Como anunciar no Spotify?

Quem quer anunciar precisa trabalhar em parceria com o serviço de streaming. Descubra como aqui.

24/09/2019 às 9:00

O Spotify não possui uma plataforma self-service de anúncios. Por isso, você e/ou marketing da sua empresa deverão trabalhar em parceria com o serviço de streaming. Portanto, neste artigo te mostraremos o passo a passo de como fazer isso.

Ao contrário de redes sociais como Facebook e LinkedIn, o Spotify não possui uma plataforma self-service de anúncios. Isto é, não há possibilidade de um anúncio ser configurado (segmentado) e vinculado de forma independente, sem o envolvimento direto da plataforma. Dessa forma, você e/ou marketing da sua empresa deverão trabalhar em parceria com o serviço de streaming.

Essa parceria será mediada por um(a) colaborador(a) que entra em jogo a partir do momento em que você o aciona pelo formulário da página “Comece a usar”, encontrado do site “Spotify for Brands” – falaremos dele a seguir. Mas, antes disso acontecer, você precisa ter claro o objetivo que deseja alcançar com o anúncio ou campanha.

Imagem de um outdoor do Spotify em uma estação de metrô. No outdoor, a seguinte mensagem "o aplicativo gratuito para quem deseja se apaixonar por alguém que é ruim no amor". Ao lado da mensagem, um print do spotify tocando a música "Bad At Love" (ruim no amor) da cantora Halsey.
É possível anunciar no Spotify. Para isso, confira nossas dicas. Imagem: divulgação.

Qual é o seu objetivo?

Será a primeira pergunta que o Spotify fará a você – “conte-nos sobre os seus objetivos”. A partir da sua resposta, o colaborador construirá a segmentação e um formato ideal de anúncio para que você alcance esse objetivo. Se a sua resposta não for clara, isto é, se você não sabe por qual motivo está anunciando na plataforma, o objetivo corre bastante risco de não ser alcançado.


Veja como utilizar as redes sociais para impulsionar as vendas

Além disso, você precisa conhecer as possibilidades oferecidas pela plataforma. Para tanto, confira a lista que preparamos.

Tipos de anúncios feitos no Spotify

Abaixo você confere os quatro formatos possíveis de anúncios, os modelos de exibição de cada um deles e as plataformas compatíveis, ou seja, que rodarão o anúncio escolhido.

Áudio

Plataformas: Celular, tablet, desktop, web, PlayStation®, Chromecast e algumas TVs conectadas.

Em suma, o anúncio em áudio possui uma única forma de exibição. Por esse motivo, é compatível com quase todas as plataformas que rodam Spotify e, portanto, pode ser considerado o formato mais acessível da lista.

Ele é vinculado entre uma música e outra e é acompanhado de um banner clicável. Isto é, um banner que serve para enviar os usuários para uma URL externa – como o site do seu negócio, por exemplo.

Veja como anunciar no Spotify.
O anúncio em áudio é vinculado entre um música e outra e é acompanhado de um banner clicável.

Vídeo

Ao contrário do áudio, o formato em vídeo possui duas formas de exibição: a sessão patrocinada e o vídeo takeover. Portanto, confira abaixo a diferença entre as duas.

Sessão patrocinada

Plataforma: aplicativo móvel.

Nesta opção, um vídeo conceitual ou promocional do seu negócio aparece entre uma música e outra e, ao assisti-lo, o usuário ganha 30 minutos sem anúncios.

Em outras palavras, você troca um benefício por uma visualização. Aliás, ao final da exibição, um banner clicável aparece. E, nesse local, você pode anunciar seu site ou página de um produto específico.

Inclusive, é importante salientar que a pessoa pode não aceitar a visualização em troca dos 30 minutos. No entanto, no geral, o usuário aceita.

Video takeover

Plataformas: aplicativo móvel e desktop.

O vídeo takeover é quase igual ao sessão patrocinada. No entanto, ele não oferece os 30 minutos de música sem anúncios. O vídeo do seu negócio surge entre um música e outra e, assim como a opção acima, inclui um banner clicável no final.

Display ou Banner

Depois de compreender os formatos áudio e vídeo, chegamos ao display ou banner, que pode ser interativo ou estático. Aliás, dos anúncios vistos acima, esse formato é o que possui mais formas de exibição. Confira abaixo:

Overlay

Plataformas: aplicativo móvel e desktop.

Digamos que o usuário abriu o Spotify, iniciou uma playlist, saiu do aplicativo para responder uma mensagem e voltou. É nesse momento que o banner clicável, contendo as informações sobre o seu negócio aparecerá. Ou seja, quando ele abrir novamente a plataforma.

Homepage takeover

Plataforma: apenas desktop.

Já o banner homepage takeover aparece, por 24h, na página inicial do Spotify. Portanto, ele é clicável e compatível com rich media, (termo publicitário para conteúdo interativo). Ou seja, o que permite que a sua empresa utilize elementos interativos para atrair ainda mais a atenção do usuário.

Leaderboard

Plataformas: desktop e web player.

Por fim, o leaderboard. Neste caso, o display do seu negócio será o único exibido por 30 segundos, mas apenas quando o Spotify for o aplicativo predominante na tela. Em suma, assim como os outros dois, ele também é clicável.

Patrocínio

Sponsored playlist

Plataformas: aplicativo móvel e desktop.

Por fim, o formato patrocínio. Neste caso, você se torna patrocinador de uma playlist, criada pelo Spotify, e que está alinhada ao seu público-alvo. Ou seja, em troca, além de ter um lugar de destaque dentro da playlist, a sua marca possui a chance de interagir com os usuários em cada intervalo comercial.

Veja como anunciar no Spotify.
No patrocínio, o seu negócio se torna patrocinador de uma playlist, criada pelo Spotify, que está alinhada ao seu público-alvo. Imagem: Adweek

Áudio, vídeo, display, patrocínio e voz?

De acordo com o site Marketing Land, o Spotify está investindo em um quinto formato de anúncio, que responde a comandos de voz.

“Quando um anúncio que responde a comandos de voz é veiculado, os ouvintes poderão optar por interagir com ele respondendo ‘reproduzir agora'”, explica a notícia.

Aliás, o novo formato possibilita aos anunciantes uma forma eficaz de envolver seus consumidores quando, por exemplo, eles não estiverem olhando para a tela do app ou sem condições de utilizarem as mãos.

No entanto, assim como o Ad Studio – que exploraremos a seguir -, a novidade só está disponível nos Estados Unidos e ainda em fase de teste.

Veja como anunciar no Spotify.
Spotify está investindo em um formato de anúncio que responde a comandos de voz. Imagem: TechCrunch

Enfim, agora que o objetivo de campanha já está claro e você conhece o formatos de anúncio existentes, hora de entrar em contato com um colaborador(a) do Spotify. Esse primeiro contato será feito pelo site Spotify for Brands (expressão em inglês que significa Spotify para Marcas).

Spotify for Brands

Portanto, Spotify for Brands é a página reservada à anunciantes no site do Spotify que, apesar do nome em inglês, possui versão em português. É lá que você encontrará o formulário para contato, mencionado no início do texto.

Formulário de contato do Spotify for Brands
Formulário de contato do Spotify for Brands.

No entanto, antes de preencher e enviar o formulário, dê uma “voltinha” pelo site. Você encontrará diversas informações, além de insights sobre os principais públicos que utilizam a plataforma, que podem aperfeiçoar a estratégia de marketing da sua empresa.

Após, enviar o formulário enviado, basta esperar o retorno de um representante do Spotify.

Spotify Ad Studio

Logo no início do texto comentamos que o Spotify não possui uma plataforma self-service de anúncios, correto? No entanto, ele possui, mas só funciona nos Estados Unidos. O nome é Spotify Ad Studio e foi criada em setembro de 2017 para que pequenas e médias empresas pudessem anunciar.

Contudo, é uma plataforma que descentraliza apenas a criação e gerenciamento do anúncio em áudio. Portanto, os outros formatos, como vídeo e display, só podem ser realizados por intermédio de um colaborador da Spotify, conforme vimos acima.

GIF do Spotify Ad Studio
Spotify Ad Studio foi criado em setembro de 2017 para que pequenas e médias empresas pudessem anunciar.

Então, achou muito trabalhoso anunciar no Spotify? Você pode optar por outras ferramentas. Aliás, o Vivo Ads, é uma delas. Afinal, é uma solução de marketing digital intuitiva, criada para amplificar o alcance do seu negócio. Além disso, continue no Blog Vivo Empresas para mais notícias sobre tecnologia e negócios.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Redes Sociaisvendas
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio