Atendimento personalizado: saiba como customizar a experiência do cliente

Como oferecer um atendimento personalizado? Veja aqui o que fazer para oferecer um diferencial aos seus clientes.

04/10/2019 às 9:00

Oferecer um atendimento personalizado, voltado especialmente para determinado cliente, que atenda aos seus gostos, formas de interagir e hábitos de compra. Certamente é uma boa maneira de fidelizar o consumidor e garantir que ele faça uma boa propaganda espontânea a seu favor. Por isso, leia este artigo para saber como é possível oferecer uma experiência personalizada para o seu público.

Você já parou para pensar que há mais mercados menores, focados em produtos específicos por aí? Ou então verificou que aumentou o volume de empresas que oferecem serviços cada vez mais específicos, voltados a um público restrito? Esse movimento de criar opções cada vez mais personalizadas aos clientes é conhecido como “varejo de vizinhança” e promete oferecer um atendimento cada vez mais personalizado.

Atendimento personalizado: pessoas caminhando sobre uma faixa de pedestres.
Atendimento personalizado: conhecer o perfil do público é essencial

Tais negócios são pensados com base no comportamento do cliente. Vamos a um exemplo prático: depois de um estudo da região Oeste de São Paulo, um empresário notou que na parte da manhã era grande a procura por alimentos como pães e café para viagem. Ele pode, então, usar essa informação para criar um negócio que atenda a esse perfil existente. 

Como, por exemplo, um mercado expresso com itens para refeições rápidas, com foco no público que trabalha nas redondezas. Como estão sempre na correria, um atendimento mais simpático, extrovertido, pode quebrar o estresse do dia a dia. Sendo assim, com base em dados coletados, é possível abrir algo voltado para uma demanda já existente.

Ou seja, trata-se de uma comodidade para os clientes. E se um negócio oferecer algo que é efetivamente útil para os consumidores, certamente obterá o sucesso que almeja.

Atendimento personalizado faz a diferença

Além de oferecer exatamente aquilo que o cliente precisa, é importante que o atendimento também ocorra dentro do esperado. Ou seja, de forma cordial, prática e bastante efetiva. Uma boa experiência de compra depende, sobretudo, da maneira como o consumidor é tratado. Sendo assim, um atendimento personalizado eficiente precisa ser próximo do público.

E quando falamos em proximidade isso significa “quebrar o gelo” entre a empresa e o comprador. Procure, por exemplo, abordá-lo com uma linguagem mais calorosa e pessoal. Chame-o pelo nome, pense em ofertas exclusivas, pergunte como foi a experiência depois da compra.

Clientes em um café enquanto analisam seus computadores.
Estabeleça uma relação próxima com o cliente.

Pense bem: o cliente se sentirá muito melhor quando perceber que ele é importante para você e não apenas mais um número. Sendo assim, a experiência personalizada depende de dois fatores essenciais: a praticidade e o relacionamento.

Um bom relacionamento é essencial

As empresas têm apostado em um relacionamento cada vez mais próximo. Note, por exemplo, que as gravações de call centers e serviços do gênero hoje trazem vozes, gírias e até modos de falar bem próximas do dia a dia.

Nos estabelecimentos físicos, sai na frente quem treina os funcionários a atuarem com sorriso no rosto, chamarem os consumidores pelos seus nomes e se preocuparem em oferecer um atendimento eficiente do começo ao fim.

Inclusive, também é essencial escutar a opinião do cliente no período pós-compra. Afinal, ele se sente parte integrante do negócio e você ainda consegue coletar dados que irão garantir a melhoria dos processos.

Dados são fundamentais

É preciso ter dados específicos para suportar a criação desse tipo de negócio. Ou seja, identificar que tipo de necessidades o público escolhido tem, quais são seus hábitos de consumo e de quais maneiras interagem com produtos e serviços semelhantes. Só assim é possível oferecer algo que esteja totalmente de acordo com as necessidades do cliente.

Pessoas sentadas em uma escada conversando.
É importante levantar o perfil do cliente a partir dos seus hábitos.

Um caminho eficiente é procurar empresas que garantem esse tipo de serviço. A Vivo, por exemplo, tem um produto capaz de identificar algumas informações necessárias para quem quer ser assertivo na hora de abrir um negócio.

Trata-se da LUCA, unidade de Biga Data da Telefônica, que atua em diferentes áreas. Com respeito aos dados pessoais do cliente, a tecnologia é capaz de reunir e analisar informações que circulam pela rede móvel da Vivo. São detalhes relacionados ao comportamento, à rotina e muito mais, mas sempre de forma anônima e agrupada, protegendo a privacidade dos clientes.

A plataforma Big Data, então, oferece insumos para que um empresário possa entender, por exemplo, qual é o melhor lugar para um ponto de venda. Também garante que o dono do negócio saiba identificar quais são os perfis de consumidores que circulam perto do seu estabelecimento.

Funções customizadas

Além disso, há várias modalidades de atuação, que são personalizadas de acordo com o tipo de negócio. Veja as possibilidades:

  • LUCA Transit: dá informações sobre hábitos de deslocamento das pessoas. Consegue verificar quais são os horários de pico e, assim, garantir insumos para quem deseja atuar nessa área.
  • LUCA Tourism: fornece insights sobre o comportamento dos turistas, com base em hábitos de compra, destinos de maior procura, sexo, idade, nível financeiro e tempo de permanência nos locais, entre outros.
Entenda o que é Big Data e como usá-la no seu negócio.
Uma das soluções da plataforma LUCA.
  • LUCA Store: estuda o hábito de compra dos consumidores. Ou seja, em quais horários costumam comprar, quais são as preferências, quanto tempo costumam pesquisar antes de finalizar e outros insumos importantes.
  • LUCA Audience: oferece insights valiosos para o cálculo de métricas de audiência de publicidade. Ou seja, a solução entrega análises por volume de usuários, previsão de tendências e segmentação sociodemográfica, entre outras variáveis. 

Gostou das opções? Para saber mais sobre cada uma das plataformas, basta se cadastrar no formulário abaixo. Desta forma, alguém vai entrar em contato com você!

No mais, continue conosco para ter acesso a textos que mostram as tendências de mercado e o que você pode fazer para aprimorar os processos da empresa.

Inclusive, recentemente fizemos uma reportagem sobre como é possível otimizar as vendas usando o WhatsApp. Nessa linha, confira também de quais maneiras você consegue garantir um atendimento mais personalizado e eficiente!

E continue navegando por aqui para ler esses e outros conteúdos que vão ajudar a fazer o seu negócio decolar!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Big dataTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio