Descubra como a alta do dólar pode impactar seus negócios

Saber lidar com o câmbio é fundamental na hora de planejar os custos da sua empresa. Entenda como as oscilações do dólar podem impactar o seu negócio.

03/12/2018 às 9:00

Se você tem uma empresa, já deve ter percebido a influência da alta do dólar nos seus negócios. Diante de qualquer insegurança econômica ou política no país temos um reflexo direto no mercado de câmbio.

Veja como a alta do dólar impacta no seu negócio.

A alta do dólar pode mexer com o seu empreendimento!

Não é só o valor das viagens ao exterior que sobe. Com a cotação do dólar nas alturas, o preço dos produtos e de alguns serviços também muda. Portanto, uma das consequências para o empresário, é a interferência nos contratos firmados nesta moeda. Ou seja, de um modo ou de outro, todos são afetados pela supervalorização do dólar.

Desse modo, o que essa alta acarreta no aspecto prático para a sua empresa? Para entender melhor como a supervalorização do dólar pode influenciar no seu planejamento, continue a leitura!

Como funciona a cotação do dólar

Veja como a alta do dólar impacta no seu negócio.

Descubra como funciona a cotação do dólar.

Quanto maior é a oferta pelo dólar, menor é a sua cotação. Ou seja, as oscilações da cotação da moeda americana variam conforme a lei da oferta e da demanda.

Porém, não é apenas o aumento de demanda que influencia no preço do dólar. Outros fatores podem causar essa variação. Um exemplo disso é o “risco-país”, conceito que tenta definir o grau de instabilidade econômica de uma nação. Através dele, é possível ao investidor determinar qual é o perigo de se investir naquele país.

Assim, quanto menor for o “risco-país”, maior é a quantia de investidores estrangeiros. E, como consequência, maior é a quantidade de dólares circulando no mercado daquela nação.

Como fica o cenário com a alta dólar

O panorama é mais crítico para as empresas que importam produtos. Isso porque, com as negociações feitas em moeda americana, os preços sobem muito.

No entanto, para os negócios que trabalham com exportação, o cenário é promissor. A venda para fora do país está facilitada pelo dólar alto. Essa facilidade, no entanto, acaba trazendo uma consequência para o mercado interno, que deixa de comprar os produtos que são exportados.

Veja como a alta do dólar impacta no seu negócio.

Você analisa a cotação do dólar na hora de gerenciar sua empresa?

Assim, é possível que produtos que antes eram fáceis de serem encontrados aqui, fiquem mais caros, pois estão com seus estoques todos focados para exportação.

Além disso, a instabilidade econômica traz algumas outras consequências para o mercado. Uma delas é que, com a crise, empresas e investidores de outros países param de investir por aqui. Isso acarreta em menos oportunidades para as empresas e para a sociedade em geral.

Com o país vivendo essa situação tão delicada, o ideal é se resguardar e tomar medidas que assegurem a saúde financeira do seu empreendimento.

O que fazer para a alta do dólar não prejudicar seu planejamento

Com a desvalorização do Real, é importante buscar alternativas entre os serviços que a empresa contrata para o seu operacional.  Até porque muitos serviços de tecnologia, por exemplo, têm seu preço pré-fixado em dólar, o que pode pesar no planejamento mensal do seu negócio.

Veja como a alta do dólar impacta no seu negócio.

O Vivo Open Cloud oferece servidor de nuvem com fatura em reais.

Desse modo, é interessante optar por soluções que sejam mais seguras diante de um câmbio volátil. Um exemplo disso é o Vivo Open Cloud.

O Vivo Open Cloud é um conjunto de serviços sob demanda com recursos avançados e infraestrutura para sustentar as aplicações dos negócios da sua empresa.

Entre os recursos estão big data, análise de dados, banco de dados como serviço (RDS), NoSQL, desktop virtual, container para Docker e DevOps, ferramenta de migração e integração de aplicações.

O serviço é incrível e o único no país desse porte cuja fatura vem em Reais. Vale lembrar que a maioria das ferramentas que prestam esse tipo de serviço tem preço pré-fixado em dólar.

Além disso, o Vivo Open Cloud já vem com as taxas inclusas no preço final. Isso também acaba sendo um diferencial, uma vez que nos outros provedores de cloud, além da cobrança em dólares (o que é ruim em época de alta da moeda) ainda é preciso adicionar os impostos que não estão inclusos no valor final.

Quer saber mais sobre o Vivo Open Cloud? Clique aqui e leia a matéria que fizemos

Conclusão

A alta do dólar é uma constante no país. Isso significa que, dependendo do ramo da sua empresa, é preciso repensar investimentos, aplicações, e até mesmo ferramentas operacionais. Com o objetivo de economizar ou simplesmente não ultrapassar a projeção de investimentos.  

Desta forma, você pode continuar investindo em tecnologia e inovação e seu empreendimento não fica estagnado mesmo em tempos de crise ou de instabilidade econômica. Para saber sobre tecnologia e economia, continue conosco!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio