Cloud server: acerte na escolha e multiplique os acessos do seu site

Saiba escolher o melhor servidor para hospedar o seu site com segurança, eficiência e tranquilidade, sem gastos extras!

18/02/2019 às 9:00

Escolher um servidor de qualidade é decisivo para garantir a “saúde” do seu site. Afinal, é nesse ambiente que a página ficará hospedada. Ou seja, o serviço escolhido de Cloud Server será o responsável por garantir que tudo funcione corretamente durante 24 horas por dia, sem a temida instabilidade. Daí a importância de contratar uma boa solução, o que exige uma pesquisa detalhada antes de fechar negócio.

Conheça o Cloud Server.

O servidor pode influenciar quantidade de acessos do site.

E olha que a regra não vale apenas para e-commerces, que dependem das vendas online para sobreviver. Qualquer tipo de site deve ser estável, pois se trata do cartão de visitas da empresa. Então, evite escolher a primeira opção que aparecer na sua frente só por ser mais barata ou atrativa. É importante conhecer a fundo os serviços e levar em conta uma série de fatores antes de “bater o martelo”.

Servidor Local e em Nuvem

Qual é o papel do servidor no site?

Aliás, vamos começar fazendo uma comparação bastante didática: o servidor é como se fosse uma casa. E o morador dela é o seu site. Como a página foi pensada para ter muitos acessos, essa estrutura deve ser robusta para suportar o fluxo de pessoas que irá visitá-la todos os dias.

Conheça o Cloud Server.

O servidor é o responsável por hospedar o site.

Por isso, é fundamental que o ambiente seja consistente o suficiente, seguro e que esteja em funcionamento 24 horas por dia. Aliás, o servidor deve possuir um hardware superpotente para garantir essa operação ininterrupta. Mais uma característica que deve ser levada em conta na hora de escolher a estrutura de hospedagem.

Tipos de servidores

Existem quatro tipos de servidores comumente usados no universo empresarial: nuvem, dedicado, compartilhado e VPS (Virtual Private Server). Por isso, é importante conhecer as características e as vantagens de cada para tomar a decisão adequada. Conheça a seguir!

Servidor em nuvem

As soluções cloud dispensam o uso de locais físicos para armazenar o site. Tudo fica em um ambiente virtual, contratado e mantido por uma empresa especializada. Os dados da página são direcionados para um data center, espaço criado exclusivamente para acomodar toda uma infraestrutura de servidores.

Em vez de ficar armazenado em apenas uma máquina, os dados do site são distribuídos em mais de uma. Isso garante uma segurança ainda maior, uma vez que não há riscos de perder informações caso haja algum problema com um dos servidores.  Além disso, a empresa também ganha em economia. Você não terá gastos com aluguel de equipamentos e espaço. Tudo é digital – e seguro.

Conheça o Cloud Server.

Cloud servers são práticos e escaláveis.

Uma de suas principais vantagens é o fato de ser escalável. Ou seja, você consegue modificar a capacidade de armazenamento de acordo com a evolução do seu site. Não será necessário investir em equipamentos extras ou então ter de apagar algum conteúdo já existente. Basta verificar como é feita a compra e assim solicitar mais espaço.

Inclusive, essa maleabilidade também é ótima para atender demandas em períodos de fluxo mais intenso. No Natal e na Black Friday, por exemplo, as pessoas costumam comprar mais.

Muitas vezes, o limite de transferência de dados entre o site e o computador das pessoas é pequeno para suportar esses picos. Consequência: a página cai e as vendas despencam. Em contrapartida, um servidor com tráfego ilimitado evita que o site saia do ar em momentos de alta.

Vivo Cloud Server

O Vivo Cloud Server é o servidor em nuvem da Vivo. A vantagem é que você paga apenas pela capacidade que usar, podendo solicitar mais ou menos quando desejar. Outra característica do produto é a transferência ilimitada de dados. Como falamos anteriormente, isso faz com que a página se mantenha estável mesmo em períodos de pico.

A solução é bastante recomendada para pequenas e médias empresas, para e-commerces e sites comuns. Além disso, também é muito utilizada para armazenar arquivos importantes, servidores de bancos de dados, aplicações de negócio e até plataformas de CRM.

Conheça o Cloud Server.

Veja as vantagens do Vivo Cloud Server.

É possível optar entre seis pacotes diferentes pré-configurados. Porém, há especificações em comum em todos eles: máquinas virtuais (VMs), capacidade de processamento (VCPUs), memória RAM que assegura o funcionamento das aplicações e licenças de sistemas operacionais (Linux ou Windows) sem limite de tráfego e, por fim, link de 300 Mbps.

Em relação à segurança, o responsável pela empresa pode distribuir e monitorar os acessos à infraestrutura do site. Assim, você assume o controle. Tudo isso feito por meio do próprio computador, o que garante uma boa praticidade ao dia a dia.

Outra vantagem do Vivo Cloud Server é que o pagamento é feito na moeda local (Real), o que te livra de variações cambiais. Além disso, todos os impostos estão inclusos nos valores dos pacotes disponíveis.  Visite a página para ver os custos e conhecer todas as informações sobre a solução.

Servidores compartilhado e dedicado

O servidor compartilhado é uma máquina que abriga mais de um site, daí o seu nome. Geralmente, é a opção mais em conta. Porém, não é a que apresenta maior desempenho (justamente por ter muitas outras páginas acomodadas no mesmo local). Em momentos de pico, por exemplo, o servidor pode não aguentar e “derrubar” o site.

Conheça o Cloud Server.

Servidores compartilhados são baratos, mas podem “derrubar” o site em momentos de pico.

Essa instabilidade tem o poder de influenciar diretamente as suas vendas. Imagine em uma Black Friday, por exemplo. Todos os consumidores querendo comprar e o site cai. Quem fica com o prejuízo? Você. Por isso, pense bem antes de contratar.

Outra possibilidade é o servidor dedicado. Como seu nome diz, a máquina é usada exclusivamente para hospedar o seu site. Por isso, é uma opção mais cara. Em contrapartida, há mais recursos disponíveis, como customizações e uma autonomia maior.

VPS

Seu site ficará em um servidor compartilhado. No entanto, haverá um espaço exclusivo para ele dentro da máquina. Ou seja, é um servidor dedicado, só que dividido em diferentes partes. Não haverá influência de outras páginas sobre a sua. O VPS é mais em conta, porém tem uma desvantagem: o site cairá se a máquina falhar. Para evitar isso, no entanto, é possível criar um novo servidor virtual e manter os dados replicados entre eles.

Conheça o Cloud Server.

O VPS é um servidor dedicado, porém dividido em diferentes partes.

Além disso, não é escalável. Isso significa que não dará para comprar mais espaço se o seu site precisar. Ou seja, você deverá mudar de servidor para poder ampliá-lo.

Concluindo

O servidor é o responsável por hospedar o seu site. A qualidade do serviço garante que a página fique sempre no ar, sem instabilidades, o que é muito positivo para a empresa. Se a solução contratada não der conta do recado, o número de visitantes cairá e o de compras também, no caso de um e-commerce.

Servidor Local e em Nuvem

Um empreendedor pode escolher entre diferentes tipos de servidor. Os cloud servers, no entanto, são as opções mais recomendadas para pequenas e médias empresas. Isso porque a hospedagem não fica restrita a uma máquina.

Os dados do site são distribuídos em diferentes servidores instalados em um data center. Ou seja, se um falhar, outros continuarão assegurando o funcionamento do site. Além disso, o servidor em nuvem é escalável. Dessa forma, você pode usar mais espaço sempre que desejar.

Conheça o Cloud Server.

Os cloud servers são as opções mais recomendadas para pequenas e médias empresas.

E aí, percebeu como a escolha do servidor pode impactar diretamente nos acessos do seu site? Por isso, é essencial fazer a escolha correta.

Aliás, já que estamos falando das vantagens da nuvem e do Cloud Server, aproveite para ler uma reportagem que fizemos recentemente sobre cinco motivos para apostar em sistemas de cloud na sua empresa. E continue navegando no Blog Vivo Empresas!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio