5 dicas para tornar seu atendimento mais eficiente

Como está o atendimento da sua empresa? Ele sempre pode melhorar. Então, confira a seguir os 5 passos para torná-lo impecável!

26/11/2018 às 9:00

Para um empresário em busca da excelência em seu negócio, um dos principais desafios é encontrar maneiras de melhorar constantemente o nível de satisfação dos clientes. Para tanto, pesam fatores como qualidade no relacionamento, inovação, estrutura e preço competitivo, por exemplo. No entanto, além disso, existem outros itens que devem ser considerados para que o atendimento ao cliente seja impecável.

Nesse sentido, trazemos uma lista rápida com alguns dos aspectos que precisam ser levados em conta para que o atendimento que sua empresa presta seja de qualidade. Vale lembrar que é o atendimento ao cliente que, quando bem-feito, garante fidelização dos clientes e uma alta conversão de vendas.

Portanto, se você busca novas maneiras de melhorar o seu atendimento ao cliente, continue a leitura! Veja as dicas que trazemos e se prepare para promover a excelência no trato com seus consumidores. Vamos lá!

Veja como fazer um atendimento eficiente.

Como ter um atendimento impecável?

5. Tenha domínio total sobre os produtos e serviços que sua marca oferece

Antes de mais nada, é preciso ter em mente o cenário de crise, somado ao mercado tão competitivo que vivemos. Tais fatores fazem com que a lealdade do cliente seja um item valiosíssimo para uma empresa. Se ele tiver motivos para comprar sempre com você, seu negócio está garantido.

Por isso, é crucial que o seu cliente saiba que a sua empresa é daquelas em que ele pode confiar. E como deixar isso claro? Uma das maneiras mais certeiras é demonstrar que sabe do que está falando. É preciso que, em seu atendimento, você passe total domínio sobre sua marca.

Desse modo, é crucial conhecer muito bem os produtos ou serviços que sua empresa oferece. Saber falar deles com absoluta propriedade passa segurança para o consumidor. Assim, ele não pensará duas vezes antes de fazer negócio. E retornará, sempre que precisar.

Veja como fazer um atendimento eficiente.

Chatbot ajuda você estar onde seu cliente está.

4. Use chats e mensageiros para estar onde seu cliente estiver

Não é segredo para ninguém que a maior parte do tempo que passamos na internet é nas redes sociais e mensageiros. E como está a presença da sua empresa nessas plataformas? Você sabia que é possível usá-las no atendimento ao cliente?

Com o chatbot, por exemplo, você pode ter sua empresa onde os clientes estão. A plataforma funciona dentro de ferramentas de mensagens como WhatsApp, Facebook Messenger, Twitter, Telegram e etc. Desse modo, você entra em contato com os clientes por meio de apps que ele já tem, fazendo parte da sua lista de contatos.

Além disso, o atendimento pelo chatbot acrescenta e muito na agilidade para atender seus clientes. Algo que é valioso para a satisfação do público, diga-se de passagem. Só para se ter uma ideia, segundo a InsideSales.Com, cinco minutos de atraso no atendimento podem diminuir em até 10 vezes as chances de conversão de uma empresa. Se o atraso for de 10 minutos, a chance de conversão diminui em 400%.

Ou seja, não dá para brincar com a rapidez no atendimento. Desse modo, o chatbot vem para prestar um atendimento ágil e eficaz, que atua diretamente onde o cliente está. Quer saber mais sobre como o chatbot pode te ajudar? Então, acesse essa matéria que fizemos sobre o assunto.

3. Considere terceirizar seu call center

Está difícil para a sua empresa dar conta do processo interno de atender o cliente? E você ainda não está pronto para instalar um chatbot? Então, considere terceirizar esse serviço, em prol de ter um atendimento mais profissional e confiável.

A contratação de um call center dedicado é uma das apostas mais seguras para melhorar o padrão de atendimento ao cliente. Com o serviço, é possível um contato diferenciado com o público, mais focado e assertivo.

É uma opção que maximiza a qualidade do atendimento e ainda gera economia. Afinal, sem a necessidade de investir em cursos de treinamento e capacitação nesse sentido para a sua equipe, você gasta menos.

Além disso, quando você terceiriza o seu atendimento, abre a possibilidade de remanejar seus funcionários. Assim, os que antes estavam nessa função podem ser melhor aproveitados em outras atividades.

2. Otimize seu atendimento com uma plataforma unificada

Ter o atendimento ao cliente centralizado em uma única plataforma é ideal para otimizar processos e até mesmo aperfeiçoá-los.Nesse sentido, se a sua empresa busca melhorar o atendimento ao consumidor, pode considerar o CRM como uma opção.

CRM é a abreviação para Customer Relationship Managment. Traduzindo para o português, seria algo como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Se trata de um conjunto de processos e tecnologias que viabilizam o relacionamento das empresas com clientes antigos e possíveis novos consumidores.

Veja como fazer um atendimento eficiente.

A satisfação do seu cliente deve ser um dos seus objetivos.

Assim, o CRM usa um combo de marketing, vendas e atendimento ao cliente para conseguir dados dos consumidores, por vários meios de comunicação. Dentro disso, o sistema armazena essas informações, de modo a ter um “dossiê” do cliente. O que ajuda e muito na excelência do atendimento.

Ou seja, com o CRM sua empresa pode se conectar com seus clientes de uma maneira totalmente nova. É possível construir relacionamentos de lealdade, onde a sua empresa atende o cliente e acerta em cheio ao conhecer suas necessidades e hábitos. Além disso, com a base de dados do CRM é possível antecipar novas oportunidades.

Desse modo, o atendimento da sua empresa estará sempre alinhado com o que seu cliente espera dela. E poderá fazer muito mais.

1. Conheça bem as preferências do seu público

É preciso conhecer o público que consome seus produtos e serviços para poder atendê-lo com perfeição. Isso é fato.

Veja como fazer um atendimento eficiente.

Cliente satisfeito, é cliente feliz.

Para tanto, uma dica essencial é treinar sua equipe (ou contratar serviço terceirizado) para entender as necessidades e preferências dos seus clientes. Se o atendimento é capaz de atuar com habilidade e conhecimento, ele consegue de cara criar empatia com o consumidor e garantir um atendimento muito mais eficaz. Seja para lidar com uma reclamação ou dúvida, seja para finalizar uma venda.

Desse modo, para conquistar qualidade no atendimento e consolidar a relação com o público, é importante conhecer o cliente. Além disso, é fundamental interagir adequadamente, dando um atendimento único e que faça o cliente se sentir reconhecido como uma pessoa e não apenas mais um número. Isso fará toda a diferença na hora da conversão de vendas.

Concluindo…

Vivemos em uma época de desconfiança e crise. Nesse sentido, um atendimento mal feito pode ser a causa de perda de credibilidade, o que acarreta na evasão de clientes e na queda de rendimentos.

Uma saída para evitar esse cenário é investir em qualidade no atendimento ao cliente. Com as dicas apresentadas aqui, você pode garantir que sua empresa saia na frente ao consolidar um atendimento diferenciado, constante e confiável. Desse modo, é possível fidelizar, além de atrair novos consumidores.

E já que o tema é um melhor atendimento, acesse uma matéria que fizemos sobre as principais ferramentas nessa área. E continue com a gente para mais novidades sobre o tema!

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