Colocation Data Center: veja os benefícios para o seu negócio

Saiba o que é e quais são as vantagens do Colocation Data Center, solução que garante economia no armazenamento de dados!

05/07/2019 às 9:00

Neste artigo sobre Colocation Data Center, você verá:

  • O que é Colocation Data Center.
  • Quando o modelo deve ser usado.
  • Quais são os benefícios.
  • Como o sistema funciona.
  • Soluções disponíveis no mercado.

Você já ouviu falar em Colocation Data Center? Trata-se de um sistema de armazenamento de dados. Ao contrário do modelo cloud, que guarda as informações em um servidor virtual, tal solução é física. Isso significa que você poderá alugar um espaço para armazenar os equipamentos da sua empresa (servidores e máquinas).

Colocation Data Center: foto de um computador sobre a mesa.
O Colocation Data Center garante economia e um serviço sempre disponível.

Ou seja, a solução garante uma economia de espaço físico e também de recursos, uma vez que oferece a infraestrutura necessária para armazenar as máquinas (temperatura ideal, segurança, manutenção e todas as instalações essenciais).

Colocation: implementação simplificada

O Colocation Data Center é indicado para empresas que já estão no mercado há algum tempo. Isso porque tem um preço mais elevado em comparação aos serviços em nuvem. No entanto, é mais em conta do que um servidor dedicado. Sendo assim, trata-se de um meio-termo.

Inclusive, a possibilidade aparece como uma alternativa para empresas que não desejam armazenar os dados em uma solução cloud, porém não têm as condições necessárias, como estrutura e equipes disponíveis, para gerenciar servidores.

Servidores armazenados em uma sala.
Os servidores ficam armazenados em um local próprio.

O fato de estar em um espaço compartilhado em nada interfere no armazenamento de dados. Isso acontece apenas fisicamente. Todos os dados ficam isolados dentro do servidor. Sendo assim, apenas os responsáveis pela empresa podem ter acesso. Aliás, a equipe de TI da empresa será responsável por configurar o servidor da maneira que considerar mais conveniente.

Trata-se de uma maneira muito mais rápida e econômica de desenvolver um novo ambiente de TI. Ou seja, você libera espaço e ainda tem total controle sobre os dados.

Vantagens do Colocation

Uma das principais vantagens é a economia, afinal não ocupar seu escritório com máquinas grandes é uma boa maneira de poupar recursos — e aproveitar melhor o espaço. Além disso, o servidor ficará em um ambiente projetado especialmente para isso. Dessa forma, irá funcionar melhor.

Outra vantagem é a escalabilidade. Caso a sua empresa cresça e precise de mais espaço para acomodar um servidor, a contratação pode ser feita imediatamente. Sendo assim, você não precisará fazer obras ou gastar mais com aluguéis.

A alta disponibilidade também integra a lista de vantagens do Colocation. Tais espaços são equipados com materiais que permitem o funcionamento contínuo dos serviços, mesmo se houver quedas de energia e outros problemas do gênero. Há, por exemplo, geradores próprios e nobreaks para evitar interrupções.

Foto em close de um teclado com luzes azuis nas teclas.
Alta disponibilidade e economia são duas características do serviço.

Além disso, o fato de manter os dados isolados, em segurança, é mais um benefício do modelo. Como se trata de um ambiente único, acessado apenas por uma empresa, praticamente não há vulnerabilidade.

Por fim, as empresas que oferecem serviços de Colocation Data Center costumam contar com suporte 24 horas por dia e sete dias por semana. Dessa forma, os problemas são resolvidos rapidamente, sem qualquer tipo de prejuízo para a companhia.

Vivo Colocation

A Vivo Empresas oferece duas modalidades de Colocation, uma que chamamos de Tradicional e a outra envolvendo camada de Serviço denominado Gerenciado. O objetivo é atender às diferentes necessidades, setores e tamanhos de empresas.

O Colocation Tradicional permeia tudo aquilo que uma empresa procura, onde definimos a oferta centrada em tipos de rack para espaço físico, refrigeração, energia por meio também de subestação própria, certificações para conformidades, normas, políticas e procedimentos para segurança física e lógica, sistemas contra incêndio e conexão direta com nosso backbone.

As empresas podem contratar os serviços Vivo Colocation de acordo com os seguintes modelos de racks, conforme figura abaixo:

Conheça o Vivo Colocation.
No Vivo Colocation você escolhe entre os tipos de racks.

Por outro lado, para empresas interessadas no incremento de serviços têm disponível o Colocation Gerenciado nos pacotes Básico e Avançado que viabiliza a entrega de suporte especializado para o ambiente de TI dos clientes e monitoramento proativo de equipamentos físicos e virtuais sendo acessado pelo portal web de fácil visualização.

Essas ofertas vão ao encontro da estratégia do cliente ao percorrer um roadmap do próprio ambiente tecnológico.

Roadmap de evolução do Colocation

Conheça o Vivo Colocation.
Roadmap de evolução do Colocation.

Ou seja, ao contratar o serviço, você tem à sua disposição um espaço totalmente preparado para receber o seu servidor. Tudo de um jeito completamente seguro.

Dessa forma, as informações armazenadas nele ficam disponíveis 24 horas por dia (afinal, como comentamos, uma das características do serviço é a alta disponibilidade). A disponibilidade em número significa um SLA de 99,98% garantido em contrato em um dos nossos Data Center com certificação TIER III Operations.

Portanto, o equipamento fica armazenado em um espaço com refrigeração, incidência de luz, manutenção e gestão necessárias. Tudo para aumentar a vida útil das máquinas e garantir a total segurança dos dados. A operação de toda a infraestrutura do Data Center se mantém até 72 horas ininterruptas tendo 100% da carga com sistema de abastecimento.

Veja algumas características do produto:

  • Racks padronizados: ofertas de 1⁄3 de rack, ¼ de rack, 1⁄2 rack e rack inteiro (46 Us).
  • Operação básica: inspeção visual, reinicialização de equipamentos (serviço “remote hands”).
  • Conectividade: utilização de Banda Internet, MPLS e L2L. Mais de 20Gb de Internet e 78 Bilhões de endereços IPv4 e IPv6..
  • E-mails: SVAs de Data Center Backup, Segurança e Gerenciamento. Proteção acima de +10 PB de dados dos nossos clientes.

E aí, o que achou dos conceitos de Colocation Data Center? Sem dúvida, trata-se de uma boa solução para empresas que estão há mais tempo no mercado e desejam um serviço personalizado. Para saber mais e contratar, acesse o site da Vivo e veja todos os benefícios.

Aliás, já que estamos falando de planejamento, aproveite para ler aqui uma reportagem sobre diferentes tipos de servidores. Certamente é uma leitura que irá ajudar a guiar os seus próximos passos. Veja também como funciona o Vivo Soluciona TI, mais uma solução da Vivo voltada para empresas.

Portanto, continue conosco navegando pelo blog para encontrar diferentes sugestões de produtos e serviços para a sua empresa! Então, até a próxima leitura!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
ServidorTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio