Saiba como colocar uma boa ideia em prática

Veja aqui o passo a passo de como tirar uma boa ideia do papel e transformá-la em uma boa opção de negócios!

08/11/2019 às 9:00

Neste artigo você verá um passo a passo sobre como colocar uma boa ideia em prática. Ou seja, quais são as etapas necessárias, o que é preciso fazer para organizar todo esse processo e de quais maneiras é possível colher os primeiros resultados.

Você teve uma boa ideia, mas não sabe direito o que fazer com ela. Ou então pensou em um conceito legal para uma empresa, mas não conseguiu tirar nada do papel. Aí, quando menos espera, aparece alguém fazendo – e ganhando dinheiro – com alguma coisa semelhante. Já aconteceu isso na sua vida profissional? Pois bem, em um mercado competitivo não dá para jogar a sua criatividade fora.

Boa ideia: homem segurando um cartaz escrito inovação, so que em inglês
Tirar uma boa ideia do papel exige muita dedicação e pesquisa.

E como fazer para aproveitá-la ao máximo? Colocando as boas ideias em prática! O processo, no entanto, não é simples. Isso porque é preciso agir de modo estruturado para alcançar bons resultados. Assim, a sua boa ideia não corre o risco de falhar. Te mostramos a seguir como tudo isso funciona.

Primeiro passo: tenha consciência do objetivo da sua boa ideia

Você precisa estar ciente de que nem toda boa ideia é, necessariamente, uma oportunidade de negócio. Por isso, antes de dar continuidade, é essencial se questionar se o que você pensou será realmente útil para as pessoas.

E a pergunta para se fazer nesse momento é: você consegue resolver algum problema ou questão do público a partir da sua ideia?

Boa ideia"folha de papel com uma caneta sobre ela e uma xícara de café.
É necessário refletir sobre a ideia e questionar se é uma necessidade.

Segundo passo: veja se a ideia é viável

De nada adianta ter uma boa ideia se você não terá condições de executá-la. Ou seja, é preciso saber se você reúne as condições necessárias, tanto financeiras quanto de mão de obra, para abrir a sua empresa ou tocar aquela ideia.

Caso seja algo que não caiba no seu orçamento, procure parceiros que podem te ajudar nessa empreitada. No entanto, antes de fechar qualquer negócio com eles, converse bastante e estabeleça regras para não se arrepender depois. Tudo deve ser bem explicado e conversado.

Homem escrevendo em uma lousa branca
É essencial refletir e analisar as possibilidades para verificar se a sua ideia é viável.

Resumindo: analise a viabilidade do negócio. Essa verificação inclui também analisar a concorrência. Veja se há muitas empresas que já oferecem aquela solução, de quais maneiras fazem isso e detecte como a sua empresa pode entregar algo melhor.

Isso se chama plano de negócio. Inclusive, você pode ver como fazer nesta matéria que publicamos aqui no blog.

Terceiro passo: faça o planejamento

Nós também já falamos bastante aqui no Blog Vivo Empresas sobre planejamento. Afinal, é muito importante consolidar todas as ideias em um documento depois de verificar a viabilidade do negócio.

O planejamento estratégico mostra como a empresa irá atuar para conseguir se estabelecer e avançar no mercado. Trata-se de uma projeção para o futuro e quais ações são importantes para garantir esse salto.

Boa Ideia: homem olhando para um esquema de planejamento que está na lousa.
Planejar é essencial para garantir a concretização de todos os processos.

Inclusive, mostra todo o caminho que será necessário percorrer para atingir os objetivos definidos. Com todos esses itens levantados, você precisa estipular os profissionais que serão necessários para concretizar as ações e também o custo que cada uma representa. Faça esse estudo junto ao departamento financeiro e trace uma rota. Leia mais sobre o tema aqui.

Quatro passo: execute

Com tudo estruturado, chegou a hora de dar corpo à ideia. E nesse momento é importante levar em conta os fatores abaixo:

  • Tenha organização: mais do que nunca você vai precisar disso. Até porque todos os processos irão começar do zero. Então, é preciso se organizar para criar procedimentos que funcionem. E, como sempre, depois ficar de olho para detectar se há possibilidades de melhoria. Nada é estático em uma empresa.
  • Contrate os profissionais adequados: você deve ter uma equipe competente por perto. Por isso, a área de recursos humanos é uma das mais importantes da empresa. É essencial buscar e contratar colaboradores eficientes, cheios de boas ideias e com vontade de abraçar a empresa assim como você.
Boa ideia: mulher trabalhando em um computador.
Contrate os profissionais adequados e parta para a execução!
  • Tenha coragem e disciplina: um empreendedor não deve ter medo de ousar – ou então de trocar de rota quando for preciso. Por isso, encare qualquer mudança ou obstáculo como um aprendizado. Você irá acumular vários ao longo dos anos – e todos contribuem muito para a sua evolução profissional.
  • Seja um bom líder: você é a figura central da empresa, sobretudo no início. Portanto, ser um bom líder faz toda a diferença. Saiba delegar tarefas, exaltar os colaboradores, ouça a todos e esteja sempre disponível para conversar quando for preciso.
  • Seja flexível: a sua empresa está em constante transformação. Então, tenha em mente que pode haver a necessidade de recalcular a rota no meio do percurso. Isso quer dizer que você deve estar aberto a mudanças em prol de melhorias.

Bônus: saiba mais sobre o tema

E aí, o que achou das dicas? Pronto(a) para tirar a sua boa ideia do papel? Como comentamos aqui, ter organização, determinação e visão de negócio. é essencial. Aliás, recentemente falamos sobre como a tecnologia pode impulsionar a sua empresa. E esse é um tópico muito importante, uma vez processos podem ser otimizados com a adoção da tecnologia no dia a dia da empresa.

Nessa mesma linha, veja aqui uma matéria sobre transformação digital. E finalize esse combo com um artigo sobre cultura de inovação. Quer ainda mais? Então, continue navegando pelo blog para ter acesso a mais conteúdos como esses.

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