Confira 5 benefícios de utilizar apps de instant messaging

Aplicativos de mensagem instantânea, ou instant messaging, são extremamente úteis para empresas. Entenda como usá-los em benefício da sua marca.

30/11/2018 às 10:35

Interações entre marca e consumidores, antigamente, eram limitadas a experiências ao vivo, por telefone ou correio. Depois, através de e-mail, SMS, chat e redes sociais. Mais recentemente, começou a ganhar força a comunicação tipo instant messaging. Ou seja, aplicativos de trocas de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.

Desse modo, se você tem uma empresa, saiba que, em pouco tempo, este tipo de comunicação vai se tornar essencial.

Um mercado de milhões

Se no final dos anos 90 a troca de mensagens via SMS virou febre, atualmente esta tecnologia está praticamente superada. Em seu lugar, surgiram os aplicativos de instant messaging.

Entenda por que utilizar aplicativos de instant messaging na sua empresa.

Entenda por que utilizar aplicativos de instant messaging pode beneficiar a sua empresa.

Para se ter uma ideia, o WhatsApp tem 1.5 bilhões de usuários ativos por mês. O WeChat (muito popular na Ásia) possui 1 bilhão. Além disso, o SnapChat, em que as mensagens se apagam após serem lidas e é febre entre adolescentes, outros 187 milhões.

Por trás desses números, existem múltiplas oportunidades de negócios – muitas delas ainda em gestação ou distantes de serem inventadas. Confira, a seguir, alguns dos benefícios já existentes para quem utiliza estes aplicativos.

5 benefícios de usar instant messaging

5. Audiência segmentada

A segmentação do público-alvo é uma parte crucial de campanhas de marketing. Ao utilizar aplicativos instant messaging, a empresa pode compartilhar conteúdo com apenas uma pessoa ou um grupo pequeno de pessoas. Desse modo, o WhatsApp, por exemplo, permite criar ilimitados grupos de até 100 pessoas.

4. Comunicação mais pessoal

O surgimento das redes sociais propiciou uma oportunidade única para as empresas se comunicarem com os clientes em uma via mão de dupla. Desse modo, os aplicativos instant messaging levam essa comunicação mais adiante e de forma mais pessoal.

3. Interação personalizada

As pessoas gostam de se comunicar com outras pessoas e, mesmo em uma rede social como o Facebook, as respostas usualmente são padronizadas. Os aplicativos de instant messaging permitem que a empresa solucione problemas rapidamente e de forma única para cada um deles.

2. Maior alcance

A grande vantagem dos aplicativos de instant messaging para empresas é a taxa de entrega de uma mensagem. No Facebook, menos de 5% dos seguidores de uma marca visualizam cada postagem de forma orgânica. No e-mail, segundo uma pesquisa do instituto de pesquisa Litmus, apenas entre 20% e 30% das mensagens de marketing são abertas.

Além disso, em aplicativos como o WhatsApp, quase 100% dos usuários ao menos visualizam todas as mensagens que recebem. A razão para a taxa de engajamento ser maior é que, geralmente quando os usuários recebem estas mensagens, eles optaram previamente por recebê-las. Ou seja, já estão interessados na marca.

1. Maior engajamento

Além disso, como a mensagem pode ser segmentada, personalizada, respondida mais rapidamente e alcança o cliente com mais eficiência, os aplicativos de instant messaging têm um potencial de engajamento quase incomparável.

Desse modo, mensagens enviados através desta tecnologia são abertas e lidas em questões de minutos. Ou seja, a entrega da mensagem e o processo de comunicação entre marca e usuário se torna muito mais eficiente.

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