Catálogo de lojas pode ser inserido no WhatsApp Business: saiba como

Entenda agora como o novo recurso pode potencializar as vendas online.

12/08/2019 às 9:00

Neste artigo sobre WhatsApp Business você saberá:

  • Tudo que já se sabe sobre a nova ferramenta do WhatsApp Business: catálogo de produtos.
  • Por que ela é perfeita para pequenas e médias empresas.
  • Quando o catálogo de produtos estará disponível.
  • E o que precisará fazer para ter acesso a essa ferramenta.

Desde o lançamento, o potencial do marketplace do WhatsApp Business não para de surpreender as pequenas e médias empresas. Além das funcionalidades já existentes, a promessa até o final de 2019 é que seja possível disponibilizar catálogo direto no aplicativo. E ainda efetuar o pagamento por lá de forma prática, rápida e segura.

WhatsApp Business testa ferramenta de catálogo na Índia.
Consumidor usa ferramenta de Whatsapp business

Saber explorar o perfil comercial de forma eficaz é um diferencial. Para acompanhar cada mudança, é importante abrir mão da informalidade como pessoa física. A novidade de ter catálogo para clientes dentro de toda praticidade do WhatsApp empolga, mas antes de mergulhar na nova ferramenta, vale explorar ao máximo os recursos existentes:

  • Perfil comercial com as principais informações sobre a empresa. O que garante credibilidade em relação aos dados que o cliente acessa, como horário de funcionamento e endereço físico;
  • Implementação de bot que, diferentemente de spam, possibilita a configuração de mensagens direcionadas para cada tipo de necessidade. Como por exemplo, de boas-vindas ou um simples aviso de ausência;
  • Relatórios que funcionam como aliados em estratégias ao indicar, por exemplo, quem leu ou clicou em algum link enviado.
Catálogo no WhatsApp Business: celular e caneta apoiados em notebook.
Até o final de 2019, será possível disponibilizar catálogo direto no WhatsApp.

Veja aqui como usar o WhatsApp Business

O que sabemos sobre a ferramenta?

De acordo com o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, milhões de pequenos negócios usaram o WhatsApp para se comunicar com clientes. Dessa forma, a ideia foi criar um jeito simples e fácil de disponibilizar produtos e serviços para os usuários da rede social.

Ou seja, a partir da novidade, o cliente não precisará se deslocar para uma loja. Mas a revolução não para por aí. Com a possibilidade de subir um catálogo direto no aplicativo, o negócio nem mesmo precisará ter um site para vender.

Ainda não há informações de como criar o catálogo ou um passo a passo que explique cada funcionalidade dessa nova ferramenta. Até porque existe apenas a versão beta em fase de testes na Índia. A ideia é que muitas novidades sejam compartilhadas ainda em 2019 e que outros países possam conhecer de perto essa nova forma de fazer negócios.

Catálogo WhatsApp Business: mão feminina segurando um celular.
Versão beta do WhatsApp pode ser um novo marco na história do comércio.

Apesar da falta de detalhes, Mark Zuckerberg garante que os testes estão sendo satisfatórios. Além disso, assegura que o uso de catálogos no WhatsApp Business aumentará ainda mais o alcance dos negócios dos usuários.

Vantagens do catálogo no WhatsApp Business

A ferramenta ainda não foi lançada. No entanto, é esperado que ela potencialize vendas e garanta retornos lucrativos para as empresas usuárias.

O primeiro indício que o catálogo será um sucesso é o relatório Webshoppers. Os dados mostram que, em 2018, 32% das vendas de comércio eletrônico foram realizadas por dispositivos móveis. E só em 2018, o número de pedidos teve uma expansão de 41%.

Mulher segura sacolas de compras enquanto olha o celular.
Indícios positivos sobre WhatsApp Business indicam sucesso do app.

O segundo indício é que muitos negócios já realizam vendas pelo aplicativo, principalmente pequenas e médas empresas. Portanto, ter uma ferramenta que facilite essa compra, será algo menos manual e mais profissional. O que facilitará a forma de pagamento, sem direcionar para uma segunda tela.

Terceiro e último indício: no Brasil, o WhatsApp ultrapassou o Facebook Messenger em número de usuários. De acordo com o relatório do Portal Mobile Time, o app é acessado por 89% dos usuários de smartphone. Ou seja, conectar-se com o cliente em uma ferramenta que ele já tem intimidade é mais conveniente e eficaz.

Veja como vender pelo WhatsApp

Dica para aproveitar WhatsApp Business

O aplicativo traz tantas possibilidades para que as pequenas e médias empresas acessem ainda mais clientes, sem arriscar grandes investimentos.

Cuidar de forma tão próxima do que é uma experiência de compra é o maior diferencial desse serviço. Portanto, formalize essa maneira de vender usando um celular que terá o atendimento ao cliente como principal objetivo.

Recursos digitais saem de tela de celular.
WhatsApp Business pode alavancar vendas.

Se você já tem um número vinculado ao WhatsApp, não será possível usufruir de uma versão business simultaneamente. Portanto, a dica é: tenha um celular corporativo. Já falamos sobre isso aqui no Blog Vivo Empresas. Então, clique aqui e confira a matéria.

Enquanto o catálogo de produtos não é liberado no WhatsApp, vale a pena estreitar ainda mais relações com os clientes e desenvolver as melhores estratégias de divulgação dessa nova ferramenta que já é tão aguardada.

O mundo dos negócios não para de se transformar e se manter informado é a maneira mais prática para acompanhar todas essas mudanças. Aliás, o WhatsApp Business é a prova disso. Ele foi lançado em 2018 e já promete revolucionar ainda mais o universo corporativo.

Portanto, agora, só nos basta ficar atentos e esperar por todas essas promessas que Mark Zuckerberg adora cumprir. Ou seja, revolução tecnológica nunca é demais quando está pautada na expansão de novos empreendedores.

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