Qual a diferença entre Cloud Computing e Colocation Data Center?

Cloud Computing e Colocation Data Center: duas opções de gerenciamento de dados para sua empresa.

27/05/2019 às 9:00

A diferença fundamental entre Cloud Computing (computação em nuvem) e Colocation Data Center reside no fato de que, no primeiro, os equipamentos de TI da sua empresa não são físicos e, por esse motivo, ficam na nuvem. No entanto, no segundo, os equipamentos são físicos e ocupam um espaço igualmente físico e alugado.

Ou seja, Cloud Computing é um lugar virtual no qual é possível armazenar dados e ainda acessar aplicações ou arquivos. Em contrapartida, Colocation é uma modalidade de serviço no qual uma empresa aluga determinado espaço de um Data Center para utilizar sua infraestrutura (refrigeração, instalação elétrica e segurança). No entanto, utiliza seu próprio equipamento.

Imagem de um Data Center.

A diferença fundamental entre Cloud Computing e Colocation Data Center reside no fato de que um é na nuvem, outro é físico.

Outra diferença é o preço, já que Colocation é mais barato somente comparado a um servidor dedicado tradicional e é mais caro que o serviço de computação na nuvem.

Ilustração de como funciona o Cloud Computing.

Cloud Computing é referência entre empresas novas ou que procuram por uma solução mais intuitiva e flexível.

Por fim, a última distinção está relacionada ao público-alvo que geralmente consome esses serviços. Isto é, Colocation é bastante comum entre empresas com mais tempo de mercado, que estão caminhando para uma nuvem privada ou serviço gerenciável de Data Center.

Dá para ter Colocation Data Center e Cloud Computing?

Por seguirem lógicas diferentes, portanto, é possível contratar um serviço de Cloud Computing e alugar a infraestrutura de um Data Center, com o intuito de atender necessidades completamente antagônicas do seu negócio.

Mas lembre-se que o Colocation exige toda uma estrutura de servidores, equipamentos de armazenamento etc. Afinal, neste modelo, aluga-se a estrutura, porém, utiliza-se o próprio equipamento.

Como identificar se minha empresa precisa dos dois

A sua empresa possui informações que precisam ficar totalmente sob o controle de setores específicos? Ao passo que existem outras que são mais flexíveis?

Se sim, então apostar na Colocation e na Cloud Computing pode ser uma solução bastante interessante. Isso porque você terá o controle e a confiabilidade da Colocation, junto com a flexibilidade e baixo custo da Cloud Computing.

Vivo Cloud é o Cloud Computing da Vivo

Falando em Cloud Computing, a Vivo conta com um portfólio variado de produtos e serviços em cloud. Portanto, todos foram pensados para suprir diferentes necessidades dentro de uma empresa. Abaixo, você confere uma lista das soluções oferecidas atualmente. E aqui você confere uma matéria que fizemos sobre esse produto.

Imagem promocional dos serviços CLOUD da Vivo.
A Vivo conta com um portfólio variado de produtos e serviços em cloud.

Open Cloud: em suma garante a infraestrutura e os recursos necessários para criar um ambiente virtual seguro e prático para a sua empresa. Inclusive, a solução da Vivo oferece análise de dados, desktop virtual, ferramenta de migração, entre outros itens fundamentais.

Cloud Server: servidor virtual da Vivo. Ou seja, com ele, você transfere arquivos que estão no seu computador para servidores que podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Cloud Backup: um drive de armazenamento em nuvem, onde é possível guardar o que desejar e acessar de qualquer lugar ou dispositivo. Tudo isso com a segurança garantida pela criptografia SSL.

Cloud Plus: infraestrutura completa de TI. Com ela, você consegue armazenar dados, arquivos e aplicações. Tudo isso sem servidores virtuais, sem ocupar espaço nem representar custos extras para a sua empresa. Além disso, você os acessa a partir de qualquer local ou dispositivo.

Cloud Data Center: em resumo uma solução pré-configurada com tecnologia VMware. E tráfego ilimitado, com diversos recursos que permitem flexibilidade.

Colocation Vivo é o serviço Colocation da Vivo

Além do Cloud Computing, a Vivo oferece o Colocation. E garante que os servidores do seu negócio fiquem disponíveis em tempo integral e de forma segura. Aliás, abaixo você confere alguns benefícios:

Ilustração do serviço Colocation da Vivo.
O Colocation garante que os servidores do seu negócio fiquem disponíveis em tempo integral e de forma segura.

Racks padronizados: Ofertas de 1⁄3 de rack, 1⁄2 rack e rack inteiro (46 US).

Operação básica: Inspeção visual, reinicialização de equipamentos (serviço “remote hands”).

Conectividade: Utilização de Banda Internet, MPLS e L2L.

E-mails: SVAs de Data Center Backup, Segurança e Gerenciamento.

Aliás, já que o assunto é entender o melhor tipo de armazenamento para o seu negócio, conheça seis tipos de servidores e saiba qual é o melhor. Além disso, continue conosco aqui no Blog Vivo Empresas para mais conteúdos como este. Afinal, todos são pensados exclusivamente para você, empreendedor.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Clouddata center
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio