Como abrir uma empresa de e-commerce

Confira quais procedimentos são fundamentais para colocar uma loja online no ar.

30/11/2018 às 10:30

Com o mercado de e-commerce crescendo cada vez mais no país, as lojas virtuais passam a ser uma das alternativas preferidas dos novos empreendedores. Mas quais são os procedimentos para colocar uma empresa de e-commerce no mercado?

Novos negócios de e-commerce

Depois de definir o seu plano de negócios, escolher os seus produtos e desenhar suas ações iniciais, você deve ter atenção aos aspectos virtuais da empreitada.

O primeiro passo – e talvez o mais importante – é a escolha da plataforma. Ela será a base da sua loja: tudo que for feito estará apoiado nesta base. É fundamental que ela seja flexível, podendo ser alterada conforme as suas necessidades e as do mercado. Lojas virtuais costumam trocar de plataforma a cada três anos por falta de planejamento. Então, tenha em mente que você precisa pensar a longo prazo.

Como criar um e-commerce.

A escolha da plataforma e o planejamento são itens importantes para a criação de empresas de e-commerce.

Existem três tipos de plataformas: gratuitas, de código fonte aberto e as pagas. As gratuitas são muito limitadas. As de código aberto demandam conhecimentos específicos da área. Já as pagas oferecem as melhores opções de customização. O ideal é que você faça um estudo para saber qual se encaixa melhor para seu negócio.

Depois, você deve escolher a melhor forma de receber pagamentos. Feito isso, é hora de observar outro quesito fundamental do comércio eletrônico: a segurança. Esse fator é importante para você e para o cliente, pois segurança na compra é uma das principais preocupações do consumidor.

Além desses itens, outras questões que também são importantes em lojas físicas devem ser consideradas na loja virtual. Entre elas, estão a preocupação com marketing, logística e legislação vigente.

O pagamento online para as empresas e-commerce

A melhor alternativa para quem quer abrir um e-commerce, quando se fala em pagamento, é um serviço de pagamentos online. São vários os motivos pelo qual esse serviço é o melhor para pequenas e médias empresas. No entanto, o principal deles é a simplificação do processo e a praticidade para ambas as partes.

Com o pagamento digital contratado pela empresa de e-commerce, são várias as opções com as quais o cliente pode contar para efetuar o pagamento. Tais como boleto bancário, cartão de crédito ou transferência bancária. Na América Latina, as duas empresas mais utilizadas são o PayPal e o PayU.

PayPal

É o mais popular serviço de pagamento online no mundo. Para efetuar a negociação, armazena os dados pessoais e bancários do cliente, sem repassá-los ao vendedor. Assim, o consumidor faz o pagamento diretamente para o PayPal, que repassa o valor pago para a loja.

PayU

Outra opção bastante utilizada na América Latina é o PayU, que oferece recursos parecidos com os do PayPal, mas com uma vantagem: concentra todas as vendas em um cadastro único. O que proporciona uma área de atuação maior, já que não há necessidade de arcar com os trâmites burocráticos de cada país.

Dicas para a melhor escolha de pagamento de seu e-commerce

Algumas dicas devem ser levadas em consideração na hora de escolher a melhor empresa de pagamento digital para seu e-commerce. Confira abaixo:

  • Analise as tarifas cobradas e verificar se elas permanecerão com os mesmos valores futuramente;
  • Certifique-se de que há cobertura para o serviço no seu país;
  • Descubra quantas transações o serviço é capaz de executar, a fim de evitar problemas em horários de pico;
  • Faça uma projeção de vendas, para saber se realmente vale a pena optar por esse tipo de serviço.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Internetvendas
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio