Cofre de senhas: saiba por que é uma proteção poderosa para a sua empresa

Aprenda aqui o que é e como usar um cofre de senhas para aumentar a segurança dos dados da sua empresa!

02/09/2019 às 9:00

O cofre de senhas é mais um dos avanços de TI para garantir segurança aos dados das empresas. Neste artigo, você vai saber o que é, quais as suas vantagens, como funciona e utilizá-lo. Ao final da leitura, ainda será possível avaliar se o seu negócio precisa de um para ter mais segurança na esfera digital.

O cofre de senhas possibilita o gerenciamento de permissões de acesso a informações por níveis hierárquicos ou funções. Tudo isso sem que haja a propagação de códigos secretos ou informações confidenciais. Aliás, ainda é capaz de armazenar e documentar cada atividade dentro do acesso concedido. Dessa forma, registra-se para quais fins determinados dados foram utilizados.

Quer saber mais sobre o tema e como a tecnologia pode ser efetiva para o seu negócio? Te contamos a seguir.

Mas afinal, o que é um cofre de senhas?

Cofre de senhas: ilustração de um executivo com a imagem de uma fechadura sobre o seu paletó.
Um cofre de senhas é uma boa alternativa para garantir mais segurança aos dados da empresa.

Dentro de uma empresa, existem graus hierárquicos que acessam diferentes níveis de informação. Algumas delas são de livre acesso. Já outras são um pouco mais reservadas. Aliás, há também aquelas extremamente privilegiadas e confidenciais, que devem ter seu acesso liberado toda vez que alguém deseja verificar o seu conteúdo.

Pensando nesses diferentes níveis e na hierarquia existente, o cofre de senhas é uma infraestrutura que simplifica o gerenciamento de acessos. Sendo assim, concede informações certas e suficientes para que cada tipo de hierarquia desenvolva a sua função dentro da empresa.

Então, podemos dizer que se trata de uma infraestrutura de TI que restringe o acesso com base nas necessidades, limitando ou liberando o caminho para um usuário ver, editar ou gerenciar informações e senhas.

Somada a isso, a solução também realiza o acompanhamento desses acessos com precisão. Como? Armazenando as atividades de forma extremamente segura. Ou seja, além de conceder os acessos, também os gerencia. Sendo assim, acompanha horários, servidores utilizados, interações com o sistema e para qual fim aquela informação foi acessada.

Veja as vantagens de utilizar um cofre de senhas

Um cofre de senhas representa a possibilidade de monitorar os acessos concedidos a dados sensíveis. Aliás, é a ferramenta ideal para auditar e rastrear as atividades de todos os usuários ali cadastrados. Ou seja, todo o fluxo de informações geradas em cada acesso pode ser monitorado.

Além do ponto principal, que é a segurança de informações, o compartilhamento de senhas e dados confidenciais por meio de um cofre de senhas também favorece outros processos empresariais. O motivo é simples: devido à sua precisão (menor chance de erros) e rapidez.

Inclusive, quem usa um cofre de senhas tem as seguintes vantagens:

  • Mais segurança
  • Otimização de processos
  • Precisão
  • Auditoria
  • Acompanhamento em tempo real
  • Análises de atividades internas e de terceiros
  • Compatibilidade com padrões internacionais (ISO 27000, requisitos de auditoria)

Mecanismos e funcionamento

Cofre de senhas: ilustração de um cadeado.
É simples administrar um cofre de senhas.

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens para uma empresa, falta entender como funciona e, principalmente, se é fácil administrar um cofre de senhas. Como falamos anteriormente, trata-se de uma infraestrutura de TI responsável pelo gerenciamento, compartilhamento e acompanhamento de informações e senhas de uma empresa. Tudo isso de acordo com níveis de confidencialidade e hierarquia.

Para entender a tecnologia, imagine um sistema onde todas as possibilidades de acessos e senhas estão mapeadas. Além disso, há um modelo de permissão transparente, baseado em grupos. A partir daí, colaboradores conseguem solicitar acessos que serão analisados, conforme regras pré-estabelecidas pela própria organização. Assim, podem liberar ou limitar cada um dos pedidos de forma individual.

Com todo processo armazenado em uma mesma infraestrutura, esses acessos, quando liberados, são monitorados. Assim, os administradores sempre terão a visão para quem, de onde, quando e para o que determinada informação ou senha foi criada ou acessada.

Em situações emergenciais, nas quais o colaborador não puder esperar a resposta do sistema, há ainda a possibilidade de liberação de uma senha provisória. Inclusive, a mesma será reiniciada após o uso, e terá sua atividade monitorada 100% do tempo. Nesses casos, a solicitação deverá ser justificada aos superiores. Esses profissionais poderão acessar relatórios de uso posteriormente.

É fácil administrar um cofre de senhas?

Em um primeiro momento, se uma empresa não possui nenhuma solução digital para o gerenciamento e compartilhamento de acessos e senhas, o cofre de senhas pode parecer complicado, mas não é.

Uma forma inteligente e sutil é começar a implementação estratégica em apenas um departamento. Assim, dá para criar um modelo ideal para ser automatizado e replicado nas demais áreas.

Com isso, logo é possível notar que o cofre de senhas funciona “sozinho” e otimiza diversos processos. Inclusive, é capaz de aumentar a segurança das informações e garantir economia de tempo e dinheiro.

Mas como saber se minha empresa precisa ou não de um cofre de senhas?

Cofre de senhas: mulher digitando em um computador.
Pare para pensar se a sua empresa está precisando de um cofre de senhas.

O cofre de senhas é uma solução que está diretamente ligada à importância que a sua empresa dá à segurança da informação.

Ao lidar com diversos níveis hierárquicos e diferentes formas de distribuição de acessos e senhas, a tecnologia se torna indispensável para otimizar e automatizar diversos processos existentes. Além disso, implementa controles e acompanhamentos internos que hoje não estão recebendo atenção dentro da sua empresa.

Pensando em causa e consequência, trata-se de uma solução fácil de administrar que minimiza diversos riscos relacionados à falta de controle de informações, fraudes e vazamentos. Afinal, entender o comportamento dos acessos internos da sua empresa é, com certeza, uma forma segura de manter o controle digital e a segurança do seu negócio.

Soluções disponíveis

No mercado, existem diversas empresas dedicadas à solução de cofre de senhas. Inclusive, elas oferecem trials gratuitos para entender o cenário e a necessidade de cada usuário ou organização. Posteriormente, por se tratar de uma atividade de segurança, já que envolve o acesso de informações confidenciais e criação de senhas, o serviço deverá ser pago.

As cobranças variam de acordo com o tamanho da empresa (algumas calculam o valor do projeto por usuários). Sendo assim, a maioria oferece contratos anuais, cobrados em dólares.

Segurança online e as ameaças para a sua empresa

Contudo, o cofre de senhas é apenas uma das soluções para proteger as informações da sua empresa. Então, ainda sobre esse tema, veja aqui no blog uma matéria sobre senhas seguras.

Portanto, se você quer entender mais sobre as ameaças online que rondam o seu negócio, não deixe de ler também o artigo sobre malware, um perigo comum no ambiente digital. Aliás, ainda no Blog Vivo Empresas, você encontra algumas regras para manter a segurança digital da sua empresa, além de dicas sobre segurança online.

Aliás, continue navegando conosco por aqui para ter acesso a outros conteúdos que aliam tecnologia e o sucesso do seu negócio!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio