Ataques cibernéticos: saiba como proteger a sua empresa

À medida que a tecnologia avança, os ataques cibernéticos ficam sofisticados. Manter sua empresa segura contra eles é essencial. Veja como fazer.

22/07/2019 às 9:00

Precisamos falar sobre ataques cibernéticos, já que as ameaças estão em todos os lugares. As aplicações corporativas podem conter diversas falhas em códigos fonte ou no modo como são instaladas. Por isso, é essencial que os usuários e as empresas estejam preparados para evitar, combater e eliminar qualquer tipo de problema do gênero. Daí a importância de conhecer os riscos e tomar atitudes preventivas para garantir a segurança na sua totalidade. E é isso que você confere nos parágrafos a seguir.

Imagine criar um site muito bem planejado, dedicar tempo e dinheiro em um projeto que promete alavancar os seus negócios e, de uma hora para outra, perder tudo isso. No entanto, esse é apenas um dos riscos que os ataques cibernéticos representam para uma empresa. E é exatamente por isso que faz toda diferença proteger os seus dados de pessoas mal-intencionadas.

Homem de capuz acessando um laptop em um fundo coberto por números binários.
Os ataques cibernéticos são uma realidade mundo afora.

Aliás, não é só o site da empresa ou as redes sociais que estão vulneráveis a esse tipo de ataque. Da mesma forma, e-mails, sistemas, arquivos e dados sigilosos podem ser hackeados. O resultado? Toda a estrutura da organização pode ficar comprometida.

Mas o que são ataques cibernéticos? Tratam-se de ações consideradas destrutivas. Para viabilizar, hackers usam diferentes tecnologias para invadir o sistema, modificar e apagar dados e roubar informações. Inclusive, há diferentes formas de conseguir esses objetivos. Portanto, a principal porta de entrada é o envio de links contaminados por diferentes canais.

Como garantir a segurança da sua empresa?

À medida que a tecnologia avança, a sofisticação das invasões segue a mesma proporção. Vivemos atualmente a quinta geração dos ataques cibernéticos. Aliás, tudo começou com os vírus nos anos 1990. Depois, veio a interferência nas redes. Em seguida, a invasão de aplicativos e os roubos de dados. Por fim, as grandes ofensivas globais.

Descubra o que é o certificado SLL e por que é importante ter um

Para combater todas as ameaças, as tecnologias que evitam os temidos ataques também passaram por um processo de evolução. Não é à toa que há soluções muito mais elaboradas, capazes de monitorar todo o fluxo de informações e qualquer tipo de movimentação estranha dentro do sistema.

No entanto, ações mais simples já garantem que a empresa não esteja completamente desprotegida.

Conscientização dos colaboradores

É importante que os funcionários estejam conscientes da importância de se prevenir já que grande parte dos incidentes de segurança começam com erros dos usuários, que têm dificuldade em deixar hábitos inadequados, não estão preparados para identificar golpes ou não seguem a política de segurança da empresa.

Antivírus

Todo plano de segurança da informação se dedica à proteção dos bens digitais e é estruturado em tecnologias, pessoas e processos. Para esse trabalho é fundamental uma variedade de ferramentas altamente capazes de identificar situações de risco.

O antivírus é uma dessas ferramentas – a mais básica -, pois auxilia na proteção contra ameaças já conhecidas, utilizando assinaturas no banco de dados do fabricante, informando que determinado comportamento de um anexo ou aplicação pode indicar um vírus.

Phishing

Porém, se um cibercriminoso estiver tentando encontrar falhas em uma aplicação corporativa, ou no caso de uma tentativa de intrusão através da exploração de credenciais em que o hacker consegue obter usuário e senha através de phishing. Ou seja, o antivírus não protege em nada.

No entanto, essa proteção mais encorpada pode ser realizada por um firewall que protege a entrada na rede, filtros de conteúdo que podem evitar o phishing no primeiro momento, entre outras soluções.

Tela de um computador com dados de criptografia.
Como a tecnologia empregada para invadir os sistemas avança, também é necessário prever soluções atuais.

Mas como apenas um antivírus não é suficiente para proteger uma empresa, é necessário adotar outras medidas que ajudem a prevenir ataques. Inclusive, essa é uma preocupação recorrente de Vivo Empresas: oferecer o que há de mais atual na área de segurança da informação, criando diversas camadas de proteção para o seu negócio.

Se você ficou preocupado com questões referentes a: roubo de credenciais, intercepção no tráfego de informações, notícias de vírus, segurança ao navegar usando redes desconhecidas e está buscando a solução perfeita para solucionar todos esses problemas, é bom entender que ela não existe.

Portanto, a segurança da informação é algo garantido pela combinação de tecnologias, processos e pessoas. Ou seja, um processo contínuo de análise não só dos riscos digitais, mas de como sua empresa funciona.

ataques cibernéticos
A Vivo oferece diversas soluções quando o assunto é a segurança empresarial.

Vivo pode ajudar

No entanto, a Vivo Empresas pode ajudar a deixar a sua empresa o mais protegida possível. Tem um portfólio exclusivo que reúne soluções de prateleira dimensionadas para atender às necessidades das companhias de todos os tamanhos. Além dos projetos especiais com os melhores fabricantes de mercado.

Conheça algumas delas abaixo:

  • O Vivo Segurança Gerenciada gerencia de maneira unificada ameaças digitais, protege contra invasões, controla usuários e inspeciona tráfego para blindar seus ambientes. Além disso, conecta de maneira segura matriz e filiais. Todas as funcionalidades são gerenciadas 24×7 pelo nosso SOC (Security Operation Center). Inclui equipamento, instalação e gestão em pagamentos mensais!
  • O Vivo Filtro Web: protege a navegação de usuários na internet, inspecionando e filtrando o tráfego de informações para impedir o acesso à websites ou aplicações maliciosas. O controle de tráfego é feito com base na política de segurança definida pela empresa e tem domínio sobre usuários, redes, dispositivos e aplicações.
  • Vivo Wi-Fi Seguro: é a evolução do roteador para redes sem fio, que inclui recursos avançados de gestão de usuários e redes. Além da segurança aplicada aos dispositivos conectados a ele. Portanto, o Vivo Wi-Fi Seguro inclui gestão de múltiplas redes sem fio (guest/funcionários), gerenciamento remoto do SOC da Vivo, firewall, controle de aplicações, traffic shaping (controle de banda) e bloqueio de conteúdo em uma oferta simplificada com equipamento incluso.

Entre no site Vivo Empresas e conheça todos os produtos relacionados à segurança

Está esperando o que?

Viu como há várias soluções pensadas para garantir a segurança da empresa em sua totalidade? Afinal, problemas relacionados ao roubo de dados, por exemplo, podem comprometer a imagem e também toda a estrutura do negócio.

Inclusive, fizemos duas matérias recentemente sobre o tema: uma sobre dicas para garantir a segurança online. Além disso, fizemos outra sobre segurança da informação. Essas duas leituras podem te ajudar a escolher quais são os produtos mais adequados. Aliás, continue conosco por aqui para mais conteúdos como este!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
RedeSegurançaWi-Fi
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio