sendo complacente com esse plano.

Pode ser que esteja sendo com os usuários, pois talvez poucas pessoas estão dispostas a assistir a um vídeo com mais de três minutos. No entanto, o algoritmo do YouTube prefere que você deixe a câmera ligada por mais tempo.

Paradoxal, não é mesmo? Afinal, você precisa entregar à plataforma o que ela deseja para ganhar relevância no YouTube. Mas, concomitantemente, não pode desconsiderar a preferência do usuário, pois é ele quem sustentará a relevância conquistada.

Vídeos longos + descrições objetivas

O equilíbrio desse paradoxo está na seguinte soma: vídeos longos + descrições objetivas. Ou seja, crie vídeos com cinco ou seis minutos e aproveite a descrição para criar um “roteiro interativo” do vídeo e usar uma palavra-chave que resume o conteúdo, assunto que exploraremos a seguir.

Como crescer no YouTube sem investir em anúncios?
Para crescer no YouTube, crie vídeos longos e faça um roteiro interativo na descrição.

Roteiro interativo?

Sim, um roteiro clicável. Vamos ao exemplo. Você é psicólogo(a) que oferece treinamentos para empresas sobre Liderança e Gestão de Pessoas e destinou seu canal do YouTube para falar sobre algumas práticas. No seu próximo vídeo, falará sobre tipos de liderança e como identificá-los.

Portanto, na hora de publicá-lo, faça uma lista com os tipos de liderança e indique o tempo exato em que fala sobre cada uma delas, bem como na imagem acima. Assim, você poupará o tempo das pessoas e, de quebra, “ganhará alguns pontos” com o algoritmo do YouTube.

Utilize palavra-chave

Além de vídeos longos, para crescer no YouTube, você precisa encontrar, através de pesquisas, uma palavra-chave que resume o conteúdo do vídeo com excelência. Para identificar essa palavra-chave, conte com a ajuda de ferramentas como vidIQ e Ubersuggest.

Outra forma de encontrar sugestões de palavras-chave é fazendo uma pesquisa no Google, mas em navegação anônima. Para tanto, você precisa abrir o Chrome, apertar crtl+alt+n, esperar que o Chrome direcione você à navegação anônima e, então, abrir o Google.

Feito isso, você vai digitar uma palavra que tenha relação com o conteúdo do seu vídeo na caixa de buscas e, em vez de apertar enter, vai esperar até que o buscador exiba algumas sugestões. Em suma, escolha a que melhor se encaixa com o seu conteúdo.

Como crescer no YouTube sem investir em anúncios?
Com o auxílio do Google, encontre a palavra-chave que melhor define seu vídeo.

Depois de encontrá-la, você precisará aplicá-la em lugares específicos. Para que você entenda como e onde se faz isso, vamos retomar o exemplo citado acima, aquele do psicólogo(a) que oferece treinamentos sobre Liderança e Gestão de Pessoas.

Digamos que esse(a) profissional descobriu que a palavra-chave que melhor caracteriza o conteúdo do seu próximo vídeo é “estilos de liderança”. Então, agora basta, aplicá-la nos seguintes locais:

  • Título

Exemplo: Existem vários estilos de liderança: qual é o seu?

  • Descrição
  • Tags
  • Arquivos para transcrição

Exemplo: estilos_de_lideranca.srt

  • Nome do arquivo do vídeo

estilos_de_lideranca.mp4

  • Nome do arquivo da thumbnail

estilos_de_lideranca.jpg

Como crescer no YouTube sem investir em anúncios?
Aplique a palavra-chave nas configurações do vídeo

Essa palavra-chave “avisará” o algoritmo do YouTube que o vídeo fala sobre liderança e que, por isso, deve estar relacionado a outros que possuem a mesma abordagem. Por consequência, o seu vídeo começará a se tornar visível e você a ser assistido pelas pessoas.

Vídeos online são uma boa opção de publicidade digital!

Adicione transcrições

Transcrições são importantes por dois motivos: torna o seu canal inclusivo e prático, uma vez que uma pessoa surda pode acompanhá-lo e as pessoas podem assistir aos vídeos sem som, e ajuda o algoritmo a compreender o conteúdo e, por consequência, classificá-lo da melhor forma. Ou seja, considere criar transcrições (legendas) para seus vídeos. Aliás, elas podem ser no seu idioma e em outros.

Como crescer no YouTube sem investir em anúncios?
Transcrições são inclusivas e ajudam o algoritmo a compreender o conteúdo.

Transcrição automática não é a mesma coisa?

Não. A transcrição automática é infinitamente inferior à transcrição manual. Portanto, é importante não correr riscos e entregar um conteúdo de qualidade, tanto para as pessoas quanto para o algoritmo.

Como se faz uma transcrição?

Em resumo, há duas maneiras de se fazer uma transcrição. Você pode contratar um profissional especializado nisso, que vai gerar um arquivo “.srt” para você inserir no YouTube. Ou ainda você pode tentar fazer sozinho, com a ajuda de sites como Amara e Rev ou de programas como Open Subtitle Editor.

Faça um título atraente

O conselho aqui é bem mais simples que a dica da palavra-chave: na hora de criar um título para o seu vídeo, não seja tímido. Portanto, crie algo instigante que desperte a curiosidade do seu público-alvo. Coloque a sua criatividade em jogo, mas sem perder a coerência com o conteúdo do vídeo. Por fim, não se esqueça da palavra-chave.

Não subestime a thumbnail

Já que acabamos de falar sobre título atraente, não subestime a importância da thumbnail (miniatura) do vídeo, pois ela pode ser tão importante quanto o título. Afinal, para pessoas menos visuais, ela opera como complemento mas, para outras, tidas como mais visuais, é a principal informação.

Como crescer no YouTube sem investir em anúncios?

A thumbnail (miniatura) pode ser tão importante quanto o título do vídeo.

Sobre isso, Clifford Chi, criador de conteúdo digital, escreveu no blog do HubSpot que o nosso cérebro é programado para responder a estímulos visuais, e é por isso que um bom thumbnail pode ajudá-lo a se diferenciar “em uma plataforma entupida com miniaturas padrão gritando por atenção”. Portanto, a regra é simples e clara: capriche na miniatura do seu vídeo.

Conte com a ajuda do YouTube

Além das dicas acima, você também pode contar com o próprio YouTube para aprimorar o seu canal ou o canal do seu negócio.

  • Escola de Criadores: canal feito pela própria plataforma para ajudar quem deseja produzir vídeos, mas não sabe bem por onde começar ou o que fazer para crescer e criar relevância no YouTube.
  • @teamyoutube: perfil do YouTube no Twitter para você solucionar qualquer dúvida ou problema técnico do canal. Portanto, basta enviar a pergunta ao @teamyoutube que a resposta virá em português e em pouquíssimo tempo.

Aliás, gostou das dicas? Então, aproveite que você acabou de aprender como aplicar ajustes técnicos para crescer no YouTube, para aprimorar o conteúdo dos vídeos com as dicas deste texto. Saiba também como funciona o Vivo Ads, plataforma da Vivo que te ajuda a ganhar mais visibilidade. E até a próxima!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Vivo AdsYouTube
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio